Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1217
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | PEREIRA, Aldina Tatiana Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7854103867873533 | pt_BR |
dc.creator | OLIVEIRA, Eliezio Maciel de | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-17T12:56:02Z | - |
dc.date.available | 2025-07-17 | - |
dc.date.available | 2025-07-17T12:56:02Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-18 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Eliezio Maciel de. O ensino de língua inglesa no curso técnico em Edificações do Ifap: pelas lentes da Base Nacional Comum Curricular. 2025. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1217 | - |
dc.description.abstract | In today's globalized context, the English language plays a vital role in social life, significantly influenced by advancements in technology and globalization. Despite ongoing debates within theoretical fields regarding the utility of individuals' linguistic repertoires for business communication in politics, economics, and culture, this study is guided by a central research question: how are the skills and competencies in the English language, as outlined in the National Common Curricular Base (BNCC), integrated into the curriculum of the Buildings course at IFAP? The primary objective is to investigate the incorporation of English language instruction within the technical course curriculum at IFAP, as viewed through the lens of the BNCC. The methodology employed includes exploratory research with a qualitative approach, incorporating case studies and documentary analysis. Bardin’s thematic content analysis has been selected as the analytical technique. The findings suggest that the teaching of English within this globalized framework warrants attention to the guidelines set forth by the National Common Curricular Base, reflecting a deterritorialized nature: English as a lingua franca. | pt_BR |
dc.description.resumo | No contexto globalizado de hoje, a língua inglesa desempenha um papel vital na vida social, significativamente influenciada pelos avanços da tecnologia e da globalização. Apesar dos debates em curso nos campos teóricos sobre a utilidade dos repertórios linguísticos dos indivíduos para a comunicação empresarial e na política, economia e cultura. Este estudo é orientado pela questão de pesquisa: Como as habilidades e competências da Língua Inglesa, previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são contempladas no currículo do curso de Edificações do IFAP? O objetivo geral é investigar o ensino de língua inglesa no currículo do curso técnico em Edificações do IFAP pela perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia empregada inclui pesquisa com abordagem qualitativa, incorporando estudo de caso e análise documental. A análise de conteúdo temática de Bardin foi selecionada como técnica analítica. Os resultados sugerem que o ensino de inglês nesse quadro globalizado merece atenção às diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular, refletindo uma natureza desterritorializada: o inglês como língua franca. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Eliezio Oliveira (eliezio.live.comunicacao@gmail.com) on 2025-07-14T12:29:08Z No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA (2025) o ensino de lingua inglesa.pdf: 2236595 bytes, checksum: 530fb58cab0e13a06eba6d747b87e03f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Eliezio Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas. Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de TCC, disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1. Capa, retirar o nome do campus, pois tem na parte inferior da folha; 2. Epígrafe, o texto deve ser posicionado a 4 cm da margem esquerda para a direita, respeitando o limite de 2 cm da margem direita. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-07-15T18:09:28Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Eliezio Oliveira (eliezio.live.comunicacao@gmail.com) on 2025-07-16T15:56:53Z No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA (2025) ensino lingua inglesa.pdf: 2231148 bytes, checksum: 3f761e61e90f48d9d2fe19960bd02429 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2025-07-17T12:56:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA (2025) ensino lingua inglesa.pdf: 2231148 bytes, checksum: 3f761e61e90f48d9d2fe19960bd02429 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-07-17T12:56:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA (2025) ensino lingua inglesa.pdf: 2231148 bytes, checksum: 3f761e61e90f48d9d2fe19960bd02429 (MD5) Previous issue date: 2025-03-18 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Português/Inglês | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa - ensino | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa - prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Inglês - ensino | pt_BR |
dc.subject | English language - teaching | pt_BR |
dc.subject | English language - teaching practice | pt_BR |
dc.subject | English - teaching | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | O ensino de língua inglesa no curso técnico em edificações do Ifap: pelas lentes da Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.title.alternative | English language teaching in the Ifap Building technical course: through the lens of the National Common Curriculum Base | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OLIVEIRA (2025) ensino lingua inglesa.pdf | 2,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.