Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1182
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A robótica na pedagogia da alternância, integrando o conhecimento tradicional na educação da Amazônia |
Título(s) alternativo(s): | Robotics in the pedagogy of alternation, integrating traditional knowledge in education in the amazon |
Autor(es): | SOUSA, Vilbe Pereira de |
Primeiro Orientador: | NASCIMENTO, Clayton Jordan do |
Resumo: | Este trabalho explora a aplicação da robótica como um meio de integrar tecnologia e saberes tradicionais na educação rural, tomando como referência a Escola Família Agroextrativista do Carvão (EFAC), no Amapá. Com base na Pedagogia da Alternância, a EFAC combina o ensino técnico-científico com os conhecimentos empíricos dos povos amazônicos. A proposta investigada envolve o uso da robótica na automação de sistemas de irrigação na agricultura familiar, promovendo um melhor aproveitamento dos recursos hídricos e incentivando os estudantes a aplicarem a tecnologia na solução de desafios cotidianos. Nesse contexto, foi desenvolvido projeto tecnológico acessível, aliado à elaboração de cartilhas educativas, para facilitar a assimilação dos conceitos e sua aplicação prática. O estudo sugere que a adoção de tecnologias acessíveis pode fortalecer a autonomia das comunidades ribeirinhas, permitindo que os próprios moradores gerenciem soluções tecnológicas voltadas à sustentabilidade. |
Abstract: | This paper explores the application of robotics as a means of integrating technology and traditional knowledge in rural education, taking as a reference the Escola Família Agroextrativista do Carvão (EFAC), in Amapá. Based on the Pedagogy of Alternation, EFAC combines technical-scientific teaching with the empirical knowledge of the Amazonian peoples. The proposal investigated involves the use of robotics in the automation of irrigation systems in family farming, promoting better use of water resources and encouraging students to apply technology to solve everyday challenges. In this context, an accessible technological project was developed, combined with the preparation of educational booklets, to facilitate the assimilation of concepts and their practical application. The study suggests that the adoption of accessible technologies can strengthen the autonomy of riverside communities, allowing residents themselves to manage technological solutions aimed at sustainability. |
Palavras-chave: | Robótica educacional Saberes tradicionais Pedagogia da alternância Educational robotics Traditional knowledge Pedagogy of alternation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Pós-Graduação Informática na Educação |
Citação: | SOUSA, Vilbe Pereira de. A robótica na pedagogia da alternância, integrando o conhecimento tradicional na educação da Amazônia. 2025, 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Informática na Educação) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1182 |
Data do documento: | 28-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SOUSA (2025) - A robótica na pedagogia da alternancia.pdf | 753,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons