Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1182
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Clayton Jordan do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3036927477256524pt_BR
dc.creatorSOUSA, Vilbe Pereira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1001035691179663pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-20T12:59:47Z-
dc.date.available2025-05-20-
dc.date.available2025-05-20T12:59:47Z-
dc.date.issued2025-03-28-
dc.identifier.citationSOUSA, Vilbe Pereira de. A robótica na pedagogia da alternância, integrando o conhecimento tradicional na educação da Amazônia. 2025, 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Informática na Educação) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1182-
dc.description.abstractThis paper explores the application of robotics as a means of integrating technology and traditional knowledge in rural education, taking as a reference the Escola Família Agroextrativista do Carvão (EFAC), in Amapá. Based on the Pedagogy of Alternation, EFAC combines technical-scientific teaching with the empirical knowledge of the Amazonian peoples. The proposal investigated involves the use of robotics in the automation of irrigation systems in family farming, promoting better use of water resources and encouraging students to apply technology to solve everyday challenges. In this context, an accessible technological project was developed, combined with the preparation of educational booklets, to facilitate the assimilation of concepts and their practical application. The study suggests that the adoption of accessible technologies can strengthen the autonomy of riverside communities, allowing residents themselves to manage technological solutions aimed at sustainability.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho explora a aplicação da robótica como um meio de integrar tecnologia e saberes tradicionais na educação rural, tomando como referência a Escola Família Agroextrativista do Carvão (EFAC), no Amapá. Com base na Pedagogia da Alternância, a EFAC combina o ensino técnico-científico com os conhecimentos empíricos dos povos amazônicos. A proposta investigada envolve o uso da robótica na automação de sistemas de irrigação na agricultura familiar, promovendo um melhor aproveitamento dos recursos hídricos e incentivando os estudantes a aplicarem a tecnologia na solução de desafios cotidianos. Nesse contexto, foi desenvolvido projeto tecnológico acessível, aliado à elaboração de cartilhas educativas, para facilitar a assimilação dos conceitos e sua aplicação prática. O estudo sugere que a adoção de tecnologias acessíveis pode fortalecer a autonomia das comunidades ribeirinhas, permitindo que os próprios moradores gerenciem soluções tecnológicas voltadas à sustentabilidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by vilbe sousa (vilbesousa@msn.com) on 2025-05-20T10:19:34Z No. of bitstreams: 1 SOUSA (2025) - A robótica na pedagogia da alternancia.pdf: 771875 bytes, checksum: d55884b9673e965f302b7f5871919e81 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2025-05-20T12:59:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SOUSA (2025) - A robótica na pedagogia da alternancia.pdf: 771875 bytes, checksum: d55884b9673e965f302b7f5871919e81 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-20T12:59:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SOUSA (2025) - A robótica na pedagogia da alternancia.pdf: 771875 bytes, checksum: d55884b9673e965f302b7f5871919e81 (MD5) Previous issue date: 2025-03-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Informática na Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRobótica educacionalpt_BR
dc.subjectSaberes tradicionaispt_BR
dc.subjectPedagogia da alternânciapt_BR
dc.subjectEducational roboticspt_BR
dc.subjectTraditional knowledgept_BR
dc.subjectPedagogy of alternationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleA robótica na pedagogia da alternância, integrando o conhecimento tradicional na educação da Amazôniapt_BR
dc.title.alternativeRobotics in the pedagogy of alternation, integrating traditional knowledge in education in the amazonpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUSA (2025) - A robótica na pedagogia da alternancia.pdf753,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons