Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1179
Tipo: | Artigo Acadêmico |
Título: | Desafios e limitações da gamificação: em ambientes educacionais nas escolas brasileiras |
Autor(es): | ALMEIDA, Lucas Gabriel Pantoja de |
Primeiro Orientador: | NASCIMENTO, Clayton Jordan Espindola |
Resumo: | Este artigo trata da gamificação na educação brasileira, ressaltando seu potencial para tornar o processo de ensino mais dinâmico e atrativo. Utilizando elementos típicos dos jogos, como desafios, recompensas e competição saudável, a gamificação se mostra eficaz no engajamento dos estudantes. A pesquisa foi conduzida por meio de questionários aplicados a alunos e professores, utilizando uma abordagem qualitativa, com base em Zichermann e Cunningham (2011), Fardo (2013) e Marconi e Lakatos (2003). Apesar de desafios estruturais, como a falta de internet e a necessidade de capacitação docente, os resultados foram satisfatórios, apontando aumento na motivação e no interesse dos participantes envolvidos em práticas gamificadas. O estudo reforça a importância de investimentos em inovação educacional para expandir os benefícios da gamificação no ensino. |
Abstract: | This article addresses gamification in Brazilian education, highlighting its potential to make the learning process more dynamic and engaging. Using typical game elements such as challenges, rewards, and healthy competition, gamification has proven effective in promoting student engagement. The research was conducted through questionnaires applied to students and teachers, using a qualitative methodology, based on Zichermann and Cunningham (2011), Fardo (2013), and Marconi and Lakatos (2003). Despite structural challenges, such as lack of internet access and teacher training, the results were satisfactory, showing an increase in motivation and interest among participants involved in gamified practices. The study highlights the importance of investments in educational innovation to expand the benefits of gamification in schools. |
Palavras-chave: | Gamificação Gamification Educação Education Engajamento Engagement |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Pós-Graduação Informática na Educação |
Citação: | ALMEIDA, Lucas Gabriel Pantoja de. Desafios e limitações da gamificação: em ambientes educacionais nas escolas brasileiras. 2025. 10f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1179 |
Data do documento: | 28-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALMEIDA (2025) - Desafios e limitações da gamificação.pdf | 413,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons