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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Clayton Jordan Espindola-
dc.creatorALMEIDA, Lucas Gabriel Pantoja de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7528790427835704pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-16T15:57:33Z-
dc.date.available2025-03-28-
dc.date.available2025-05-16T15:57:33Z-
dc.date.issued2025-03-28-
dc.identifier.citationALMEIDA, Lucas Gabriel Pantoja de. Desafios e limitações da gamificação: em ambientes educacionais nas escolas brasileiras. 2025. 10f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1179-
dc.description.abstractThis article addresses gamification in Brazilian education, highlighting its potential to make the learning process more dynamic and engaging. Using typical game elements such as challenges, rewards, and healthy competition, gamification has proven effective in promoting student engagement. The research was conducted through questionnaires applied to students and teachers, using a qualitative methodology, based on Zichermann and Cunningham (2011), Fardo (2013), and Marconi and Lakatos (2003). Despite structural challenges, such as lack of internet access and teacher training, the results were satisfactory, showing an increase in motivation and interest among participants involved in gamified practices. The study highlights the importance of investments in educational innovation to expand the benefits of gamification in schools.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo trata da gamificação na educação brasileira, ressaltando seu potencial para tornar o processo de ensino mais dinâmico e atrativo. Utilizando elementos típicos dos jogos, como desafios, recompensas e competição saudável, a gamificação se mostra eficaz no engajamento dos estudantes. A pesquisa foi conduzida por meio de questionários aplicados a alunos e professores, utilizando uma abordagem qualitativa, com base em Zichermann e Cunningham (2011), Fardo (2013) e Marconi e Lakatos (2003). Apesar de desafios estruturais, como a falta de internet e a necessidade de capacitação docente, os resultados foram satisfatórios, apontando aumento na motivação e no interesse dos participantes envolvidos em práticas gamificadas. O estudo reforça a importância de investimentos em inovação educacional para expandir os benefícios da gamificação no ensino.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lucas Almeida (almeidalucas406@gmail.com) on 2025-04-10T14:14:33Z No. of bitstreams: 1 ALMEIDA (2025) - Desafios e Limitações da Gamificação.pdf: 428987 bytes, checksum: 77280d767301f2d2e9aa671d62fd9675 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Lucas Gabriel Pantoja de Almeida Para o depósito use o TUTORIAL DE AUTODEPOSITO https://repositorio.ifap.edu.br/jspui/Tutorial_de_autodeposito_do_RIIFAP.pdf 1- colocar o seu nome e o do orientador completo, com sobrenome (apenas o ultimo sobrenome); Para a correção de Formatação de seu artigo utilize o guia disponível no link abaixo. https://repositorio.ifap.edu.br/jspui/Guia_de_Formatacao_de_Trabalhos_Academicos.pdf 1- Veja O GUIA DE FORMATAÇÃO a forma correta de formatação do seu trabalho, a partir da página 58; 2- verificar posição da paginação, fica no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, e 2 cm da borda direita da folha; 3- Referencias - referências de periódicos, destacar somente o nome da revista; - subtítulo não se destaca; - revise uma a umas suas referências, várias com dados incompletos, sem entre as referencias. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o tutorial de autodepósito, pelo Guia e Template. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão de depósito. Após padronizar seu trabalho, faça um novo depósito. on 2025-04-10T17:57:47Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Lucas Almeida (almeidalucas406@gmail.com) on 2025-04-11T08:51:47Z No. of bitstreams: 1 ALMEIDA (2025) - Desafios e Limitações da Gamificação.pdf: 428118 bytes, checksum: 018f0c5176fdf95f468066a01843f199 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Lucas Gabriel Para a correção de autodepósito: 1- Citação, colocar seu nome completo. Para a correção de Formatação de seu Artigo: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de Artigo, disponível nesse mesmo menu. Você ainda pode ver os trabalhos já aceitos na coleção de seu curso, segue orientações: 1- Não precisa colocar a titulação de seu orientador, antecedendo o nome dele, pois no rodapé da primeira folha, vem a descrição; 2- retirar o ponto após o número indicativo da seção: 1. INTRODUÇÃO ; 3- não dá espaçamento entre um parágrafo e outro no texto do trabalho; 4- corrigir formatação de título de figura, e ainda, colocar o mesmo tipo de fonte do texto, corrigir as demais: Figura 1 Ilustração sobre o uso de internet nas escolas. Correto: Figura 1- Ilustração sobre o uso de internet nas escolas 5- destacar seção secundária: 2.1 , 2.2 , 2.3 , 2.4 , 3.1 , 3.2 , 3.3 6- Referencias - referências de periódicos, destacar somente o nome da revista, falta corrigir; - já lhe foi orientado que subtítulo não se destaca, corrija; - retirar símbolos < > dos links, de referências de meio eletrônico; - edição: 4. Ed. , correto: 4.ed. - não destacar essas informações: 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003 ; - não destacar autoria; - referência abaixo, melhor dá entrada pelo nome extenso da sigla, está sem acesso no final, e ainda, veja que sua segunda referência é o mesmo tipo, devem ficar juntas, segue: TIC Educação. ([s.d.]). Cetic.br - Centro Regional para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Recuperado 3 de julho de 2024, de https://cetic.br/pt/pesquisa/educacao/indicadores/. - dê uma atenção melhor as suas referências, revise uma a uma as suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-04-14T12:23:08Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Lucas Almeida (almeidalucas406@gmail.com) on 2025-04-15T13:40:54Z No. of bitstreams: 1 ALMEIDA (2025) - Desafios e Limitações da Gamificação.pdf: 421823 bytes, checksum: eb05dd114f49f220263a7255ec373fe1 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Lucas Gabriel Para a correção de Formatação de seu Artigo: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de Artigo, disponível nesse mesmo menu. Você ainda pode ver os trabalhos já aceitos na coleção de seu curso, segue orientações: 1- Não repita o nome do orientador no rodapé, colocar somente a titulação; 2- Referencias: - referências de periódicos, destacar somente o nome da revista, falta corrigir; - já lhe foi orientado que subtítulo NÃO se destaca, corrija; - dê uma atenção melhor as suas referências, revise uma a uma as suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-04-16T10:49:39Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Lucas Almeida (almeidalucas406@gmail.com) on 2025-04-25T14:36:51Z No. of bitstreams: 1 ALMEIDA (2025) - desafios e limitações da gamificação.pdf: 420195 bytes, checksum: b3abcdbf07e6b2f80f7b8d73a83c7b84 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Lucas Gabriel Para a correção de Formatação de seu Artigo: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de Artigo, disponível nesse mesmo menu. Você ainda pode ver os trabalhos já aceitos na coleção de seu curso, segue orientações: 1- Referencias: - colocar título e subtítulo em caixa baixa, destacar somente o título, segue: FARDO, Marcelo Luis. A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA: ESTUDO DE ELEMENTOS DOS GAMES APLICADOS EM PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. 2013. 104 f. Dissertação… - referência abaixo, você está repetindo o nome da autora no final, onde deve colocar local e editora, corrija, segue: MARKONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa: Planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. Marina de Andrade Marcani, 2008. - referência abaixo, você destacou local e editora, e deve destacar o título, corrija, segue: MURR, Caroline Elisa; FERRARI, Gabriel. Entendendo e aplicando a gamificação: o que é, para que serve, potencialidades e desafios. Florianópolis: Ufsc, 2020. - referência abaixo, você deve destacar o nome da revista, e não o título, pois é um periódico, corrija, segue: OLIVEIRA, João Paulo de. Gamificação e desafios no ensino. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, v. 4, n. 1,… - referência abaixo, você deve retirar aspas do final da referência, verificar o local e editora, caso não localize, colocar: [s. l.]: [s. n.]: 2011. ZICHERMANN, Gabe; CUNNINGHAM, Christopher. Gamification by design: Implementing game mechanics in web and mobile apps. " O'Reilly Media, Inc.", 2011. - dê uma atenção melhor as suas referências, revise uma a uma as suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-04-25T16:37:53Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Lucas Almeida (almeidalucas406@gmail.com) on 2025-05-06T20:18:55Z No. of bitstreams: 1 ALMEIDA (2025) - Desafios e Limitações da Gamificação.pdf: 422934 bytes, checksum: d61024495428fda3280670be666e93b5 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Lucas Gabriel Para a correção de autodepósito: Vocês devem ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: 1- palavras-chave, devem ser redigidas em português e inglês, mínimo de 3 e máximo de 5 cada. Falta pouco para o aceito. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-05-07T13:10:16Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Lucas Almeida (almeidalucas406@gmail.com) on 2025-05-15T19:24:02Z No. of bitstreams: 1 ALMEIDA (2025) - Desafios e Limitações da Gamificação.pdf: 422934 bytes, checksum: d61024495428fda3280670be666e93b5 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-16T15:57:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALMEIDA (2025) - Desafios e Limitações da Gamificação.pdf: 422934 bytes, checksum: d61024495428fda3280670be666e93b5 (MD5) Previous issue date: 2025-03-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Informática na Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEngajamentopt_BR
dc.subjectEngagementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleDesafios e limitações da gamificação: em ambientes educacionais nas escolas brasileiraspt_BR
dc.typeArtigo Acadêmicopt_BR
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