Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1179
metadata.dc.type: Artigo Acadêmico
Title: Desafios e limitações da gamificação: em ambientes educacionais nas escolas brasileiras
metadata.dc.creator: ALMEIDA, Lucas Gabriel Pantoja de
metadata.dc.contributor.advisor1: NASCIMENTO, Clayton Jordan Espindola
metadata.dc.description.resumo: Este artigo trata da gamificação na educação brasileira, ressaltando seu potencial para tornar o processo de ensino mais dinâmico e atrativo. Utilizando elementos típicos dos jogos, como desafios, recompensas e competição saudável, a gamificação se mostra eficaz no engajamento dos estudantes. A pesquisa foi conduzida por meio de questionários aplicados a alunos e professores, utilizando uma abordagem qualitativa, com base em Zichermann e Cunningham (2011), Fardo (2013) e Marconi e Lakatos (2003). Apesar de desafios estruturais, como a falta de internet e a necessidade de capacitação docente, os resultados foram satisfatórios, apontando aumento na motivação e no interesse dos participantes envolvidos em práticas gamificadas. O estudo reforça a importância de investimentos em inovação educacional para expandir os benefícios da gamificação no ensino.
Abstract: This article addresses gamification in Brazilian education, highlighting its potential to make the learning process more dynamic and engaging. Using typical game elements such as challenges, rewards, and healthy competition, gamification has proven effective in promoting student engagement. The research was conducted through questionnaires applied to students and teachers, using a qualitative methodology, based on Zichermann and Cunningham (2011), Fardo (2013), and Marconi and Lakatos (2003). Despite structural challenges, such as lack of internet access and teacher training, the results were satisfactory, showing an increase in motivation and interest among participants involved in gamified practices. The study highlights the importance of investments in educational innovation to expand the benefits of gamification in schools.
Keywords: Gamificação
Gamification
Educação
Education
Engajamento
Engagement
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.initials: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação Informática na Educação
Citation: ALMEIDA, Lucas Gabriel Pantoja de. Desafios e limitações da gamificação: em ambientes educacionais nas escolas brasileiras. 2025. 10f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, 2025.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1179
Issue Date: 28-Mar-2025
Appears in Collections:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALMEIDA (2025) - Desafios e limitações da gamificação.pdf413,02 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons