Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1172
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Uso do Duolingo como recurso complementar de aprendizagem de língua estrangeira
metadata.dc.creator: SANTOS, Taináh Marília Souza dos
metadata.dc.contributor.advisor1: LEITE, Ederson Wilcker Figueiredo
metadata.dc.description.resumo: uso das Tecnologias de Informação e comunicação (TICs) e da internet são particularidades que promovem a motivação e o incentivo no ato de aprender do aluno. A pesquisa parte do questionamento de como o software Duolingo pode contribuir com o vocabulário dos aprendizes. O trabalho objetivou analisar obras bibliográficas que discutiram a aplicabilidade da ferramenta digital estudada como recurso complementar na aprendizagem de línguas estrangeiras (LE), além de compreender a eficiência no processo de ensino. Destacaram-se como principais autores Santana e Abranche (2018), Dos Santos et al. (2023), Sataka (2019), Jiang et al. (2022) e Almeida e Lima (2017) nas abordagens-metodológicas de ensino de LE e da gamificação usada pelo sistema estudado. As análises das referências mostraram que o uso do aplicativo Duolingo, na educação, é uma opção acessível a alunos que fazem o uso das TICs na aprendizagem escolar, além ser um recurso complementar, que estimula a cognição, favorecendo uma aprendizagem da língua estrangeira.
Abstract: e use of Information and Communication Technologies (ICTs) and the internet are particularities that promote students' motivation and encouragement in the learning process. This research is based on the question of how the Duolingo software can contribute to learners' vocabulary development. The study aimed to analyze bibliographic works that discussed the applicability of the digital tool as a complementary resource in foreign language (FL) learning, as well as to understand its efficiency in the teaching process. The main authors highlighted in the methodological approaches to FL teaching and the gamification used by the studied system were Santana and Abranche (2018), Dos Santos et al. (2023), Sataka (2019), Jiang et al. (2022), and Almeida and Lima (2017). The analysis of the references showed that the use of the Duolingo app in education is an accessible option for students who utilize ICTs in their school learning. Additionally, it serves as a complementary resource that stimulates cognition, promoting foreign language learning.
Keywords: Duolingo - software - aprendizagem
Tecnologia na educação
Língua estrangeira - ensino e aprendizagem
Aplicativo - ferramenta digital
Duolingo - software - learning
Technology in education
Foreign language - teaching and learning
App - digital tool
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.initials: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação Informática na Educação
Citation: SANTOS, Taináh Marília Souza dos. Uso do duolingo como recurso complementar de aprendizagem de língua estrangeira. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação em Informática da Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1172
Issue Date: 27-Mar-2025
Appears in Collections:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANTOS (2025) - Uso do duolingo.pdf162,83 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons