Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1172
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | LEITE, Ederson Wilcker Figueiredo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3281668032776122 | pt_BR |
dc.creator | SANTOS, Taináh Marília Souza dos | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/7512287537934469 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-22T20:00:14Z | - |
dc.date.available | 2025-04-22 | - |
dc.date.available | 2025-04-22T20:00:14Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-27 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Taináh Marília Souza dos. Uso do duolingo como recurso complementar de aprendizagem de língua estrangeira. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação em Informática da Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1172 | - |
dc.description.abstract | e use of Information and Communication Technologies (ICTs) and the internet are particularities that promote students' motivation and encouragement in the learning process. This research is based on the question of how the Duolingo software can contribute to learners' vocabulary development. The study aimed to analyze bibliographic works that discussed the applicability of the digital tool as a complementary resource in foreign language (FL) learning, as well as to understand its efficiency in the teaching process. The main authors highlighted in the methodological approaches to FL teaching and the gamification used by the studied system were Santana and Abranche (2018), Dos Santos et al. (2023), Sataka (2019), Jiang et al. (2022), and Almeida and Lima (2017). The analysis of the references showed that the use of the Duolingo app in education is an accessible option for students who utilize ICTs in their school learning. Additionally, it serves as a complementary resource that stimulates cognition, promoting foreign language learning. | pt_BR |
dc.description.resumo | uso das Tecnologias de Informação e comunicação (TICs) e da internet são particularidades que promovem a motivação e o incentivo no ato de aprender do aluno. A pesquisa parte do questionamento de como o software Duolingo pode contribuir com o vocabulário dos aprendizes. O trabalho objetivou analisar obras bibliográficas que discutiram a aplicabilidade da ferramenta digital estudada como recurso complementar na aprendizagem de línguas estrangeiras (LE), além de compreender a eficiência no processo de ensino. Destacaram-se como principais autores Santana e Abranche (2018), Dos Santos et al. (2023), Sataka (2019), Jiang et al. (2022) e Almeida e Lima (2017) nas abordagens-metodológicas de ensino de LE e da gamificação usada pelo sistema estudado. As análises das referências mostraram que o uso do aplicativo Duolingo, na educação, é uma opção acessível a alunos que fazem o uso das TICs na aprendizagem escolar, além ser um recurso complementar, que estimula a cognição, favorecendo uma aprendizagem da língua estrangeira. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Taináh dos Santos (tainah.mss@gmail.com) on 2025-04-18T22:44:58Z No. of bitstreams: 1 SANTOS (2025) - Uso do duolingo.pdf: 166742 bytes, checksum: fbea492b0ca6759c4d86b910bd9f3342 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2025-04-22T20:00:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SANTOS (2025) - Uso do duolingo.pdf: 166742 bytes, checksum: fbea492b0ca6759c4d86b910bd9f3342 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-22T20:00:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SANTOS (2025) - Uso do duolingo.pdf: 166742 bytes, checksum: fbea492b0ca6759c4d86b910bd9f3342 (MD5) Previous issue date: 2025-03-27 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Informática na Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Duolingo - software - aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia na educação | pt_BR |
dc.subject | Língua estrangeira - ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Aplicativo - ferramenta digital | pt_BR |
dc.subject | Duolingo - software - learning | pt_BR |
dc.subject | Technology in education | pt_BR |
dc.subject | Foreign language - teaching and learning | pt_BR |
dc.subject | App - digital tool | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.title | Uso do Duolingo como recurso complementar de aprendizagem de língua estrangeira | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS (2025) - Uso do duolingo.pdf | 162,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons