Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1172
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1LEITE, Ederson Wilcker Figueiredo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3281668032776122pt_BR
dc.creatorSANTOS, Taináh Marília Souza dos-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7512287537934469pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-22T20:00:14Z-
dc.date.available2025-04-22-
dc.date.available2025-04-22T20:00:14Z-
dc.date.issued2025-03-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Taináh Marília Souza dos. Uso do duolingo como recurso complementar de aprendizagem de língua estrangeira. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação em Informática da Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1172-
dc.description.abstracte use of Information and Communication Technologies (ICTs) and the internet are particularities that promote students' motivation and encouragement in the learning process. This research is based on the question of how the Duolingo software can contribute to learners' vocabulary development. The study aimed to analyze bibliographic works that discussed the applicability of the digital tool as a complementary resource in foreign language (FL) learning, as well as to understand its efficiency in the teaching process. The main authors highlighted in the methodological approaches to FL teaching and the gamification used by the studied system were Santana and Abranche (2018), Dos Santos et al. (2023), Sataka (2019), Jiang et al. (2022), and Almeida and Lima (2017). The analysis of the references showed that the use of the Duolingo app in education is an accessible option for students who utilize ICTs in their school learning. Additionally, it serves as a complementary resource that stimulates cognition, promoting foreign language learning.pt_BR
dc.description.resumouso das Tecnologias de Informação e comunicação (TICs) e da internet são particularidades que promovem a motivação e o incentivo no ato de aprender do aluno. A pesquisa parte do questionamento de como o software Duolingo pode contribuir com o vocabulário dos aprendizes. O trabalho objetivou analisar obras bibliográficas que discutiram a aplicabilidade da ferramenta digital estudada como recurso complementar na aprendizagem de línguas estrangeiras (LE), além de compreender a eficiência no processo de ensino. Destacaram-se como principais autores Santana e Abranche (2018), Dos Santos et al. (2023), Sataka (2019), Jiang et al. (2022) e Almeida e Lima (2017) nas abordagens-metodológicas de ensino de LE e da gamificação usada pelo sistema estudado. As análises das referências mostraram que o uso do aplicativo Duolingo, na educação, é uma opção acessível a alunos que fazem o uso das TICs na aprendizagem escolar, além ser um recurso complementar, que estimula a cognição, favorecendo uma aprendizagem da língua estrangeira.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Taináh dos Santos (tainah.mss@gmail.com) on 2025-04-18T22:44:58Z No. of bitstreams: 1 SANTOS (2025) - Uso do duolingo.pdf: 166742 bytes, checksum: fbea492b0ca6759c4d86b910bd9f3342 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2025-04-22T20:00:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SANTOS (2025) - Uso do duolingo.pdf: 166742 bytes, checksum: fbea492b0ca6759c4d86b910bd9f3342 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-22T20:00:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SANTOS (2025) - Uso do duolingo.pdf: 166742 bytes, checksum: fbea492b0ca6759c4d86b910bd9f3342 (MD5) Previous issue date: 2025-03-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Informática na Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDuolingo - software - aprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologia na educaçãopt_BR
dc.subjectLíngua estrangeira - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectAplicativo - ferramenta digitalpt_BR
dc.subjectDuolingo - software - learningpt_BR
dc.subjectTechnology in educationpt_BR
dc.subjectForeign language - teaching and learningpt_BR
dc.subjectApp - digital toolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleUso do Duolingo como recurso complementar de aprendizagem de língua estrangeirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS (2025) - Uso do duolingo.pdf162,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons