Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1171
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Gamificação com a ferramenta Kahoot: uma revisão sistemática da literatura acerca da aplicabilidade no ensino fundamental
Other Titles: Gamification with the Kahoot toll: A systematic literature review on applicability in elementary education
metadata.dc.creator: KOBAYASHI, Teresa Cristina Martins
metadata.dc.contributor.advisor1: LEITE, Ederson Wilcker Figueiredo
metadata.dc.description.resumo: A crescente falta de interesse e motivação dos alunos tem se mostrado uma problemática cada vez maior, principalmente durante a escolaridade do Ensino Fundamental. Como forma de interver esse cenário, passou-se a discutir como as tecnologias da informação e comunicação podem contribuir no cotidiano escolar. Este artigo tem como objetivo analisar o uso da gamificação usando a ferramenta Kahoot pode contribuir com o ensino e aprendizagem dos componentes curriculares do Ensino Fundamental. Para tanto, realizou-se revisão bibliográfica acerca do tema, assim como um estudo exploratório. Destacaram-se como principais autores Almeida et al. (2023), Mesquita e Bueno (2023), Castilho e Haydu (2024) e Melo Neto et al. (2024). Por meio dos resultados, é possível identificar que o uso de ferramentas tecnológicas na educação, em especial, gamificação com o Kahoot, torna o aprendizado mais dinâmico e envolvente, promovendo maior engajamento dos alunos. Além disso, contribui para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e motoras. A ferramenta também possibilita a autoavaliação e uma intervenção pedagógica mais eficaz.
Abstract: The growing lack of student interest and motivation has become an increasingly significant issue, particularly in elementary education. As a way to address this scenario, discussions have emerged on how information and communication technologies can contribute to daily school activities. This article aims to analyze how the use of gamification through the Kahoot tool can enhance the teaching and learning of elementary school subjects. To achieve this, a literature review on the topic was conducted, along with an exploratory study. The main authors highlighted include Almeida et al. (2023), Mesquita and Bueno (2023), Castilho and Haydu (2024), and Melo Neto et al. (2024). The results indicate that using technological tools in education, particularly gamification with Kahoot, makes learning more dynamic and engaging, fostering greater student involvement. Additionally, it contributes to the development of cognitive, social, and motor skills. The tool also enables self-assessment and a more effective pedagogical intervention.
Keywords: Tecnologia na educação - gramificação
Gamificação - Kahoot
Kahoot - ensino e aprendizagem
Technology in education - grammar
Gamification - Kahoot
Kahoot - teaching and learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.initials: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação Informática na Educação
Citation: KOBAYASHI, Teresa Cristina Martins. Gamificação com a ferramenta Kahoot: Uma revisão sistemática da literatura acerca da aplicabilidade no Ensino Fundamental. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação em Informática da Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1171
Issue Date: 27-Mar-2025
Appears in Collections:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KOBAYASHI (2025) - Gamificação com a ferremanta.pdf116,44 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons