Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1169
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O etarismo, a identidade social da mulher madura: narrativas de discentes dos cursos de licenciaturas do Instituto Federal do Amapá- Campus Macapá
Título(s) alternativo(s): Ageism, the social identity of mature women: narratives of undergraduate students at the Instituto Federal do Amapá - Campus Macapá
Autor(es): PEREIRA, Ana Claudia de Miranda Torres
Primeiro Orientador: CUNHA, Suany Rodrigues da
Resumo: Este estudo tem como tema o etarismo, a identidade social da mulher madura. Tem como objetivo geral analisar como o etarismo pode ocorrer no percurso acadêmico da mulher madura e de que forma a identidade social é constituída nos cursos de licenciaturas do Instituto Federal do Amapá IFAP Campus Macapá. Como metodologia optou-se por pesquisa biográfica descritiva exploratória realizada com duas discentes dos cursos de licenciaturas em Letras e Química. Tendo como eixo norteador para a realização de coletas de dados, três perguntas abertas relacionadas à temática da pesquisa, encaminhados por e-mails pessoais combinados previamente com as discentes explicando os objetivos da pesquisa e o sigilo de suas identidades. Os resultados da pesquisa, apontam que se identificou-se em seus relatos que vivenciaram e presenciaram situações estaristas, assim como termos pejorativos relacionados e direcionados a si e a outras colegas mulheres maduras nos seus respectivos cursos de licenciatura. No que diz respeito à identidade social da mulher uma discente relatou que teve que desconstruir sua identidade social para ingressar na instituição de ensino, pois acreditava que o espaço acadêmico não é ideal para mulheres que não concluíram estudo no período regular para a outra discente a identidade social é formada no percurso acadêmico, e que a mulher precisa se libertar da identidade social imposta pela cultura opressora do passado que a impedia de ter identidade social de mulher moderna e empoderada. As acadêmicas confirmaram em seus relatos que há nos cursos de licenciaturas do IFAP, o etarismo e termos pejorativos em desfavor da mulher madura nos cursos de licenciatura. Assim, como alternativa para o combate ao preconceito etário na instituição de ensino, foi proposto adaptação nos currículos dos cursos com literatura que trazem ao debate a temática. Dessa forma conscientizar a comunidade acadêmica e criar ambientes que todos se sintam valorizados e respeitados. Palavras-chave: etarismo; identidade social; mulher madura.
Abstract: This study has as its theme the ethaismo, the social identity of mature women. Its general objective is to analyze how ethaismo can occur in the academic path of mature women and how social identity is constituted in the undergraduate courses of the Federal Institute of Amapá IFAP Campus Macapá. As a methodology, it was opted for exploratory descriptive biographical research conducted with two students of the undergraduate and chemistry undergraduate courses. Having as a guiding axis for data collection, three open questions related to the research theme, referred by personal emails previously combined with students explaining the research objectives and the confidentiality of their identities. The results of the research show that they identified in their reports that they experienced and witnessed stage situations, as well as related and directed pejorative terms and other mature women in their respective undergraduate courses. With regard to women's social identity a student reported that he had to deconstruct his social identity to enter the educational institution because he believed that the academic space is not ideal for women who did not conclude a study in the regular period for the other student social identity It is formed in the academic path, and that women need to break free from the social identity imposed by the oppressive culture of the past that prevented her from having social identity of modern and empowered woman. The academics confirmed in their reports that there are IFAP undergraduate courses, ethaismo and pejorative terms to the detriment of mature women in undergraduate courses. Thus, as an alternative to combat age prejudice in the educational institution, adaptation was proposed in the curricula of the courses with literature that bring the theme to the theme. In this way to make the academic community aware and create environments that everyone feels valued and respected. Keywords: ethaismo; social identity; mature woman.
Palavras-chave: Etarismo
Identidade social
Mulher Madura
Ethaismo
Social identity
Mature woman
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Letras Português/Inglês
Citação: PEREIRA, Ana Claudia de Miranda Torres. O etarismo, a identidade social da mulher madura: narrativas de discentes dos cursos de licenciaturas do Instituto Federal do Amapá - campus Macapá.2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Instituto Federal do Amapá, AP,2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1169
Data do documento: 17-Mar-2025
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEREIRA (2024) O etarismo, a identidade social.pdf552,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.