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http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1169
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | CUNHA, Suany Rodrigues da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://lattes.cnpq.br/3934539441318645 | pt_BR |
dc.creator | PEREIRA, Ana Claudia de Miranda Torres | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-14T15:42:32Z | - |
dc.date.available | 2025-04-14 | - |
dc.date.available | 2025-04-14T15:42:32Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-17 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Ana Claudia de Miranda Torres. O etarismo, a identidade social da mulher madura: narrativas de discentes dos cursos de licenciaturas do Instituto Federal do Amapá - campus Macapá.2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Instituto Federal do Amapá, AP,2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1169 | - |
dc.description.abstract | This study has as its theme the ethaismo, the social identity of mature women. Its general objective is to analyze how ethaismo can occur in the academic path of mature women and how social identity is constituted in the undergraduate courses of the Federal Institute of Amapá IFAP Campus Macapá. As a methodology, it was opted for exploratory descriptive biographical research conducted with two students of the undergraduate and chemistry undergraduate courses. Having as a guiding axis for data collection, three open questions related to the research theme, referred by personal emails previously combined with students explaining the research objectives and the confidentiality of their identities. The results of the research show that they identified in their reports that they experienced and witnessed stage situations, as well as related and directed pejorative terms and other mature women in their respective undergraduate courses. With regard to women's social identity a student reported that he had to deconstruct his social identity to enter the educational institution because he believed that the academic space is not ideal for women who did not conclude a study in the regular period for the other student social identity It is formed in the academic path, and that women need to break free from the social identity imposed by the oppressive culture of the past that prevented her from having social identity of modern and empowered woman. The academics confirmed in their reports that there are IFAP undergraduate courses, ethaismo and pejorative terms to the detriment of mature women in undergraduate courses. Thus, as an alternative to combat age prejudice in the educational institution, adaptation was proposed in the curricula of the courses with literature that bring the theme to the theme. In this way to make the academic community aware and create environments that everyone feels valued and respected. Keywords: ethaismo; social identity; mature woman. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo tem como tema o etarismo, a identidade social da mulher madura. Tem como objetivo geral analisar como o etarismo pode ocorrer no percurso acadêmico da mulher madura e de que forma a identidade social é constituída nos cursos de licenciaturas do Instituto Federal do Amapá IFAP Campus Macapá. Como metodologia optou-se por pesquisa biográfica descritiva exploratória realizada com duas discentes dos cursos de licenciaturas em Letras e Química. Tendo como eixo norteador para a realização de coletas de dados, três perguntas abertas relacionadas à temática da pesquisa, encaminhados por e-mails pessoais combinados previamente com as discentes explicando os objetivos da pesquisa e o sigilo de suas identidades. Os resultados da pesquisa, apontam que se identificou-se em seus relatos que vivenciaram e presenciaram situações estaristas, assim como termos pejorativos relacionados e direcionados a si e a outras colegas mulheres maduras nos seus respectivos cursos de licenciatura. No que diz respeito à identidade social da mulher uma discente relatou que teve que desconstruir sua identidade social para ingressar na instituição de ensino, pois acreditava que o espaço acadêmico não é ideal para mulheres que não concluíram estudo no período regular para a outra discente a identidade social é formada no percurso acadêmico, e que a mulher precisa se libertar da identidade social imposta pela cultura opressora do passado que a impedia de ter identidade social de mulher moderna e empoderada. As acadêmicas confirmaram em seus relatos que há nos cursos de licenciaturas do IFAP, o etarismo e termos pejorativos em desfavor da mulher madura nos cursos de licenciatura. Assim, como alternativa para o combate ao preconceito etário na instituição de ensino, foi proposto adaptação nos currículos dos cursos com literatura que trazem ao debate a temática. Dessa forma conscientizar a comunidade acadêmica e criar ambientes que todos se sintam valorizados e respeitados. Palavras-chave: etarismo; identidade social; mulher madura. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Ana Pereira (anaclaudia68.miranda@gmail.com) on 2025-04-03T21:38:21Z No. of bitstreams: 1 Monografia Ana Cláudia 2024.2.docx.pdf: 554696 bytes, checksum: be9057813d769790168ad941b8d68508 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Ana Claudia Torres Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação do seu TCC. Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: 1- Vc deve utilizar o Tutorial de autodepósito, que mostra o passo a passo para a realização correta do depósito. Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de TCC, disponível nesse mesmo menu. Você ainda pode ver os trabalhos já aceitos na coleção de seu curso, segue orientações: 1- Você deve utilizar o Guia de formatação de TCC, que mostra o passo a passo da estrutura do TCC, e UTILIZE também o Template de TCC, disponível em “Documentos úteis”, para configurar seu trabalho. on 2025-04-04T10:24:35Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Ana Pereira (anaclaudia68.miranda@gmail.com) on 2025-04-09T16:09:17Z No. of bitstreams: 1 TCC.pdf: 416109 bytes, checksum: ae9019fa3d6982a2cee92c828eabf1a4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Ana Claudia Torres Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação do seu TCC. Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: 1- Colocar resumo e Abstract; 2- palavras-chave, devem ser redigidas em português e inglês, mínimo de 3 e máximo de 5 cada; 3- renomear o arquivo PDF, segue ex.: SOBRENOME (2025) - Três primeiras palavras do título PIMENTA (2025) – A integração de tecnologias digitais Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de TCC, disponível nesse mesmo menu. Você ainda pode ver os trabalhos já aceitos na coleção de seu curso, segue orientações: 1- Capa, você inverteu nome do curso com o local, e ainda, não é necessário colocar o local aí, pois já consta no final da folha; 2- capa e folha de rosto, colocar local e ano no limite da parte inferior da folha, a 2cm; 3- sumário, seção 2, o título passou para segunda linha, iniciar a segunda linha logo abaixo da primeira palavra, da primeira linha, para que o número indicativo fique em evidência, e ainda, retirar o ponto após o 4, desta subseção 3.4. ; 4- referências: - quarta referência, separar título de subtítulo por dois pontos, e ainda, não precisa colocar tradução; - sétima referência, faltou destacar o nome do periódico; - referência de documento jurídico, não destacar a lei, destacar o que trata a lei, ver folha 25 do Guia; - a referência abaixo tem como autoria o Ministério da Educação, acrescentar Ministério da Educação, antes de Plano… , segue: BRASIL. Plano Nacional de Educação 2024. Brasília: MEC, 2024. - a referência abaixo, colocar entrada pela entidade por extenso e não pela sigla, segue: IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Estimativas de… - referências abaixo, destacar título, segue: LOPES, L. P. M. (Org.). Discursos de identidades: discurso como… LOPES, L. P. M. Identidade Fragmentadas. Campinas… Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o tutorial de autodepósito, pelo Guia e Template. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão de depósito. Após padronizar seu trabalho, faça um novo depósito. on 2025-04-10T12:05:41Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Ana Pereira (anaclaudia68.miranda@gmail.com) on 2025-04-14T15:24:39Z No. of bitstreams: 1 PEREIRA (2024) O etarismo, a identidade social.pdf: 565619 bytes, checksum: 90d43bcd59576f0dceb490f302facd1e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br) on 2025-04-14T15:42:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PEREIRA (2024) O etarismo, a identidade social.pdf: 565619 bytes, checksum: 90d43bcd59576f0dceb490f302facd1e (MD5) | en |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Português/Inglês | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Etarismo | pt_BR |
dc.subject | Identidade social | pt_BR |
dc.subject | Mulher Madura | pt_BR |
dc.subject | Ethaismo | pt_BR |
dc.subject | Social identity | pt_BR |
dc.subject | Mature woman | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS | pt_BR |
dc.title | O etarismo, a identidade social da mulher madura: narrativas de discentes dos cursos de licenciaturas do Instituto Federal do Amapá- Campus Macapá | pt_BR |
dc.title.alternative | Ageism, the social identity of mature women: narratives of undergraduate students at the Instituto Federal do Amapá - Campus Macapá | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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