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http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1167
metadata.dc.type: | Artigo Acadêmico |
Title: | A integração de tecnologias digitais no ensino do direito: inovação e desafios na formação jurídica |
Other Titles: | The integration of digital technologies in legal education: innovation and challenges in legal training |
metadata.dc.creator: | PIMENTA, Cleverson de Lima |
metadata.dc.contributor.advisor1: | ALCÂNTARA JÚNIOR, Lourival Queiroz |
metadata.dc.description.resumo: | O artigo analisou os impactos das tecnologias digitais no ensino jurídico, com foco na adaptação dos currículos e na formação docente. A pesquisa abordou benefícios e desafios dessas inovações, explorando metodologias como ambientes virtuais, ensino ativo e tecnologias imersivas. A partir da literatura especializada, foram examinadas abordagens pedagógicas adotadas nas instituições de ensino jurídico. Destacou-se a importância da formação contínua dos docentes para adaptar práticas pedagógicas às mudanças tecnológicas, garantindo qualidade educacional e alinhamento com o mercado. Além disso, discutiu-se a necessidade de atualizar os currículos, preparando os alunos para os desafios da era digital. Desta forma, a pesquisa conclui que a implementação efetiva integração das tecnologias exige capacitação docente e reestruturação acadêmica, formando profissionais aptos a atuar no cenário jurídico contemporâneo. Essa transformação é essencial para o avanço do ensino jurídico e a qualificação dos futuros profissionais, garantindo que estejam preparados para as demandas da sociedade digital. |
Abstract: | The article analyzed the impacts of digital technologies on legal education, focusing on curriculum adaptation and teacher training. The research addressed the benefits and challenges of these innovations, exploring methodologies such as virtual environments, active learning, and immersive technologies. Based on specialized literature, pedagogical approaches adopted in legal education institutions were examined. The study highlighted the importance of continuous teacher training to adapt pedagogical practices to technological changes, ensuring educational quality and alignment with the market. Additionally, it discussed the need to update curricula to prepare students for the challenges of the digital era. Thus, the research concludes that the effective integration of technologies requires teacher training and academic restructuring, shaping professionals capable of operating in the contemporary legal landscape. This transformation is essential for advancing legal education and qualifying future professionals, ensuring they are prepared for the demands of the digital society. |
Keywords: | ensino digital tecnologia no direito educação jurídica digital education technology in law legal education |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá |
metadata.dc.publisher.initials: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Pós-Graduação Informática na Educação |
Citation: | PIMENTA, Cleverson de Lima. A integração de tecnologias digitais no ensino do direito: inovação e desafios na formação jurídica. 2025. 11p. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, AP, 2025. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1167 |
Issue Date: | 28-Mar-2025 |
Appears in Collections: | ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação |
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