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http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1167
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | ALCÂNTARA JÚNIOR, Lourival Queiroz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4875211818772605 | pt_BR |
dc.creator | PIMENTA, Cleverson de Lima | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0330018855932559 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-09T16:19:07Z | - |
dc.date.available | 2025-04-09T16:19:07Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-28 | - |
dc.identifier.citation | PIMENTA, Cleverson de Lima. A integração de tecnologias digitais no ensino do direito: inovação e desafios na formação jurídica. 2025. 11p. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, AP, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1167 | - |
dc.description.abstract | The article analyzed the impacts of digital technologies on legal education, focusing on curriculum adaptation and teacher training. The research addressed the benefits and challenges of these innovations, exploring methodologies such as virtual environments, active learning, and immersive technologies. Based on specialized literature, pedagogical approaches adopted in legal education institutions were examined. The study highlighted the importance of continuous teacher training to adapt pedagogical practices to technological changes, ensuring educational quality and alignment with the market. Additionally, it discussed the need to update curricula to prepare students for the challenges of the digital era. Thus, the research concludes that the effective integration of technologies requires teacher training and academic restructuring, shaping professionals capable of operating in the contemporary legal landscape. This transformation is essential for advancing legal education and qualifying future professionals, ensuring they are prepared for the demands of the digital society. | pt_BR |
dc.description.resumo | O artigo analisou os impactos das tecnologias digitais no ensino jurídico, com foco na adaptação dos currículos e na formação docente. A pesquisa abordou benefícios e desafios dessas inovações, explorando metodologias como ambientes virtuais, ensino ativo e tecnologias imersivas. A partir da literatura especializada, foram examinadas abordagens pedagógicas adotadas nas instituições de ensino jurídico. Destacou-se a importância da formação contínua dos docentes para adaptar práticas pedagógicas às mudanças tecnológicas, garantindo qualidade educacional e alinhamento com o mercado. Além disso, discutiu-se a necessidade de atualizar os currículos, preparando os alunos para os desafios da era digital. Desta forma, a pesquisa conclui que a implementação efetiva integração das tecnologias exige capacitação docente e reestruturação acadêmica, formando profissionais aptos a atuar no cenário jurídico contemporâneo. Essa transformação é essencial para o avanço do ensino jurídico e a qualificação dos futuros profissionais, garantindo que estejam preparados para as demandas da sociedade digital. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Cleverson de Lima Pimenta (ip.cleverson@gmail.com) on 2025-04-08T16:41:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) LIMA PIMENTA (2025) - A integração de tecnologias.pdf: 345353 bytes, checksum: 81d5829001f2cf6c93acb213c1d73420 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br), reason: Boa tarde Cleverson, Para a correção de Formatação de seu TCC utilize o guia disponível no link abaixo. https://repositorio.ifap.edu.br/jspui/Guia_de_Formatacao_de_Trabalhos_Academicos.pdf 1- Veja O GUIA DE FORMATAÇÃO a forma correta de formatação do seu trabalho; 2- renomear o arquivo PDF, segue ex.: SOBRENOME (2025) - Três primeiras palavras do título SILVA (2025) - Caracterização dos sedimentos arenosos 3- Referencias: - Corrigir sobrenomes dos autores; - subtítulo não se destaca; - no título apenas a primeira letra deve estar em maiúsculo; - revise uma a umas suas referências, várias com dados incompletos, sem marcação de negrito no título Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o tutorial de autodepósito, pelo Guia e Template. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão de depósito. Após padronizar seu trabalho, faça um novo depósito. on 2025-04-08T17:14:42Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Cleverson de Lima Pimenta (ip.cleverson@gmail.com) on 2025-04-08T19:08:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) LIMA (2025) - A integração de tecnologias.pdf: 344073 bytes, checksum: aab314afc25f6097bba1207948265f03 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde Cleverson, Para a correção de autodepósito: Vocês devem ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: 1- Colocar sobrenome de autor e orientador em caixa alta, orientador fica: ALCÂNTARA JÚNIOR; 2- renomear o arquivo PDF, segue ex.: SOBRENOME (2025) - Três primeiras palavras do título PIMENTA (2025) – A integração de tecnologias digitais Para a correção de Formatação de seu TCC: Vocês devem ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de TCC, disponível nesse mesmo menu. Você ainda pode ver os trabalhos já aceitos na coleção de seu curso, segue orientações: 1- Primeira folha do artigo, conta- se, mas não se numera; 2- verificar margens superior e direta das folhas, devem ser 3cm para superior e esquerda, 2cm para inferior e direita; 3- verificar posição da paginação, fica no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, e 2 cm da borda direita da folha; 4- cada seção e subseção deve ter um texto, quando não tem, é melhor subtrair, pois não se deve deixar sem texto, que é o caso a seguir: 2 REFERENCIAL TEÓRICO 2.1. A evolução do ensino jurídico e a necessidade de inovação 2.1.1 O ensino jurídico tradicional: características e limitações Sugestão: 2 REFERENCIAL TEÓRICO: A evolução do ensino jurídico e a necessidade de inovação 2.1 O ensino jurídico tradicional: características e limitações 5- Referencias: - não se usa a palavra Editora, no final da referência; - quando não se tem local, forma errada: S. L:, forma correta: [S. l.]: - revise uma a uma as suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o tutorial de autodepósito, pelo Guia e Template. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão de depósito. Após padronizar seu trabalho, faça um novo depósito. on 2025-04-09T14:18:50Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Cleverson de Lima Pimenta (ip.cleverson@gmail.com) on 2025-04-09T15:36:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) PIMENTA (2025) - A integração de tecnologias digitais.pdf: 344068 bytes, checksum: d441859fa365e0409ed2f41f173ef570 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br) on 2025-04-09T16:19:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) PIMENTA (2025) - A integração de tecnologias digitais.pdf: 344068 bytes, checksum: d441859fa365e0409ed2f41f173ef570 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-09T16:19:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) PIMENTA (2025) - A integração de tecnologias digitais.pdf: 344068 bytes, checksum: d441859fa365e0409ed2f41f173ef570 (MD5) Previous issue date: 2025-03-28 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Informática na Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | ensino digital | pt_BR |
dc.subject | tecnologia no direito | pt_BR |
dc.subject | educação jurídica | pt_BR |
dc.subject | digital education | pt_BR |
dc.subject | technology in law | pt_BR |
dc.subject | legal education | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A integração de tecnologias digitais no ensino do direito: inovação e desafios na formação jurídica | pt_BR |
dc.title.alternative | The integration of digital technologies in legal education: innovation and challenges in legal training | pt_BR |
dc.type | Artigo Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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