Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1166
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1MESCOUTO, Teresinha Rosa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1525150998754353pt_BR
dc.contributor.advisor-co1UTZIG, Ingrid Lara de Araújo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2757274588727252pt_BR
dc.creatorVILHENA, Jamily Barbosa-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7851755644036148pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-09T13:37:27Z-
dc.date.available2025-04-04-
dc.date.available2025-04-09T13:37:27Z-
dc.date.issued2025-03-18-
dc.identifier.citationVILHENA, Jamily Barbosa. Hiperconto: uma análise discursivo-midiológica da obra "Dia de folga", de Flávio Komatsu. 2025. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Português/Inglês) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1166-
dc.description.abstractThis paper presents a discursive-mediological analysis based on the work Dia de Folga, a hypertale by Flávio Vilela Komatsu. We hypothesize that this work has the potential to promote effects of meaning, caused by the different materialities that constitute works of this nature and, in addition, can promote the practice of hypertextual readings. We established as a general objective to carry out an analysis to identify and present the effects of meaning found through reading paths in the hypertale Dia de Folga. In order to achieve this general objective, 3 specific objectives were outlined: 1 - it consisted of contextualizing the genre Hypertale and other concepts necessary for the analysis; 2 - we established the presentation of a sample of the compositional elements of the work in question; 3 - we designed a discussion about the effects of meaning found during the investigation. To this end, we adopted as a methodology the discursive-media analysis proposed by Debray (2000), which examines the ideologies present in the discourses, promoting the understanding of the social context linked to the medium. In this sense, knowledge concerning French DA (MAINGUENEAU, 2015), essential concepts about hypertextual narratives (SPALDING, 2012) and literature as a humanizing practice (CANDIDO, 1972) were mobilized. Other theoretical contributions that argue about the discursive line (ORLANDI, 2020) and digital literature (SNYDER, 1997; HAYLES, 2003; MURRAY, 2003) supported this research. The first stage of the methodological procedures was to conduct a bibliographical research to provide a theoretical basis for the theme. Next, we present the work Dia de Folga and its trajectories. Next, we analyze trajectories 5, 29 and 55 and then systematize the data. The results indicated that these are essential for understanding the plot, as they activate effects of meaning, which are evidenced through emotions such as sadness and collapse, enabling a different experience for the reader and enhancing reflection on police violence addressed in the work and in Brazilian society.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise discursivo-midiológica a partir da obra Dia de Folga, que é um hiperconto da autoria de Flávio Vilela Komatsu. Admitimos como hipótese que essa obra possui potencial para a promoção de efeitos de sentido, provocados pelas diferentes materialidades constituintes de obras dessa natureza e, além disso, pode promover a prática das leituras hipertextuais. Estabelecemos como objetivo geral realizar uma análise para identificar e apresentar os efeitos de sentido encontrados por meio de percursos de leitura no hiperconto Dia de Folga. Para que esse objetivo geral fosse alcançado, 3 objetivos específicos foram delineados: 1 - consistiu em fazer uma contextualização sobre o gênero Hiperconto e demais conceitos necessários para a análise; 2- estabelecemos a apresentação de uma amostragem dos elementos composicionais da obra em questão; 3- projetamos uma discussão sobre os efeitos de sentido encontrados durante a investigação. Para isso, adotamos como metodologia a análise discursivo-midiológica proposta por Debray (2000), que examina as ideologias presentes nos discursos promovendo a compreensão do contexto social atrelados no mídium. Nesse sentido, foram mobilizados conhecimentos concernentes à AD francesa (MAINGUENEAU, 2015), conceitos essenciais sobre narrativas hipertextuais (SPALDING, 2012) e literatura como prática humanizadora (CANDIDO, 1972). Outros aportes teóricos que argumentam sobre a linha discursiva (ORLANDI, 2020) e literatura digital (SNYDER, 1997; HAYLES, 2003; MURRAY, 2003) embasaram essa pesquisa. A primeira etapa dos procedimentos metodológicos foi a realização de uma pesquisa bibliográfica para embasamento teórico do tema, na sequência, apresentamos a obra Dia de Folga e seus percursos. Na continuidade, analisamos os percursos 5, 29 e 55 e, em seguida, sistematizamos os dados. Os resultados apontaram que estes são essenciais para o entendimento do enredo, pois eles ativam efeitos de sentido, que são evidenciados por meio de emoções como tristeza e alívio, possibilitando uma experiência diferenciada na parte leitora e potencializam a reflexão sobre a violência policial abordada na obra e na sociedade brasileira.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jamily Barbosa Vilhena (jamilyvilhena2020@gmail.com) on 2025-04-04T00:42:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC JAMILY BARBOSA VILHENA.pdf: 3177712 bytes, checksum: 51f6608875fe611d4f2f55e7092c417c (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Jamily Vilhena Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação do seu TCC. Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas. 1- Vc deve utilizar o Tutorial de autodepósito, que mostra o passo a passo para a realização correta do depósito. Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de TCC, disponível nesse mesmo menu. Você ainda pode ver os trabalhos já aceitos na coleção de seu curso. 1- Você deve utilizar o Guia de formatação de TCC, que mostra o passo a passo da estrutura do TCC, e UTILIZE também o Template de TCC, disponível em “Documentos úteis”, para configurar seu trabalho. on 2025-04-04T10:28:32Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Jamily Barbosa Vilhena (jamilyvilhena2020@gmail.com) on 2025-04-04T13:28:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) VILHENA (2025) - Hiperconto uma análise discursivo-midiológica.pdf: 3228828 bytes, checksum: 85125b679f4b19a431776296e24b7c49 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Jamily Vilhena Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de TCC, disponível nesse mesmo menu. Você ainda pode ver os trabalhos já aceitos na coleção de seu curso, segue orientações: 1- Capa e folha de rosto, colocar local e ano no limite da parte inferior da folha, 2cm; 2- o texto deve ser alinhado na margem esquerda e justificado, e ainda retirar espaçamento entre parágrafos e os destaques (negrito); 3- verifique o espaçamento (1,5) que deve ter entre título e texto, a partir de Agradecimentos; 4- Resumo, espaçamento 1,5 entre título e texto, e entre texto e palavras-chave, o mesmo para Abstract; 5- espaçamento 1,5 entre título e texto para as listas também; 6- sumário, o espaçamento é de 1,5 entrelinhas para todo o texto, inclusive os elementos prétextuais, como o sumário, você pode fazer pelo Template; 7- Introdução, é folha 13, pois não se conta a capa; 8- verifique a margem superior de todas as folhas, devem está no limite de 3cm; 9- verifique a posição da paginação, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, e 2 cm da borda direita da folha. 10- não deve ter espaçamento entre parágrafos no corpo do trabalho; 11- referências: - separadas uma das outras por uma linha em branco de espaço simples; - terceira referência, destacar somente o título: A literatura e a formação do homem - essa referência: LITERATURA digital interativa. Contos e Hipercontos…, NÃO destacar em negrito. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-04-04T14:26:16Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Jamily Barbosa Vilhena (jamilyvilhena2020@gmail.com) on 2025-04-05T19:21:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) VILHENA (2025) - Hiperconto uma análise discursivo-midiológica.pdf: 3279382 bytes, checksum: 65262b8e7740a648397d1a3f1d3ecc66 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Jamily Vilhena Para a correção de Formatação de seu TCC: 1- AGRADECIMENTOs, o texto deve ser alinhado na margem esquerda e justificado, e ainda retirar os destaques (negrito); 2- verificar o limite da margem superior da folha 36 e 42, (3cm). Falta pouco, para o aceito. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-04-08T12:13:10Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Jamily Barbosa Vilhena (jamilyvilhena2020@gmail.com) on 2025-04-08T19:50:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) VILHENA (2025) - Hiperconto uma análise discursivo-midiológica.pdf: 3278731 bytes, checksum: 19d4236e788c963314ce9138970ea0eb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2025-04-09T13:37:27Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) VILHENA (2025) - Hiperconto uma análise discursivo-midiológica.pdf: 3278731 bytes, checksum: 19d4236e788c963314ce9138970ea0eb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-09T13:37:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) VILHENA (2025) - Hiperconto uma análise discursivo-midiológica.pdf: 3278731 bytes, checksum: 19d4236e788c963314ce9138970ea0eb (MD5) Previous issue date: 2025-03-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Português/Inglêspt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHipercontopt_BR
dc.subjectLiteratura digitalpt_BR
dc.subjectHypertalept_BR
dc.subjectDigital literaturept_BR
dc.subjectEfeitos de sentidopt_BR
dc.subjectEffects of meaningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleHypertale: a discursive-mediological analysis of the work "Dia de folga", by Flávio Komatsupt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VILHENA (2025) - Hiperconto uma análise discursivo-midiológica.pdf3,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons