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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O perfil do professor de física: micro estudo de contexto de trabalho e formação
Autor(es): SOUSA, Demeson Almeida
Primeiro Orientador: BASTOS, Argemiro Midonês
Resumo: O ensino de Física no Brasil enfrenta desafios estruturais, incluindo a escassez de professores qualificados e a falta de dados detalhados sobre o perfil desses profissionais. Este estudo exploratório investigou as características e os desafios enfrentados pelos professores de Física atuantes em Macapá, Amapá, visando contribuir para a formulação de políticas educacionais mais eficazes. Adotou-se uma abordagem quali-quantitativa, com a aplicação de questionários online a quatro docentes de escolas públicas e privadas da região. Os resultados revelaram um equilíbrio de gênero, com crescente participação feminina no ensino de Física, e indicaram que a maioria dos professores possui licenciatura na área, embora alguns estejam no início da carreira. A formação continuada é amplamente valorizada, refletindo-se na busca por especializações e no uso de metodologias didáticas inovadoras. Contudo, desafios estruturais persistem, como a alta carga horária, a precarização dos vínculos empregatícios e a carência de infraestrutura adequada nas escolas. A instabilidade contratual, comum entre os docentes, compromete o planejamento pedagógico e a qualidade do ensino, enquanto a sobrecarga de trabalho impacta negativamente a saúde dos professores e a efetividade das práticas educacionais. O estudo fornece um panorama inicial sobre o perfil dos professores de Física em Macapá e evidencia a necessidade de investimentos em formação continuada, melhores condições de trabalho e valorização da carreira docente. Os achados reforçam a importância de políticas públicas que promovam a estabilidade e o fortalecimento da educação básica, garantindo um ensino de Física mais qualificado e acessível.
Abstract: Physics teaching in Brazil faces structural challenges, including a shortage of qualified teachers and a lack of comprehensive data on their professional profiles. This exploratory study examines the characteristics and challenges faced by physics teachers in Macapá, Amapá, aiming to inform more effective educational policies. A mixed-methods approach was employed, using online questionnaires administered to four teachers from public and private schools in the region. The findings reveal a gender balance, with an increasing presence of women in physics teaching. Most participants hold a degree in physics, though some are at the beginning of their careers. Continuing education is highly valued, as evidenced by teachers’ pursuit of specializations and the adoption of innovative teaching methodologies. However, structural issues persist, such as excessive workloads, precarious employment conditions, and insufficient school infrastructure. Contractual instability, a common issue among teachers, undermines long-term pedagogical planning and the quality of instruction, while heavy workloads negatively impact teachers' well-being and instructional effectiveness. This study provides an initial overview of the profile of physics teachers in Macapá, highlighting the need for investment in professional development, improved working conditions, and greater recognition of the teaching profession. The findings underscore the importance of public policies that enhance stability and strengthen basic education, ensuring more qualified and accessible physics instruction.
Palavras-chave: Professore de Física - formação
Physics teacher - training
Professore de Física - censo escolar
Physics teacher - school census
Professore de Física - contexto de trabalho
Physics teacher - work context
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Física
Citação: SOUSA, Demeson Almeida. O perfil do professor de física: micro estudo de contexto de trabalho é formação. 2025. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1156
Data do documento: 13-Mar-2025
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