Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1154
metadata.dc.type: Artigo Acadêmico
Title: Potencial das tdics e raciocínio geográfico: uma análise dos estudos científicos no ensino de geografia no Amapá
Other Titles: Potential of icts and geographic reasoning: an analysis of scientific studies in geography teaching in Amapá
metadata.dc.creator: PINHEIRO, Helder Juan Tolosa
metadata.dc.contributor.advisor1: LEITE, Ederson Wilcker Figueiredo
metadata.dc.description.resumo: Este estudo analisou a influência das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no ensino de Geografia no Amapá, com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por meio de uma revisão bibliográfica descritiva e qualitativa, investigaram-se artigos científicos regionais para verificar como abordam o raciocínio geográfico ao empregar TDICs. A análise considerou se essas produções incorporam as especificidades geográficas do estado e os princípios da BNCC. Os resultados indicam que as TDICs contribuem positivamente para o ensino de Geografia, destacando o uso de ferramentas como Scratch, Geo Amapá e gamificação (Minecraft) na promoção do raciocínio geográfico. Palavras-chave: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Ensino de Geografia. Raciocínio Geográfico.
Abstract: This study analyzed the influence of technological advances, especially Information and Communication Technologies (ICTs), on Geography education in Amapá, based on the guidelines of the Common National Curriculum Base (BNCC). Through a descriptive and qualitative literature review, regional scientific articles were examined to assess how they address geographical reasoning when employing ICTs. The analysis considered whether these studies incorporate the state's geographical specificities and the principles established by the BNCC. The findings indicate that ICTs positively contribute to Geography education, highlighting the use of tools such as Scratch, Geo Amapá, and gamification (Minecraft) in fostering geographical reasoning. Keywords: Information and Communication Technologies (ICTs). Geography Education. Geographical Reasoning.
Keywords: Tecnologias digitais da Informação e comunicação (tdics)
Information and communication technologies (icts)
Ensino de geografia
Geography education
Raciocínio geográfico
Geographical reasoning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal do Amapá
metadata.dc.publisher.initials: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação Informática na Educação
Citation: PINHEIRO, Helder Juan Tolosa. Potencial das tdics e raciocínio geográfico: uma análise dos estudos científicos no ensino de geografia no Amapá.2024, 18f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática da Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1154
Issue Date: 9-Feb-2024
Appears in Collections:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PINHEIRO (2024) - Potencial das tdics e raciocínio.pdf235,99 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons