Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1154
metadata.dc.type: | Artigo Acadêmico |
Title: | Potencial das tdics e raciocínio geográfico: uma análise dos estudos científicos no ensino de geografia no Amapá |
Other Titles: | Potential of icts and geographic reasoning: an analysis of scientific studies in geography teaching in Amapá |
metadata.dc.creator: | PINHEIRO, Helder Juan Tolosa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | LEITE, Ederson Wilcker Figueiredo |
metadata.dc.description.resumo: | Este estudo analisou a influência das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no ensino de Geografia no Amapá, com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por meio de uma revisão bibliográfica descritiva e qualitativa, investigaram-se artigos científicos regionais para verificar como abordam o raciocínio geográfico ao empregar TDICs. A análise considerou se essas produções incorporam as especificidades geográficas do estado e os princípios da BNCC. Os resultados indicam que as TDICs contribuem positivamente para o ensino de Geografia, destacando o uso de ferramentas como Scratch, Geo Amapá e gamificação (Minecraft) na promoção do raciocínio geográfico. Palavras-chave: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Ensino de Geografia. Raciocínio Geográfico. |
Abstract: | This study analyzed the influence of technological advances, especially Information and Communication Technologies (ICTs), on Geography education in Amapá, based on the guidelines of the Common National Curriculum Base (BNCC). Through a descriptive and qualitative literature review, regional scientific articles were examined to assess how they address geographical reasoning when employing ICTs. The analysis considered whether these studies incorporate the state's geographical specificities and the principles established by the BNCC. The findings indicate that ICTs positively contribute to Geography education, highlighting the use of tools such as Scratch, Geo Amapá, and gamification (Minecraft) in fostering geographical reasoning. Keywords: Information and Communication Technologies (ICTs). Geography Education. Geographical Reasoning. |
Keywords: | Tecnologias digitais da Informação e comunicação (tdics) Information and communication technologies (icts) Ensino de geografia Geography education Raciocínio geográfico Geographical reasoning |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal do Amapá |
metadata.dc.publisher.initials: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Pós-Graduação Informática na Educação |
Citation: | PINHEIRO, Helder Juan Tolosa. Potencial das tdics e raciocínio geográfico: uma análise dos estudos científicos no ensino de geografia no Amapá.2024, 18f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática da Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1154 |
Issue Date: | 9-Feb-2024 |
Appears in Collections: | ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PINHEIRO (2024) - Potencial das tdics e raciocínio.pdf | 235,99 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License