Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1154
Tipo: Artigo Acadêmico
Título: Potencial das tdics e raciocínio geográfico: uma análise dos estudos científicos no ensino de geografia no Amapá
Título(s) alternativo(s): Potential of icts and geographic reasoning: an analysis of scientific studies in geography teaching in Amapá
Autor(es): PINHEIRO, Helder Juan Tolosa
Primeiro Orientador: LEITE, Ederson Wilcker Figueiredo
Resumo: Este estudo analisou a influência das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no ensino de Geografia no Amapá, com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por meio de uma revisão bibliográfica descritiva e qualitativa, investigaram-se artigos científicos regionais para verificar como abordam o raciocínio geográfico ao empregar TDICs. A análise considerou se essas produções incorporam as especificidades geográficas do estado e os princípios da BNCC. Os resultados indicam que as TDICs contribuem positivamente para o ensino de Geografia, destacando o uso de ferramentas como Scratch, Geo Amapá e gamificação (Minecraft) na promoção do raciocínio geográfico. Palavras-chave: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Ensino de Geografia. Raciocínio Geográfico.
Abstract: This study analyzed the influence of technological advances, especially Information and Communication Technologies (ICTs), on Geography education in Amapá, based on the guidelines of the Common National Curriculum Base (BNCC). Through a descriptive and qualitative literature review, regional scientific articles were examined to assess how they address geographical reasoning when employing ICTs. The analysis considered whether these studies incorporate the state's geographical specificities and the principles established by the BNCC. The findings indicate that ICTs positively contribute to Geography education, highlighting the use of tools such as Scratch, Geo Amapá, and gamification (Minecraft) in fostering geographical reasoning. Keywords: Information and Communication Technologies (ICTs). Geography Education. Geographical Reasoning.
Palavras-chave: Tecnologias digitais da Informação e comunicação (tdics)
Information and communication technologies (icts)
Ensino de geografia
Geography education
Raciocínio geográfico
Geographical reasoning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação Informática na Educação
Citação: PINHEIRO, Helder Juan Tolosa. Potencial das tdics e raciocínio geográfico: uma análise dos estudos científicos no ensino de geografia no Amapá.2024, 18f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática da Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1154
Data do documento: 9-Fev-2024
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PINHEIRO (2024) - Potencial das tdics e raciocínio.pdf235,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons