Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1148
Tipo: | Artigo Acadêmico |
Título: | Experiências do desenvolvimento de um aplicativo gamificado para aprendizagem do público com baixa visão |
Título(s) alternativo(s): | Experiences in developing a gamified application for learning for the visually impaired |
Autor(es): | ROCHA, Elielson Borges da ALMEIDA, Josimary Pereira de NUNES, Thiego Maciel |
Primeiro Orientador: | NUNES, Thiego Maciel |
Resumo: | O presente trabalho propõe o desenvolvimento de um aplicativo educacional voltado para a aprendizagem de conteúdos de educação ambiental utilizando a gamificação, a fim de tornar o ensino mais inclusivo, acessível, engajador e imersivo para estudantes com baixa visão do Ensino Fundamental II. A metodologia fundamentou-se no desenvolvimento de um aplicativo gamificado na Plataforma App Inventor e a análises de dados que contou com a experiência do desenvolvimento do aplicativo Hora do Quiz. Na revisão de literatura utilizamos Freire (1996), Vygotsky (1999), Leal (2013), Silva (2020), Santos (2021), Ramalho e Lima (2023), HandTalk (2023), Lei Nº 13.146, de 6 de Julho de 2015 e a Organização Mundial de Saúde (OMS). Os resultados mostraram que o desenvolvimento deste aplicativo educacional não apenas contribuirá para a inclusão de estudantes com baixa visão, mas também promoverá uma aprendizagem mais significativa e prazerosa. Ao integrar tecnologia e gamificação no processo educativo, foi possível criar um ambiente de aprendizagem mais acessível, motivador e eficaz. Este projeto destaca a importância de continuar explorando novas tecnologias e metodologias para garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, independentemente de suas limitações visuais. |
Abstract: | This work proposes the development of an educational application aimed at learning environmental education content using gamification, in order to make teaching more inclusive, accessible, engaging, and immersive for students with low vision in Elementary School II. The methodology was based on the development of a gamified application on the App Inventor Platform and data analysis that included the experience of developing the Hora do Quiz application. In the literature review, we used Freire (1996), Vygotsky (1999), Leal (2013), Silva (2020), Santos (2021), Ramalho and Lima (2023), HandTalk (2023), Law No. 13,146, of July 6, 2015, and the World Health Organization (WHO). The results showed that the development of this educational application will not only contribute to the inclusion of students with low vision, but will also promote more meaningful and enjoyable learning. By integrating technology and gamification into the educational process, it was possible to create a more accessible, motivating and effective learning environment. This project highlights the importance of continuing to explore new technologies and methodologies to ensure that all students have access to a quality education, regardless of their visual limitations. |
Palavras-chave: | Baixa-Visão Educação Ambiental Gamificação Low Vision Environmental Education Gamification |
CNPq: | Ciências Humanas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Pós-graduação em Informática na Educação |
Citação: | ROCHA, Elielson Borges; ALMEIDA, Josimary Pereira de. Experiências do desenvolvimento de um aplicativo gamificado para aprendizagem do público com baixa visão.Educação, Volume 29 – Edição 141/DEZ 2024, p.1-32. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1148 |
Data do documento: | 20-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROCHA, ALMEIDA (2025) - Experiências do desenvolvimento de um aplicativo.pdf | 840,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons