Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1147
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Práticas pedagógicas: ferramentas para a inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de Língua Portuguesa |
Autor(es): | SOARES, Ana Flávia Nogueira ROCHA, Tayná Marques da |
Primeiro Orientador: | ANJOS, Taiana Furtado dos |
Resumo: | A inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino de Língua Portuguesa exige adaptações pedagógicas que promovam tanto o aprendizado quanto a participação ativa desses alunos. Este estudo investiga estratégias inclusivas para o ensino de Língua Portuguesa, analisando práticas pedagógicas que favorecem a socialização e o desenvolvimento das habilidades linguísticas desses estudantes. A pesquisa, de caráter qualitativo, baseia-se na revisão bibliográfica de autores como Vygotsky, Perrenoud, Possari, Cosson, Bacich e Moran. Os resultados apontam que estratégias baseadas em metodologias ativas, como os círculos de leitura, podem tornar a aprendizagem mais acessível, promovendo a interação e o engajamento no ambiente escolar. O estudo reforça a importância da formação docente voltada à inclusão, destacando que a adaptação curricular deve ser compreendida não apenas como uma obrigação legal, mas como um compromisso ético e social essencial para a democratização do ensino. |
Abstract: | The inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Portuguese language teaching requires pedagogical adaptations that ensure both learning and active participation. This study investigates inclusive strategies for teaching Portuguese by analyzing pedagogical practices that promote socialization and the development of linguistic skills in these students. This qualitative research is based on a literature review of authors such as Vygotsky, Perrenoud, Possari, Cosson, Bacich and Moran. The findings indicate that strategies grounded in active methodologies, such as reading circles, can enhance accessibility to learning while fostering interaction and engagement in the school environment. The study underscores the importance of teacher training focused on inclusion, emphasizing that curricular adaptation should be seen not only as a legal requirement but also as a fundamental ethical and social commitment to democratizing education. |
Palavras-chave: | Inclusão escolar Transtorno do espectro autista Língua Portuguesa - ensino Metodologias ativas School inclusion Autism spectrum disorder Portuguese language - teaching Active methodologies |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Letras Português/Inglês |
Citação: | SOARES, Ana Flávia Nogueira; ROCHA, Tayná Marques da. Práticas Pedagógicas: ferramentas para a inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de Língua Portuguesa. 2025. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português e Inglês) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1147 |
Data do documento: | 13-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SOARES, ROCHA (2025) - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS_ ferramentas.pdf | 986,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons