Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1147
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1ANJOS, Taiana Furtado dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2625386485283891pt_BR
dc.creatorSOARES, Ana Flávia Nogueira-
dc.creatorROCHA, Tayná Marques da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2600752307239864pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7731503153479409pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-28T17:31:45Z-
dc.date.available2025-03-28-
dc.date.available2025-03-28T17:31:45Z-
dc.date.issued2025-03-13-
dc.identifier.citationSOARES, Ana Flávia Nogueira; ROCHA, Tayná Marques da. Práticas Pedagógicas: ferramentas para a inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de Língua Portuguesa. 2025. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português e Inglês) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1147-
dc.description.abstractThe inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Portuguese language teaching requires pedagogical adaptations that ensure both learning and active participation. This study investigates inclusive strategies for teaching Portuguese by analyzing pedagogical practices that promote socialization and the development of linguistic skills in these students. This qualitative research is based on a literature review of authors such as Vygotsky, Perrenoud, Possari, Cosson, Bacich and Moran. The findings indicate that strategies grounded in active methodologies, such as reading circles, can enhance accessibility to learning while fostering interaction and engagement in the school environment. The study underscores the importance of teacher training focused on inclusion, emphasizing that curricular adaptation should be seen not only as a legal requirement but also as a fundamental ethical and social commitment to democratizing education.pt_BR
dc.description.resumoA inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino de Língua Portuguesa exige adaptações pedagógicas que promovam tanto o aprendizado quanto a participação ativa desses alunos. Este estudo investiga estratégias inclusivas para o ensino de Língua Portuguesa, analisando práticas pedagógicas que favorecem a socialização e o desenvolvimento das habilidades linguísticas desses estudantes. A pesquisa, de caráter qualitativo, baseia-se na revisão bibliográfica de autores como Vygotsky, Perrenoud, Possari, Cosson, Bacich e Moran. Os resultados apontam que estratégias baseadas em metodologias ativas, como os círculos de leitura, podem tornar a aprendizagem mais acessível, promovendo a interação e o engajamento no ambiente escolar. O estudo reforça a importância da formação docente voltada à inclusão, destacando que a adaptação curricular deve ser compreendida não apenas como uma obrigação legal, mas como um compromisso ético e social essencial para a democratização do ensino.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by ANA SOARES (anaflvns@gmail.com) on 2025-03-28T11:11:32Z No. of bitstreams: 1 SOARES, ROCHA (2025) - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS_ ferramentas.pdf: 1010507 bytes, checksum: 16c9e7ef5f11b2338aaf6a540d4bc636 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2025-03-28T17:31:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SOARES, ROCHA (2025) - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS_ ferramentas.pdf: 1010507 bytes, checksum: 16c9e7ef5f11b2338aaf6a540d4bc636 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-28T17:31:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SOARES, ROCHA (2025) - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS_ ferramentas.pdf: 1010507 bytes, checksum: 16c9e7ef5f11b2338aaf6a540d4bc636 (MD5) Previous issue date: 2025-03-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Português/Inglêspt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa - ensinopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectAutism spectrum disorderpt_BR
dc.subjectPortuguese language - teachingpt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas: ferramentas para a inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de Língua Portuguesapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOARES, ROCHA (2025) - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS_ ferramentas.pdf986,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons