Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1146
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A utilização de materiais pedagógicos inclusivos no ensino de língua inglesa para alunos com transtorno do espectro autista (TEA) |
Título(s) alternativo(s): | The use of inclusive teaching materials in teaching English to students with autism spectrum disorder (ASD) |
Autor(es): | FERREIRA, Ana Luiza do Vale |
Primeiro Orientador: | ANJOS, Taiana Furtado dos |
Resumo: | A inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino de Língua Inglesa ainda enfrenta desafios, especialmente no que diz respeito à adaptação e efetividade dos materiais pedagógicos. Diante disso, este estudo busca analisar como esses materiais são utilizados no ensino de Língua Inglesa para alunos com TEA, considerando sua adequação às necessidades dos estudantes e as dificuldades enfrentadas pelos professores. A importância dessa pesquisa se dá pela necessidade de compreender melhor as práticas pedagógicas inclusivas, uma vez que a simples presença do aluno com TEA na sala de aula não garante sua aprendizagem. Para embasar a discussão, o estudo se apoia em autores como Maria Teresa Mantoan, Enicéia Gonçalves Mendes, Romeu Sassaki, além de documentos normativos que orientam a educação inclusiva no Brasil. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, baseado em revisão bibliográfica e na aplicação de questionários a professores de Língua Inglesa do Instituto Federal do Amapá. A análise dos dados revelou três aspectos centrais: (i) a disponibilidade e adaptação dos materiais pedagógicos inclusivos, que incluem jogos, vídeos e atividades interativas, mas ainda enfrentam limitações para atender plenamente às necessidades dos alunos; (ii) os desafios para a implementação dessas práticas, como a falta de formação específica e o tempo reduzido para planejamento; e (iii) a percepção dos professores sobre a inclusão, evidenciando a necessidade de maior suporte institucional. Os resultados mostram que, embora os docentes reconheçam a importância dos materiais pedagógicos inclusivos, sua aplicação ainda é impactada por dificuldades estruturais e pedagógicas. Assim, a pesquisa contribui para ampliar o debate sobre inclusão educacional e para compreender melhor o papel dos materiais pedagógicos no ensino de Língua Inglesa para alunos com TEA |
Abstract: | The inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in English language teaching still faces challenges, particularly regarding the adaptation and effectiveness of teaching materials. In light of this, this study aims to analyze how these materials are used in English language instruction for students with ASD, considering their suitability for students' needs and the difficulties faced by teachers. The relevance of this research lies in the need to gain a deeper understanding of inclusive teaching practices, as the mere presence of a student with ASD in the classroom does not guarantee their learning. To support the discussion, this study draws on authors such as Maria Teresa Mantoan, Enicéia Gonçalves Mendes, and Romeu Sassaki, as well as normative documents that guide inclusive education in Brazil. This is a case study with a qualitative approach, based on a bibliographic review and the administration of questionnaires to English language teachers at the Federal Institute of Amapá. Data analysis revealed three key aspects: (i) the availability and adaptation of inclusive teaching materials, which include games, videos, and interactive activities but still face limitations in fully meeting students' needs; (ii) the challenges in implementing these practices, such as the lack of specific training and limited time for planning; and (iii) teachers' perceptions of inclusion, highlighting the need for greater institutional support. The results show that although teachers acknowledge the importance of inclusive teaching materials, their implementation is still hindered by structural and pedagogical challenges. Therefore, this research contributes to broadening the discussion on educational inclusion and enhancing the understanding of the role of teaching materials in English language instruction for students with ASD. |
Palavras-chave: | Língua inglesa - ensino English language - teaching Educação inclusiva Inclusive education Transtorno do Espectro Autista Autism spectrum disorder Materiais pedagógicos Teaching materials. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Letras Português/Inglês |
Citação: | FERREIRA, Ana Luiza do Vale. A utilização de materiais pedagógicos inclusivos no ensino de Língua Inglesa para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2025. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português e Inglês) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Campus Macapá, Macapá, AP, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1146 |
Data do documento: | 13-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FERREIRA (2025) - A Utilização de Materiais Pedagógicos.pdf | 986,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons