Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1146
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1ANJOS, Taiana Furtado dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2625386485283891pt_BR
dc.creatorFERREIRA, Ana Luiza do Vale-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8900420524851709pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-28T17:14:56Z-
dc.date.available2025-03-28-
dc.date.available2025-03-28T17:14:56Z-
dc.date.issued2025-03-13-
dc.identifier.citationFERREIRA, Ana Luiza do Vale. A utilização de materiais pedagógicos inclusivos no ensino de Língua Inglesa para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2025. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português e Inglês) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Campus Macapá, Macapá, AP, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1146-
dc.description.abstractThe inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in English language teaching still faces challenges, particularly regarding the adaptation and effectiveness of teaching materials. In light of this, this study aims to analyze how these materials are used in English language instruction for students with ASD, considering their suitability for students' needs and the difficulties faced by teachers. The relevance of this research lies in the need to gain a deeper understanding of inclusive teaching practices, as the mere presence of a student with ASD in the classroom does not guarantee their learning. To support the discussion, this study draws on authors such as Maria Teresa Mantoan, Enicéia Gonçalves Mendes, and Romeu Sassaki, as well as normative documents that guide inclusive education in Brazil. This is a case study with a qualitative approach, based on a bibliographic review and the administration of questionnaires to English language teachers at the Federal Institute of Amapá. Data analysis revealed three key aspects: (i) the availability and adaptation of inclusive teaching materials, which include games, videos, and interactive activities but still face limitations in fully meeting students' needs; (ii) the challenges in implementing these practices, such as the lack of specific training and limited time for planning; and (iii) teachers' perceptions of inclusion, highlighting the need for greater institutional support. The results show that although teachers acknowledge the importance of inclusive teaching materials, their implementation is still hindered by structural and pedagogical challenges. Therefore, this research contributes to broadening the discussion on educational inclusion and enhancing the understanding of the role of teaching materials in English language instruction for students with ASD.pt_BR
dc.description.resumoA inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino de Língua Inglesa ainda enfrenta desafios, especialmente no que diz respeito à adaptação e efetividade dos materiais pedagógicos. Diante disso, este estudo busca analisar como esses materiais são utilizados no ensino de Língua Inglesa para alunos com TEA, considerando sua adequação às necessidades dos estudantes e as dificuldades enfrentadas pelos professores. A importância dessa pesquisa se dá pela necessidade de compreender melhor as práticas pedagógicas inclusivas, uma vez que a simples presença do aluno com TEA na sala de aula não garante sua aprendizagem. Para embasar a discussão, o estudo se apoia em autores como Maria Teresa Mantoan, Enicéia Gonçalves Mendes, Romeu Sassaki, além de documentos normativos que orientam a educação inclusiva no Brasil. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, baseado em revisão bibliográfica e na aplicação de questionários a professores de Língua Inglesa do Instituto Federal do Amapá. A análise dos dados revelou três aspectos centrais: (i) a disponibilidade e adaptação dos materiais pedagógicos inclusivos, que incluem jogos, vídeos e atividades interativas, mas ainda enfrentam limitações para atender plenamente às necessidades dos alunos; (ii) os desafios para a implementação dessas práticas, como a falta de formação específica e o tempo reduzido para planejamento; e (iii) a percepção dos professores sobre a inclusão, evidenciando a necessidade de maior suporte institucional. Os resultados mostram que, embora os docentes reconheçam a importância dos materiais pedagógicos inclusivos, sua aplicação ainda é impactada por dificuldades estruturais e pedagógicas. Assim, a pesquisa contribui para ampliar o debate sobre inclusão educacional e para compreender melhor o papel dos materiais pedagógicos no ensino de Língua Inglesa para alunos com TEApt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Luiza do Vale Ferreira (anadvf795@gmail.com) on 2025-03-28T16:34:58Z No. of bitstreams: 1 FERREIRA (2025) - A Utilização de Materiais Pedagógicos.pdf: 1010370 bytes, checksum: a94cf0f762a76e92aa529897d73eea9a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2025-03-28T17:14:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FERREIRA (2025) - A Utilização de Materiais Pedagógicos.pdf: 1010370 bytes, checksum: a94cf0f762a76e92aa529897d73eea9a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-28T17:14:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FERREIRA (2025) - A Utilização de Materiais Pedagógicos.pdf: 1010370 bytes, checksum: a94cf0f762a76e92aa529897d73eea9a (MD5) Previous issue date: 2025-03-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Português/Inglêspt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLíngua inglesa - ensinopt_BR
dc.subjectEnglish language - teachingpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectAutism spectrum disorderpt_BR
dc.subjectMateriais pedagógicospt_BR
dc.subjectTeaching materials.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA utilização de materiais pedagógicos inclusivos no ensino de língua inglesa para alunos com transtorno do espectro autista (TEA)pt_BR
dc.title.alternativeThe use of inclusive teaching materials in teaching English to students with autism spectrum disorder (ASD)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERREIRA (2025) - A Utilização de Materiais Pedagógicos.pdf986,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons