Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1138
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A etnomatemática como possibilidade de ensino a partir da diversidade sociocultural da Amazônia amapaense
Autor(es): RAIOL, Enaigile Monik dos Anjos
SOUZA, Ianca da Conceição de
Primeiro Orientador: CUNHA, Suany Rodrigues da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: SILVA, Romaro Antonio
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral analisar como a etnomatemática pode possibilitar o ensino a partir da diversidade sociocultural da Amazônia Amapaense. Para isso, enquanto objetivos específicos buscou identificar os estudos produzidos sobre etnomatemática envolvendo a diversidade sociocultural dos sujeitos nos territórios da agricultura familiar, extrativista, quilombola, ribeirinho e indígena; associar as produções de saberes dos diversos sujeitos nos territórios da agricultura familiar, extrativista, quilombola, ribeirinho e indígena com as possibilidades de serem trabalhos com os conteúdos matemáticos e produzir uma cartilha sobre as possibilidade de ensino da etnomatemática a partir da diversidade sociocultural da Amazônia Amapaense. Enquanto metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada nos seguintes bancos de dados: repositório do Instituto Federal do Amapá, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Google acadêmico. Os resultados apontam para riqueza e diversidade dos conhecimentos culturais presentes em comunidades tradicionais da Amazônia Amapaense, como as práticas do cultivo, colheita e comercialização no território da agricultura familiar, no território extrativista a dinâmica cotidiana dos castanhais e as etapas de produção que envolvem a coleta e o beneficiamento da Castanha do Brasil, em territórios como quilombola, ribeirinho e indígena, saberes são transmitidos e aplicados em atividades como a construção de caixas de marabaixo, nas pinturas corporais e pesca, todo o cenário levou a análises das possibilidades de relacionais tais contexto ao conhecimento matemático. Constando assim, que a etnomatemática pode promover uma educação contextualizada e significativa, que valoriza as práticas culturais dos alunos e fortalece suas identidades, tornando a aprendizagem mais relevante e aplicável ao cotidiano.
Abstract: The general objective of this work is to analyze how ethnomathematics can enable teaching based on the sociocultural diversity of the Amapá Amazon. To this end, the specific objectives were to identify the studies produced on ethnomathematics involving the sociocultural diversity of the subjects in the territories of family farming, extractivism, quilombola, riverine and indigenous peoples; to associate the production of knowledge of the various subjects in the territories of family farming, extractivism, quilombola, riverine and indigenous peoples with the possibilities of working with mathematical content and to produce a booklet on the possibilities of teaching ethnomathematics from the sociocultural diversity of the Amapá Amazon. In terms of methodology, this is a bibliographical survey, carried out in the following databases: the repository of the Federal Institute of Amapá, Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and Google Scholar. The results point to the richness and diversity of cultural knowledge present in traditional communities in the Amapá Amazon, such as cultivation, harvesting and marketing practices in the family farming territory, in the extractive territory the daily dynamics of the Brazil nut groves and the production stages that involve the collection and processing of Brazil nuts, in territories such as quilombola, riverine and indigenous, knowledge is transmitted and applied in activities such as the construction of marabass boxes, in body paintings and fishing, the whole scenario led to analyzes of the possibilities of relating such context to mathematical knowledge. Ethnomathematics can thus promote contextualized and meaningful education that values students' cultural practices and strengthens their identities, making learning more relevant and applicable to everyday life.
Palavras-chave: Diversidade sociocultural
Sociocultural diversity
Amazônia amapaense
Amapá Amazon
Etnomatemática
Ethnomathematics
Saberes tradicionais
Traditional knowledge
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Matemática
Citação: RAIOL, Enaigile Monik dos Anjos; SOUZA, Ianca da Conceição de. A etnomatemática como possibilidade de ensino a partir da diversidade sociocultural da Amazônia Amapaense. 2025. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1138
Data do documento: 11-Fev-2025
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAIOL, SOUZA (2025) - A etnomatemática como possibilidade de ensino.pdf4,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons