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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1CUNHA, Suany Rodrigues da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3934539441318645pt_BR
dc.contributor.advisor-co1SILVA, Romaro Antonio-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1204242293372513pt_BR
dc.creatorRAIOL, Enaigile Monik dos Anjos-
dc.creatorSOUZA, Ianca da Conceição de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9617100924003235pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3813603403891908pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-26T14:59:46Z-
dc.date.available2025-03-13-
dc.date.available2025-03-26T14:59:46Z-
dc.date.issued2025-02-11-
dc.identifier.citationRAIOL, Enaigile Monik dos Anjos; SOUZA, Ianca da Conceição de. A etnomatemática como possibilidade de ensino a partir da diversidade sociocultural da Amazônia Amapaense. 2025. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1138-
dc.description.abstractThe general objective of this work is to analyze how ethnomathematics can enable teaching based on the sociocultural diversity of the Amapá Amazon. To this end, the specific objectives were to identify the studies produced on ethnomathematics involving the sociocultural diversity of the subjects in the territories of family farming, extractivism, quilombola, riverine and indigenous peoples; to associate the production of knowledge of the various subjects in the territories of family farming, extractivism, quilombola, riverine and indigenous peoples with the possibilities of working with mathematical content and to produce a booklet on the possibilities of teaching ethnomathematics from the sociocultural diversity of the Amapá Amazon. In terms of methodology, this is a bibliographical survey, carried out in the following databases: the repository of the Federal Institute of Amapá, Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and Google Scholar. The results point to the richness and diversity of cultural knowledge present in traditional communities in the Amapá Amazon, such as cultivation, harvesting and marketing practices in the family farming territory, in the extractive territory the daily dynamics of the Brazil nut groves and the production stages that involve the collection and processing of Brazil nuts, in territories such as quilombola, riverine and indigenous, knowledge is transmitted and applied in activities such as the construction of marabass boxes, in body paintings and fishing, the whole scenario led to analyzes of the possibilities of relating such context to mathematical knowledge. Ethnomathematics can thus promote contextualized and meaningful education that values students' cultural practices and strengthens their identities, making learning more relevant and applicable to everyday life.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo geral analisar como a etnomatemática pode possibilitar o ensino a partir da diversidade sociocultural da Amazônia Amapaense. Para isso, enquanto objetivos específicos buscou identificar os estudos produzidos sobre etnomatemática envolvendo a diversidade sociocultural dos sujeitos nos territórios da agricultura familiar, extrativista, quilombola, ribeirinho e indígena; associar as produções de saberes dos diversos sujeitos nos territórios da agricultura familiar, extrativista, quilombola, ribeirinho e indígena com as possibilidades de serem trabalhos com os conteúdos matemáticos e produzir uma cartilha sobre as possibilidade de ensino da etnomatemática a partir da diversidade sociocultural da Amazônia Amapaense. Enquanto metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada nos seguintes bancos de dados: repositório do Instituto Federal do Amapá, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Google acadêmico. Os resultados apontam para riqueza e diversidade dos conhecimentos culturais presentes em comunidades tradicionais da Amazônia Amapaense, como as práticas do cultivo, colheita e comercialização no território da agricultura familiar, no território extrativista a dinâmica cotidiana dos castanhais e as etapas de produção que envolvem a coleta e o beneficiamento da Castanha do Brasil, em territórios como quilombola, ribeirinho e indígena, saberes são transmitidos e aplicados em atividades como a construção de caixas de marabaixo, nas pinturas corporais e pesca, todo o cenário levou a análises das possibilidades de relacionais tais contexto ao conhecimento matemático. Constando assim, que a etnomatemática pode promover uma educação contextualizada e significativa, que valoriza as práticas culturais dos alunos e fortalece suas identidades, tornando a aprendizagem mais relevante e aplicável ao cotidiano.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Enaigile Monik dos Anjos Raiol (enaigileraiol@gmail.com) on 2025-03-13T17:05:41Z No. of bitstreams: 1 RAIOL(2025); SOUZA (2025) - A ETNOMATEMÁTICA COMO.pdf: 4156292 bytes, checksum: 29d66e6397fee058e004243dc89e70f6 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Enaigile e Ianca Para correção de formatação do trabalho: Veja O GUIA DE FORMATAÇÃO e TEMPLATE a forma correta de formatar o seu trabalho, segue correções: 1- Ficha catalográfica, retirar: W1, que está aparecendo na folha; 2- não tem entrada de parágrafo no resumo e nem no abstract, e ainda palavras-chave e keywords são separadas por ponto e vírgula; 3- lista de figuras, título com mais de uma linha, colocar a primeira palavra da segunda linha, logo abaixo da primeira palavra, da primeira linha, ver: Figura - 10, Figura - 18, Figura - 27, Figura - 33, e ainda, o título da Figura - 18, colocar em caixa baixa; 4- sumário está fora do padrão, fazer pelo Template; 5- título muito grande (segunda seção), que passa para segunda linha, iniciar a segunda linha logo abaixo da primeira palavra, da primeira linha, para que o número indicativo fique em evidência; 6- verificar a posição da paginação (2cm da margem superior e 2cm margem direita) e verificar margem superior das folhas (3cm); 7- seção principal colocar no início de folha; 8- centralizar título de Referências, pois não possui número indicativo, e ainda: - alinhar referências a esquerda; - quando não tem o local e editora, coloca-se: [S. l.: s. n.]; - ver exemplo de referência de documento jurídico no Guia, folha 25; - referência de periódico, destacar o nome da revista; - tem referência que falta destacar título; - não se usa a palavra Editora nas referências; - retirar caixa alta de um título, de referência de dissertação; - ver como fica referência de capítulo de livro, no Guia; - dê uma atenção melhor as suas referências, revise uma a uma as suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão antes de realizar um novo depósito. on 2025-03-14T11:54:38Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Enaigile Monik dos Anjos Raiol (enaigileraiol@gmail.com) on 2025-03-17T21:05:35Z No. of bitstreams: 1 RAIOL(2025), SOUZA (2025) - A ETNOMATEMÁTICA COMO.pdf: 4159483 bytes, checksum: 488f1bb8c616146a48f45b359e7c5fc4 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Enaigile e Ianca Para correção de formatação do trabalho: Veja O GUIA DE FORMATAÇÃO e TEMPLATE a forma correta de formatar o seu trabalho, segue correções: 1- Verificar desde resumo o espaçamento (1,5) entre título e texto; 2- sumário, continua fora do padrão, fazer pelo Template; 3- seções principais e secundárias, título muito grande, que passa para segunda linha, iniciar a segunda linha logo abaixo da primeira palavra, da primeira linha, para que o número indicativo fique em evidência; 4- verificar a fonte da paginação, tamanhos 10 ou 11 (menor que a do texto); 5- Referências: - capitulo de livro, o que fica em destaque é o segundo título, ver no Guia; - dê uma atenção melhor as suas referências, revise uma a uma as suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Tutorial de autodepósito e o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão. Após as correções, faça um novo depósito. on 2025-03-18T14:55:57Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Enaigile Monik dos Anjos Raiol (enaigileraiol@gmail.com) on 2025-03-19T22:24:41Z No. of bitstreams: 1 RAIOL(2025), SOUZA (2025) - A ETNOMATEMÁTICA COMO.pdf: 4163251 bytes, checksum: 571c328601d0a3d70475f8390431622c (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Enaigile e Ianca Para correção de formatação do trabalho: Veja O GUIA DE FORMATAÇÃO e TEMPLATE a forma correta de formatar o seu trabalho, segue correções: 1- Introdução é folha 12, pois capa não se conta; 2- fonte da figura 33, ficou muito a baixo, o mesmo para figura 38; 3- vejam se tem como tentar colocar duas figuras em uma folha, para uma melhor estética; 4- Referências: - trabalhos de eventos, o título não fica em destaque, somente Anais, ver exemplo no Guia, segunda referência; - não se inicia referência com a sigla da Instituição, deve-se colocar por extenso; - dê uma atenção melhor as suas referências, revise uma a uma as suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Tutorial de autodepósito e o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão. Após as correções, faça um novo depósito. on 2025-03-21T14:36:01Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Enaigile Monik dos Anjos Raiol (enaigileraiol@gmail.com) on 2025-03-21T19:49:27Z No. of bitstreams: 1 RAIOL(2025), SOUZA (2025) - A ETNOMATEMÁTICA COMO.pdf: 4124181 bytes, checksum: d9c0e2c0e5b9b0c28ec311161120c986 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Enaigile e Ianca Para a correção de autodepósito: 1- Como conseguiram colocar duas figuras por folha, reduzindo o número de folhas, corrigir número de folhas na citação. Para correção de formatação do trabalho: Veja O GUIA DE FORMATAÇÃO e TEMPLATE a forma correta de formatar o seu trabalho, segue correções: 1- Capa e folha de rosto, corrigir margem inferior fica a 2cm; 2- dá espaçamento entre texto e subseção 4.2; 3- fonte da figura 10, 33, ficou muito a baixo; 4- referências: - dá espaçamento entre essas referências, segue: D'AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: Da Teoria à Prática. 17.ed. Campinas: Papirus, 2009. D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. - aqui o que fica em destaque é o título do capítulo, segue: FRISON, L. M. B.; SCHWARTZ, S. Aprendizagem auto-regulada e autonomia: articulações com o conceito de erro construtivo. In: ABRAHÃO, M. H. M. B. (Org.). Professores e alunos: aprendizagens significativas em comunidades de prática educativa. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2008. p. 355-382 - dê uma atenção melhor as suas referências, revise uma a uma as suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Tutorial de autodepósito e o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão. Após as correções, façam um novo depósito. on 2025-03-24T12:29:52Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Enaigile Monik dos Anjos Raiol (enaigileraiol@gmail.com) on 2025-03-24T13:59:07Z No. of bitstreams: 1 RAIOL(2025), SOUZA (2025) - A ETNOMATEMÁTICA COMO.pdf: 4124321 bytes, checksum: 9cb414a1bc50470f33edc2bda38fdddb (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Enaigile e Ianca Para a correção de Formatação de seu TCC utilize o guia disponível no link abaixo. https://repositorio.ifap.edu.br/jspui/Guia_de_Formatacao_de_Trabalhos_Academicos.pdf 1- Veja O GUIA DE FORMATAÇÃO a forma correta de formatação do seu trabalho; 2- A contracapa está fora do Template, veja no guia a estrutura (CONFORME GUIA); 3- A ficha catalográfica – deve ser menor e na parte inferior da página (VER NO GUIA O TAMANHO E A POSIÇÃO CORRETA); 4- Quadros - veja no Guia a formatação das legendas dos títulos de gráficos e tabelas. Elas devem ter o tamanho de fonte menor que a do texto. 5- Referencias: - veja que o subtítulo é escrito todo em minúsculo; - revise uma a umas suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o tutorial de autodepósito, pelo Guia e Template. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão de depósito. Após padronizar seu trabalho, faça um novo depósito. on 2025-03-24T16:39:43Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Enaigile Monik dos Anjos Raiol (enaigileraiol@gmail.com) on 2025-03-25T01:07:53Z No. of bitstreams: 1 RAIOL(2025), SOUZA (2025) - A ETNOMATEMÁTICA COMO.pdf: 4123897 bytes, checksum: 192add7d5e0b91ab762723f629a24edd (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br), reason: Boa noite, Enaigile e Ianca Para a correção de Formatação de seu TCC utilize o guia disponível no link abaixo. https://repositorio.ifap.edu.br/jspui/Guia_de_Formatacao_de_Trabalhos_Academicos.pdf 1- Veja O GUIA DE FORMATAÇÃO a forma correta de formatação do seu trabalho; 2- Agradecimentos - texto deve ser alinhado na margem esquerda e justificado. Pag. 45 do guia 3- Referencias: BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Revista de Odontologia da Universidade Cidade São Paulo, São Paulo. Disponível em: https://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/principal/old/revista_odontologia/pdf/setem bro_dezembro_2006/metodologia_pesquisa_bibliografica.pdf. Acesso em: 01 ago. 2024. (FALTA INFORMA VOLUME, NUMERO OU PAGINAÇÃO ) KNIJNIK, Gelsa. Currículo, etnomatemática e educação popular: um estudo em um assentamento do movimento sem terra. Currículo sem Fronteiras, v. 3, n. 1, p. 96-110, jan./jun. 2003. O negrito é no nome da revista. BRITO, Dejildo Roque de. Saberes matemáticos produzidos por agricultores: uma visão etnomatemática na educação agrícola. 2016. 44 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2016. Alterar o programa de mestrado. FARIAS, Rosana Torrinha Silva de. Modo de vida ribeirinho e a territorialidade em transformações na comunidade do Lontra da Pedreira, Macapá-AP (1940 a 2012). 2014. 104 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Universidade Federal do Amapá, Macapá, 2014. Corrigir a sigla de folhas. BRASIL. Lei n° 11.326, de 24 de julho de 2006. Estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 25 jul. 2006. NEGRITO EM DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o tutorial de autodepósito, pelo Guia e Template. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão de depósito. Após padronizar seu trabalho, faça um novo depósito. on 2025-03-25T19:05:23Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Enaigile Monik dos Anjos Raiol (enaigileraiol@gmail.com) on 2025-03-25T21:24:14Z No. of bitstreams: 1 RAIOL(2025), SOUZA (2025) - A ETNOMATEMÁTICA COMO.pdf: 4123897 bytes, checksum: 192add7d5e0b91ab762723f629a24edd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2025-03-26T14:59:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RAIOL(2025), SOUZA (2025) - A ETNOMATEMÁTICA COMO.pdf: 4123897 bytes, checksum: 192add7d5e0b91ab762723f629a24edd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-26T14:59:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RAIOL(2025), SOUZA (2025) - A ETNOMATEMÁTICA COMO.pdf: 4123897 bytes, checksum: 192add7d5e0b91ab762723f629a24edd (MD5) Previous issue date: 2025-02-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDiversidade socioculturalpt_BR
dc.subjectSociocultural diversitypt_BR
dc.subjectAmazônia amapaensept_BR
dc.subjectAmapá Amazonpt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEthnomathematicspt_BR
dc.subjectSaberes tradicionaispt_BR
dc.subjectTraditional knowledgept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleA etnomatemática como possibilidade de ensino a partir da diversidade sociocultural da Amazônia amapaensept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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