Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1134
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Filme Oppenheimer como uma ferramenta pedagógica ao aprendizado de tópicos de física nuclear: uma experiência com alunos do 3º ano do ensino médio do Instituto Federal do Amapá – Campus Macapá
Autor(es): GUIMARÃES, Adriane de Jesus
Primeiro Orientador: BASTOS, Argemiro Midonês
Resumo: Analisar ferramentas que facilitam a introdução e compreensão de conteúdos relacionados à Física Nuclear no ensino médio, com ênfase nos processos de fissão e fusão nuclear, justifica-se pela relevância dessas características para a explicação de diversos processos naturais e tecnológicos. Essa abordagem contribui para a compreensão das leis físicas que regem o funcionamento do universo e suas aplicações em contextos científicos. A pesquisa tem seu foco no uso e análise da obra cinematográfica “Oppenheimer” como ferramenta pedagógica ao aprendizado de tópicos fundamentais de Física Nuclear. Uma experiência com alunos do 3º ano do ensino médio do Instituto Federal do Amapá – Campus Macapá. Para tanto foi definido como objetivo: Analisar e utilizar o filme Oppenheimer como uma ferramenta pedagógica para o desenvolvimento do aprendizado de tópicos específicos da Física Nuclear a fissão e fusão nuclear no ensino médio. O trabalho consiste em pesquisa aplicada, de caráter exploratório e descritivo, com resultados tratados de maneira qualitativa, a coleta de informações foi feita através de questionários impressos. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise das informações, foi possível concluir que a conexão entre o conteúdo histórico e científico proporcionada pelo filme foi capaz de consolidar o aprendizado dos conteúdos abordados de forma eficaz e também o uso do filme Oppenheimer desempenhou um papel importante no desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos participantes da pesquisa.
Abstract: Analyzing tools that facilitate the introduction and understanding of contents related to Nuclear Physics in high school, with emphasis on the processes of nuclear fission and fusion, is justified by the relevance of these characteristics for the explanation of various natural and technological processes. This approach contributes to the understanding of the physical laws that govern the functioning of the universe and their applications in scientific contexts. The research focuses on the use and analysis of the cinematographic work "Oppenheimer" as a pedagogical tool for learning fundamental topics of Nuclear Physics. An experience with students from the 3rd year of high school at the Federal Institute of Amapá – Macapá Campus. To this end, the objective was defined: To analyze and use the film Oppenheimer as a pedagogical tool for the development of learning specific topics of Nuclear Physics, nuclear fission and fusion in high school. The work consists of applied research, of exploratory and descriptive character, with results treated in a qualitative way, the collection of information was done through printed questionnaires. With the collection of information throughout the research and the analysis of the information, it was possible to conclude that the connection between the historical and scientific content provided by the film was able to consolidate the learning of the contents addressed effectively and also the use of the film Oppenheimer played an important role in the development of the critical thinking of the students participating in the research.
Palavras-chave: Física nuclear
Nuclear physics
Multimídias em sala de aula
Multimedia in the classroom
Aprendizagem de física
Learning physics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA NUCLEAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Física
Citação: GUIMARÃES, Adriane de Jesus. Filme Oppenheimer como uma ferramenta pedagógica ao aprendizado de tópicos de física nuclear: uma experiência com alunos do 3º ano do ensino médio do Instituto Federal do Amapá – Campus Macapá. 2025. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1134
Data do documento: 13-Mar-2025
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GUIMARÃES (2025) - Filme Oppenheimer como.pdf488,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons