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http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1134
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | BASTOS, Argemiro Midonês | - |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0001-5411-647X | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4721849132990261 | pt_BR |
dc.creator | GUIMARÃES, Adriane de Jesus | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9086204441917122 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-24T14:47:56Z | - |
dc.date.available | 2025-03-24 | - |
dc.date.available | 2025-03-24T14:47:56Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-13 | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Adriane de Jesus. Filme Oppenheimer como uma ferramenta pedagógica ao aprendizado de tópicos de física nuclear: uma experiência com alunos do 3º ano do ensino médio do Instituto Federal do Amapá – Campus Macapá. 2025. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1134 | - |
dc.description.abstract | Analyzing tools that facilitate the introduction and understanding of contents related to Nuclear Physics in high school, with emphasis on the processes of nuclear fission and fusion, is justified by the relevance of these characteristics for the explanation of various natural and technological processes. This approach contributes to the understanding of the physical laws that govern the functioning of the universe and their applications in scientific contexts. The research focuses on the use and analysis of the cinematographic work "Oppenheimer" as a pedagogical tool for learning fundamental topics of Nuclear Physics. An experience with students from the 3rd year of high school at the Federal Institute of Amapá – Macapá Campus. To this end, the objective was defined: To analyze and use the film Oppenheimer as a pedagogical tool for the development of learning specific topics of Nuclear Physics, nuclear fission and fusion in high school. The work consists of applied research, of exploratory and descriptive character, with results treated in a qualitative way, the collection of information was done through printed questionnaires. With the collection of information throughout the research and the analysis of the information, it was possible to conclude that the connection between the historical and scientific content provided by the film was able to consolidate the learning of the contents addressed effectively and also the use of the film Oppenheimer played an important role in the development of the critical thinking of the students participating in the research. | pt_BR |
dc.description.resumo | Analisar ferramentas que facilitam a introdução e compreensão de conteúdos relacionados à Física Nuclear no ensino médio, com ênfase nos processos de fissão e fusão nuclear, justifica-se pela relevância dessas características para a explicação de diversos processos naturais e tecnológicos. Essa abordagem contribui para a compreensão das leis físicas que regem o funcionamento do universo e suas aplicações em contextos científicos. A pesquisa tem seu foco no uso e análise da obra cinematográfica “Oppenheimer” como ferramenta pedagógica ao aprendizado de tópicos fundamentais de Física Nuclear. Uma experiência com alunos do 3º ano do ensino médio do Instituto Federal do Amapá – Campus Macapá. Para tanto foi definido como objetivo: Analisar e utilizar o filme Oppenheimer como uma ferramenta pedagógica para o desenvolvimento do aprendizado de tópicos específicos da Física Nuclear a fissão e fusão nuclear no ensino médio. O trabalho consiste em pesquisa aplicada, de caráter exploratório e descritivo, com resultados tratados de maneira qualitativa, a coleta de informações foi feita através de questionários impressos. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise das informações, foi possível concluir que a conexão entre o conteúdo histórico e científico proporcionada pelo filme foi capaz de consolidar o aprendizado dos conteúdos abordados de forma eficaz e também o uso do filme Oppenheimer desempenhou um papel importante no desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos participantes da pesquisa. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Adriane Guimarães (adrriannegui@gmail.com) on 2025-03-18T12:30:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) GUIMARÃES (2025) - Filme Oppenheimer como.pdf: 500286 bytes, checksum: 73e9877d4b994943948cf21a583decde (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Adriane Guimarães Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de TCC, disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Emitir nova ficha catalográfica, o título é em letras minúsculas, com exceção da primeira letra e iniciais de nomes próprios; 2- verificar desde resumo o espaçamento (1,5) entre título e texto, que deve ser para todo o trabalho; 3- lista de quadros, formatação correta: Quadro 1 – Título; 4- referências: - referências com mais de três autores, cita um ou três seguida de et al, ver folha 22 do Guia; - referência abaixo, é de periódico, destacar o título da revista, segue: CARVALHO, Marcos; SILVA, José da. Modelos Nucleares e sua Importância na Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, 2020. - verificar se referência abaixo, é livro ou periódico, e destacar o que deve ser destacado: PINHEIRO, Lisiane Araujo; COSTA, Sayonara Salvador Cabral da; MOREIRA, Marco Antonio. Do átomo grego ao Modelo Padrão: os indivisíveis de hoje. Instituto de Física – UFRGS: Porto Alegre – RS, v. 22, n. 6, 2011. - revise uma a uma suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Tutorial de autodepósito e o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-03-18T16:48:22Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Adriane Guimarães (adrriannegui@gmail.com) on 2025-03-20T16:13:06Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) GUIMARÃES (2025) - Filme Oppenheimer como.pdf: 495791 bytes, checksum: 629704631246c11ced682f7f23fe2aee (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Adriane Guimarães Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de TCC, disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Ficha catalográfica, está com a formatação diferente, deve ser emitida no link (http://cataloga.ifap.edu.br/). Mas antes leia o tutorial de ficha catalográfica que está disponível em Documentos úteis; 2- revisar em todo o trabalho, o espaçamento (1,5); 3- falta colocar o Abstract, que vem após o Resumo; 4- referências: - quando a referência não tem o local, coloca-se: [S. l.], ex: [S. l.]: Ciência Hoje, 2019. e [S. l.]: Sociedade Brasileira de Física, 2018. e [S. l.]: Ciência e Tecnologia, 2014. ; - revise uma a uma suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Tutorial de autodepósito e o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão. Solicito que faça uma revisão, antes de realizar um novo depósito. on 2025-03-21T15:04:53Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Adriane Guimarães (adrriannegui@gmail.com) on 2025-03-22T10:32:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) GUIMARÃES (2025) - Filme Oppenheimer como.pdf: 499897 bytes, checksum: e81cdcb7e5e6487fe181dd2522a73d28 (MD5) | en |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Física nuclear | pt_BR |
dc.subject | Nuclear physics | pt_BR |
dc.subject | Multimídias em sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Multimedia in the classroom | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem de física | pt_BR |
dc.subject | Learning physics | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA NUCLEAR | pt_BR |
dc.title | Filme Oppenheimer como uma ferramenta pedagógica ao aprendizado de tópicos de física nuclear: uma experiência com alunos do 3º ano do ensino médio do Instituto Federal do Amapá – Campus Macapá | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Física |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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