Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1133
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Metodologias aplicáveis na disciplina de química para alunos do ensino médio com transtorno do espectro autista (TEA)
Autor(es): MONTEIRO, Marinande Correa
Primeiro Orientador: ANDRADE, Jemina de Araújo Moraes
metadata.dc.contributor.advisor-co1: TATY, Salvador Rodrigues
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as possibilidades de metodologias ativas capazes de promover o ensino e aprendizagem da disciplina de Química com alunos do ensino médio com diagnóstico de TEA, com intuito de promover uma aprendizagem significativa e inclusiva. A pesquisa buscou responder à seguinte pergunta: quais metodologias ativas podem ser aplicadas no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de química para alunos do ensino médio com TEA? A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica, baseada em artigos científicos e materiais educacionais, com foco em estratégias pedagógicas inclusivas e no uso de tecnologias educacionais, com abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que o uso de metodologias ativas, como gamificação, recursos lúdicos, tecnologias da informação e comunicação (TICs) e adaptações curriculares específicas, contribuem para o engajamento e a aprendizagem de alunos do ensino médico com TEA. A implementação dessas práticas permite atender às necessidades individuais, proporcionando um ambiente inclusivo e acolhedor. Conclui-se que o ensino de química para alunos autistas demanda planejamento cuidadoso, capacitação docente e uso de recursos adaptados, sendo essencial para promover a inclusão e o aprendizado efetivo.
Abstract: The present work aims to analyze the possibilities of active methodologies capable of promoting the teaching and learning of the Chemistry subject with high school students diagnosed with ASD, with the aim of promoting meaningful and inclusive learning. The research sought to answer the following question: which active methodologies can be applied in the teaching and learning process of chemistry for high school students with ASD? The methodology adopted was a bibliographic review, based on scientific articles and educational materials, focusing on inclusive pedagogical strategies and the use of educational technologies, with a qualitative approach. The results showed that the use of active methodologies, such as gamification, playful resources, information and communication technologies (ICTs) and specific curricular adaptations, contributes to the engagement and learning of medical students with ASD. The implementation of these practices allows individual needs to be met, providing an inclusive and welcoming environment. It is concluded that teaching chemistry to students with ASD requires careful planning, teacher training and the use of adapted resources, being essential to promote inclusion and effective learning.
Palavras-chave: Ensino de química
Teaching chemistry
Transtorno do espectro autista
Autism spectrum disorder
Metodologia ativas
Active methodologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Química
Citação: MONTEIRO, Mirinande Correa. Metodologias aplicáveis na disciplina de química para alunos do ensno médio com transtorno do espectro autista (TEA), 2025. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1133
Data do documento: 7-Fev-2025
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONTEIRO (2025) - Metodologias aplicavéis na disciplina de química.docx.pdf668,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons