Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1133
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | ANDRADE, Jemina de Araújo Moraes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2870439712922488 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | TATY, Salvador Rodrigues | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7782967694696024 | pt_BR |
dc.creator | MONTEIRO, Marinande Correa | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-24T14:38:45Z | - |
dc.date.available | 2025-03-25 | - |
dc.date.available | 2025-03-24T14:38:45Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-07 | - |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, Mirinande Correa. Metodologias aplicáveis na disciplina de química para alunos do ensno médio com transtorno do espectro autista (TEA), 2025. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1133 | - |
dc.description.abstract | The present work aims to analyze the possibilities of active methodologies capable of promoting the teaching and learning of the Chemistry subject with high school students diagnosed with ASD, with the aim of promoting meaningful and inclusive learning. The research sought to answer the following question: which active methodologies can be applied in the teaching and learning process of chemistry for high school students with ASD? The methodology adopted was a bibliographic review, based on scientific articles and educational materials, focusing on inclusive pedagogical strategies and the use of educational technologies, with a qualitative approach. The results showed that the use of active methodologies, such as gamification, playful resources, information and communication technologies (ICTs) and specific curricular adaptations, contributes to the engagement and learning of medical students with ASD. The implementation of these practices allows individual needs to be met, providing an inclusive and welcoming environment. It is concluded that teaching chemistry to students with ASD requires careful planning, teacher training and the use of adapted resources, being essential to promote inclusion and effective learning. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo analisar as possibilidades de metodologias ativas capazes de promover o ensino e aprendizagem da disciplina de Química com alunos do ensino médio com diagnóstico de TEA, com intuito de promover uma aprendizagem significativa e inclusiva. A pesquisa buscou responder à seguinte pergunta: quais metodologias ativas podem ser aplicadas no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de química para alunos do ensino médio com TEA? A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica, baseada em artigos científicos e materiais educacionais, com foco em estratégias pedagógicas inclusivas e no uso de tecnologias educacionais, com abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que o uso de metodologias ativas, como gamificação, recursos lúdicos, tecnologias da informação e comunicação (TICs) e adaptações curriculares específicas, contribuem para o engajamento e a aprendizagem de alunos do ensino médico com TEA. A implementação dessas práticas permite atender às necessidades individuais, proporcionando um ambiente inclusivo e acolhedor. Conclui-se que o ensino de química para alunos autistas demanda planejamento cuidadoso, capacitação docente e uso de recursos adaptados, sendo essencial para promover a inclusão e o aprendizado efetivo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marinande Monteiro (nandiamonteiro@gmail.com) on 2025-03-15T23:44:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Metodologias Aplicáveis na Disciplina.pdf: 613138 bytes, checksum: 696fffae6def6f5a6387b2c93492387f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Marinande Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação do seu TCC. Para a correção de autodepósito: Você deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: 1- Vc deve utilizar o Tutorial de autodepósito, que mostra o passo a passo para a realização correta do depósito; 2- falta o Resumo e o Abstract; 3- refazer citação, segue ex: BATISTA, Leandro Gomes. Os jogos como instrumento de aprendizagem no 6ºano do ensino fundamental.2023. 2024, 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2023. 4- renomear o arquivo PDF, segue ex.: SOBRENOME (2024) - Três primeiras palavras do título Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de TCC, disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Palavras-chave, devem estar em letras minúsculas, com exceção de nomes próprios, o mesmo para keyworda; 2- folha da Introdução é 12, pois não se conta a capa; 3- colocar seção principal em inicio de folha, corrigir seção 3, seção 4, seção 5; 4- referências: - referência abaixo, destacar somente: PNAD Contínua AGÊNCIA IBGE NOTÍCIAS. PNAD Contínua: pessoas com…. - quinta referência, destacar somente o título do periódico: Currículo sem Fronteiras; - referência de documento jurídico de legislação, colocar em caixa baixa, ver exemplo na folha 25 do Guia; - dá espaçamento entre as referências PEREIRA, Grazielle Rodrigues e PERES, Vitor Augusto Berni; - última referência, destacar o título. - revise uma a uma suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Tutorial de autodepósito e o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão. Após as correções faça um novo depósito. on 2025-03-17T15:31:08Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Marinande Monteiro (nandiamonteiro@gmail.com) on 2025-03-21T08:24:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MONTEIRO (2025) - Metodologias aplicavéis na disciplina de química.docx.pdf: 685093 bytes, checksum: 5bb2f6dada2b0ab54f945b143e3ae1ed (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Marinande BAIXE NESSE LINK O GUIA PARA NORMALIZAR O SEU TRABALHO https://repositorio.ifap.edu.br/jspui/Guia_de_Formatacao_de_Trabalhos_Academicos.pdf Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de TCC, disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Sumário – Seção primária e secundária devem estar em negrito; 4- referências: - referência abaixo, destacar somente: PNAD Contínua AGÊNCIA IBGE NOTÍCIAS. PNAD Contínua: pessoas com…. - Eventos só se destaca a palavra Anais. CAVALCANTE, Fernanda Ingridy Paiva; OLIVEIRA, Roseane Silva de. O ensino de química para alunos com autismo, 2019. In: VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Anais VIII CONEDU… .Fortaleza/ CE, 2019. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/61370. Acesso em: 3 ago. 2024. - Negrito apenas no título que deve ter apenas a promeira letra em maiúsculo. -subtítulo, sem negrito e minúsculo (exceto a inicial do nome do projeto) SOUZA, Dalmir Pacheco De. Políticas Públicas e a Visibilidade da Pessoa com Deficiência: Estudo de Caso do Projeto Curupira. 2014. 197 f. Tese - Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus-AM, 2014. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/bitstream/tede/4131/2/Tese%20- %20Dalmir%20Pacheco%20de%20Souza.pdf. Acesso em: 12 jan. 2025. - revise uma a uma suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Tutorial de autodepósito e o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão. Após as correções faça um novo depósito. on 2025-03-21T18:09:38Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Marinande Monteiro (nandiamonteiro@gmail.com) on 2025-03-22T10:13:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MONTEIRO (2025) - Metodologias aplicavéis na disciplina de química.docx.pdf: 684978 bytes, checksum: 9aaa4c52e68b554b69a824ed124a80a6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2025-03-24T14:38:45Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MONTEIRO (2025) - Metodologias aplicavéis na disciplina de química.docx.pdf: 684978 bytes, checksum: 9aaa4c52e68b554b69a824ed124a80a6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-24T14:38:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MONTEIRO (2025) - Metodologias aplicavéis na disciplina de química.docx.pdf: 684978 bytes, checksum: 9aaa4c52e68b554b69a824ed124a80a6 (MD5) Previous issue date: 2025-02-07 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Teaching chemistry | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Autism spectrum disorder | pt_BR |
dc.subject | Metodologia ativas | pt_BR |
dc.subject | Active methodologies | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | Metodologias aplicáveis na disciplina de química para alunos do ensino médio com transtorno do espectro autista (TEA) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONTEIRO (2025) - Metodologias aplicavéis na disciplina de química.docx.pdf | 668,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons