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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O movimento maker no ensino de química: estimulando o protagonismo estudantil com o vulcão químico
Autor(es): GLÓRIA, Silvane de Menezes Conceição
Primeiro Orientador: AMARAL, Thiago Barreto da Silva
Resumo: As constantes transformações da sociedade contemporânea, impulsionadas pelo rápido avanço tecnológico e pela ampla difusão do conhecimento, têm apresentado grandes desafios à educação, especialmente no que se refere às práticas de ensino e ao estímulo ao protagonismo estudantil no processo de aprendizagem. Para enfrentar esses desafios, é essencial que os docentes adotem metodologias capazes de engajar os estudantes do século XXI, promovendo uma aprendizagem ativa e significativa. Nesse contexto, o movimento maker emerge como uma metodologia ativa e inovadora, originada nos Estados Unidos na década de 1990, que se consolidou como uma valiosa ferramenta pedagógica. Ao incentivar o fazer e a experimentação, o movimento maker coloca o estudante no centro do processo educativo, transformando-o em protagonista do seu próprio conhecimento. Por isso, este projeto de pesquisa tem como tema: O movimento maker no ensino de química: estimulando o protagonismo estudantil com o vulcão químico. Com objetivo de analisar como a incorporação do movimento maker como metodologia ativa pode promover o protagonismo estudantil e potencializar o processo de ensino-aprendizagem em química, por meio da construção e experimentação de um vulcão químico. Em virtude disso, delineamos um caminho de abordagem metodológica de pesquisa quali-quantitativa, de natureza aplicada, descritiva com os métodos de pesquisa participante e estudo de caso. O lócus escolhido foram três turmas do 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Macapá/AP. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação de questionário e da observação participante. Os resultados obtidos evidenciaram que a prática maker desempenhou um papel essencial na construção do conhecimento pelos estudantes, proporcionando uma assimilação significativa do conteúdo científico trabalhado, conforme indicado pelo alto índice da análise (98,3%). Esses resultados reforçam a efetividade dessa abordagem no aprimoramento dos processos cognitivos e na internalização do conhecimento. Além disso, essa abordagem despertou o interesse dos alunos por novas experiências formativas fundamentadas em metodologias ativas, reafirmando sua eficácia como estratégia pedagógica inovadora.
Abstract: The constant transformations of contemporary society, driven by rapid technological advances and the widespread dissemination of knowledge, have presented major challenges to education, especially with regard to teaching practices and encouraging student leadership in the learning process. To face these challenges, it is essential that teachers adopt methodologies capable of engaging 21st century students, promoting active and meaningful learning. In this context, the maker movement emerges as an active and innovative methodology, originating in the United States in the 1990s, which has consolidated itself as a valuable pedagogical tool. By encouraging making and experimentation, the maker movement places the student at the center of the educational process, transforming them into the protagonists of their own knowledge. Therefore, this research project has as its theme: The maker movement in chemistry teaching: encouraging student leadership with the chemical volcano. In order to analyze how the incorporation of the maker movement as an active methodology can promote student protagonism and enhance the teaching-learning process in chemistry, through the construction and experimentation of a chemical volcano. Therefore, we outlined a qualitative-quantitative methodological approach of applied, descriptive research with the methods of participatory research and case study. The chosen locus were three classes of the 3rd year of high school of a public school in the city of Macapá/AP. Data collection was done through the application of a questionnaire and participant observation. The results obtained showed that the maker practice played an essential role in the construction of knowledge by the students, providing a significant assimilation of the scientific content worked on, as indicated by the high index of the analysis (98.3%). These results reinforce the effectiveness of this approach in improving cognitive processes and internalizing knowledge. Furthermore, this approach sparked students' interest in new training experiences based on active methodologies, reaffirming its effectiveness as an innovative pedagogical strategy.
Palavras-chave: Metodologias ativas
Movimento maker
active methodologies
maker movement
Química
Protagonismo
chemistry
protagonism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA INORGANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Química
Citação: GLÓRIA, Silvane de Menezes Conceição. O movimento maker no ensino de química: estimulando o protaginismo estudantil com vulcão químico. 66 f.: il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Macapá, AP, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1131
Data do documento: 6-Fev-2025
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