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http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1131
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | AMARAL, Thiago Barreto da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3296892293981151 | pt_BR |
dc.creator | GLÓRIA, Silvane de Menezes Conceição | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-17T11:52:52Z | - |
dc.date.available | 2025-03-25 | - |
dc.date.available | 2025-03-17T11:52:52Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-06 | - |
dc.identifier.citation | GLÓRIA, Silvane de Menezes Conceição. O movimento maker no ensino de química: estimulando o protaginismo estudantil com vulcão químico. 66 f.: il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Macapá, AP, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1131 | - |
dc.description.abstract | The constant transformations of contemporary society, driven by rapid technological advances and the widespread dissemination of knowledge, have presented major challenges to education, especially with regard to teaching practices and encouraging student leadership in the learning process. To face these challenges, it is essential that teachers adopt methodologies capable of engaging 21st century students, promoting active and meaningful learning. In this context, the maker movement emerges as an active and innovative methodology, originating in the United States in the 1990s, which has consolidated itself as a valuable pedagogical tool. By encouraging making and experimentation, the maker movement places the student at the center of the educational process, transforming them into the protagonists of their own knowledge. Therefore, this research project has as its theme: The maker movement in chemistry teaching: encouraging student leadership with the chemical volcano. In order to analyze how the incorporation of the maker movement as an active methodology can promote student protagonism and enhance the teaching-learning process in chemistry, through the construction and experimentation of a chemical volcano. Therefore, we outlined a qualitative-quantitative methodological approach of applied, descriptive research with the methods of participatory research and case study. The chosen locus were three classes of the 3rd year of high school of a public school in the city of Macapá/AP. Data collection was done through the application of a questionnaire and participant observation. The results obtained showed that the maker practice played an essential role in the construction of knowledge by the students, providing a significant assimilation of the scientific content worked on, as indicated by the high index of the analysis (98.3%). These results reinforce the effectiveness of this approach in improving cognitive processes and internalizing knowledge. Furthermore, this approach sparked students' interest in new training experiences based on active methodologies, reaffirming its effectiveness as an innovative pedagogical strategy. | pt_BR |
dc.description.resumo | As constantes transformações da sociedade contemporânea, impulsionadas pelo rápido avanço tecnológico e pela ampla difusão do conhecimento, têm apresentado grandes desafios à educação, especialmente no que se refere às práticas de ensino e ao estímulo ao protagonismo estudantil no processo de aprendizagem. Para enfrentar esses desafios, é essencial que os docentes adotem metodologias capazes de engajar os estudantes do século XXI, promovendo uma aprendizagem ativa e significativa. Nesse contexto, o movimento maker emerge como uma metodologia ativa e inovadora, originada nos Estados Unidos na década de 1990, que se consolidou como uma valiosa ferramenta pedagógica. Ao incentivar o fazer e a experimentação, o movimento maker coloca o estudante no centro do processo educativo, transformando-o em protagonista do seu próprio conhecimento. Por isso, este projeto de pesquisa tem como tema: O movimento maker no ensino de química: estimulando o protagonismo estudantil com o vulcão químico. Com objetivo de analisar como a incorporação do movimento maker como metodologia ativa pode promover o protagonismo estudantil e potencializar o processo de ensino-aprendizagem em química, por meio da construção e experimentação de um vulcão químico. Em virtude disso, delineamos um caminho de abordagem metodológica de pesquisa quali-quantitativa, de natureza aplicada, descritiva com os métodos de pesquisa participante e estudo de caso. O lócus escolhido foram três turmas do 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Macapá/AP. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação de questionário e da observação participante. Os resultados obtidos evidenciaram que a prática maker desempenhou um papel essencial na construção do conhecimento pelos estudantes, proporcionando uma assimilação significativa do conteúdo científico trabalhado, conforme indicado pelo alto índice da análise (98,3%). Esses resultados reforçam a efetividade dessa abordagem no aprimoramento dos processos cognitivos e na internalização do conhecimento. Além disso, essa abordagem despertou o interesse dos alunos por novas experiências formativas fundamentadas em metodologias ativas, reafirmando sua eficácia como estratégia pedagógica inovadora. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Silvane Glória (silvanequimica2021@gmail.com) on 2025-02-24T15:33:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) GLÓRIA (2025) - O movimento maker no ensino de quimica; estimulando o protagonismo estudantil com vulcão químico.pdf: 17677035 bytes, checksum: 77f91105d0b822a18958a8e25c4d712e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Silvane Glória Solicito ajustes de formatação em seu trabalho: 1 - na capa, retire o nome do local do cabeçalho, pois essa informação já está na parte inferior da capa 2 - tenta alinhar os elementos da margem superior e inferior, pois precisa estar no limite dessas margens. Do jeito que está parece que essas margens são maiores do que devem ser, 3 cm e 2 cm respectivamente 3 - na ficha catalográfica, corrija o código cutter, pois o correto para seu sobrenome é 566 4 - retirar o destaque em negrito das palavras-chave e keywords. o Guia não estão destacados 5 - a paginação deve estar a 2 cm da margem superior. Corrija isso na tela do word, em layout da pagina/configurar página/layout coloque 2 cm no campo cabeçalho 6 - seu texto está todo com espaço entre os parágrafos. Pela ABNT e o Guia do Ifap, o espaçamento é de 1,5 entrelinhas. Corrija isso!!!! 7 - faça uma revisão nas suas referências, pois algumas estão incorretas ou incompletas. Veja os modelos de referências no Guia. Observe destaque em negrito desnecessário, pontuação e informações incompletas. Por gentileza, só envie para depósito quando estiver tudo corrigido e no padrão do Guia. para isso, você deve ler o Guia. on 2025-02-26T11:06:30Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Silvane Glória (silvanequimica2021@gmail.com) on 2025-03-08T18:12:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) GLÓRIA (2025) - O movimento maker no ensino de quimica; estimulando o protagonismo estudantil com vulcão químico.pdf: 17677035 bytes, checksum: 77f91105d0b822a18958a8e25c4d712e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Silvane Glória Solicito ajustes de formatação em seu trabalho: 1 - na capa, retire o nome do local do cabeçalho, pois essa informação já está na parte inferior da capa 2 - tenta alinhar os elementos da margem superior e inferior, pois precisa estar no limite dessas margens. Do jeito que está parece que essas margens são maiores do que devem ser, 3 cm e 2 cm respectivamente 3 - na ficha catalográfica, corrija o código cutter, pois o correto para seu sobrenome é 566 4 - retirar o destaque em negrito das palavras-chave e keywords. o Guia não estão destacados 5 - a paginação deve estar a 2 cm da margem superior. Corrija isso na tela do word, em layout da pagina/configurar página/layout coloque 2 cm no campo cabeçalho 6 - seu texto está todo com espaço entre os parágrafos. Pela ABNT e o Guia do Ifap, o espaçamento é de 1,5 entrelinhas. Corrija isso!!!! 7 - faça uma revisão nas suas referências, pois algumas estão incorretas ou incompletas. Veja os modelos de referências no Guia. Observe destaque em negrito desnecessário, pontuação e informações incompletas. Por gentileza, só envie para depósito quando estiver tudo corrigido e no padrão do Guia. para isso, você deve ler o Guia. on 2025-03-10T19:07:24Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Silvane Glória (silvanequimica2021@gmail.com) on 2025-03-11T18:12:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) GLÓRIA (2025) - O movimento maker no ensino de química.pdf: 17671438 bytes, checksum: 641b057a276e64e0dfec4eb5aa9b7421 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Silvane Glória Solicito ajustes de formatação em seu trabalho: 1- faça uma revisão nas suas referências, pois algumas estão incorretas ou incompletas. Veja os modelos de referências no Guia. Observe destaque em negrito desnecessário, pontuação e informações incompletas: - quando não se tem o local na referência, usar [S.l.]; - não se usa a palavra Editora nas referências; - quando tiver autoria, título em letras minúsculas; - destacar o título da referência abaixo, e ainda, se não possui local e editora, usa-se [S.l.]: [s.n.], 2023. BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica 2023. - corrigir: 4a. edição, correto: 4.ed. , e ainda, edição não se destaca; - subtítulo não se destaca; - dê uma atenção melhor as suas referências, revise uma a uma as suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão antes de realizar um novo depósito. on 2025-03-12T10:55:50Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Silvane Glória (silvanequimica2021@gmail.com) on 2025-03-13T11:28:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) GLÓRIA (2025) - O movimento maker no ensino de química.pdf: 17716957 bytes, checksum: 9ad7bb0d205c2ec33d540ee952c8db52 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Silvane Glória Seu trabalho está muito bem formatado, mas vou precisar que faça os seguintes ajustes: 1 - retirar a lista de quadros, pois um quadro apenas não caracteriza ser uma lista. Observe que ao retirar esta página, irá alterar as páginas, inclusive na ficha catalográfica 2 - nas suas referências, existem algumas que não estão com o destaque em negrito na fonte principal. Veja no Guia os modelos de referências para que você saiba qual elemento deve ser destacado. Após essa correções, faça um novo depósito on 2025-03-13T12:41:18Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Silvane Glória (silvanequimica2021@gmail.com) on 2025-03-14T10:18:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) GLÓRIA (2025) - O movimento maker no ensino de química.pdf: 17711338 bytes, checksum: e7bf9a33a20950543ba0bfe002ae2802 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Silvane Glória Seu trabalho está muito bem formatado, mas vou precisar que faça os seguintes ajustes: 1- Referências: - ver exemplo de referência de documento jurídico no Guia, folha 25; - referência abaixo, entrada é por SILVA, e destacar o título do periódico, segue: DA SILVA, Edna Lucia; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: UFSC, 4.ed. , v. 123, n. 4, p. 138, 2005. Disponível em: https://tccbiblio.paginas…. - dê uma atenção melhor as suas referências, revise uma a uma as suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Solicito que faça uma revisão antes de realizar um novo depósito. on 2025-03-14T15:05:46Z (GMT) | en |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Movimento maker | pt_BR |
dc.subject | active methodologies | pt_BR |
dc.subject | maker movement | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo | pt_BR |
dc.subject | chemistry | pt_BR |
dc.subject | protagonism | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA INORGANICA | pt_BR |
dc.title | O movimento maker no ensino de química: estimulando o protagonismo estudantil com o vulcão químico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instuto Federal do Amapá | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Química |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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