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Tipo: Artigo Acadêmico
Título: Gamificação na aprendizagem: estudo de caso no ensino da tabela periódica
Autor(es): Vilhena, Elson Tavares
Primeiro Orientador: Leite, Ederson Wilcker Figueiredo Leite
Resumo: A gamificação emerge como uma metodologia de ensino inovadora, capaz de impulsionar o engajamento e a motivação dos estudantes. No contexto do ensino da Tabela Periódica, a aplicação de estratégias de gamificação possibilita a construção de um aprendizado ativo, através de desafios estimulantes, sistemas de recompensa e atividades interativas. Apesar do crescente interesse nessa temática, persistem lacunas significativas em relação entre a gamificação e a usabilidade no processo educacional. A pesquisa tem como objetivo analisar o uso da gamificação no processo de ensino da Tabela Periódica. O estudo investiga se a metodologia pode tornar as aulas mais dinâmicas e se facilita a memorização dos elementos químicos fortalecendo o desenvolvimento do raciocínio lógico em sala de aula. Destacaram-se como principais autores Abreu (2023), Pimentel et al. (2020), Souza Junior et al. (2024). A pesquisa tem natureza qualitativa com abordagem descritiva e interpretativa, através de estudo de caso utilizando aplicativo gamificado no ensino da tabela periódica. As técnicas para coleta de dados foram através de entrevista e observação. Como resultados e considerações pondera-se que é possível utilizar a gamificação, atrelados ao processo educativo para o desenvolvimento integral do aluno, permitindo por meio do lúdico transpor para a vida real as teorias necessárias para o desenvolvimento de atividades práticas, além de tornar o processo de ensino-aprendizagem motivador e empolgante.
Abstract: Gamification emerges as an innovative teaching methodology capable of boosting student engagement and motivation. In the context of teaching the Periodic Table, the application of gamification strategies enables the construction of active learning through stimulating challenges, reward systems, and interactive activities. Despite the growing interest in this topic, significant gaps persist in the relationship between gamification and usability in the educational process. This research aims to analyze the use of gamification in the teaching process of the Periodic Table. The study investigates whether this methodology can make classes more dynamic and facilitate the memorization of chemical elements, strengthening the development of logical reasoning in the classroom. The main authors referenced include Abreu (2023), Pimentel et al. (2020), and Souza Junior et al. (2024). The research is qualitative in nature, with a descriptive and interpretative approach, conducted through a case study using a gamified application for teaching the Periodic Table. Data collection techniques included interviews and observations. As for the results and considerations, the study concludes that gamification can be effectively integrated into the educational process for the holistic development of students. Through play, it enables the application of theoretical knowledge to real-life situations, fostering the development of practical skills while making the teaching-learning process more engaging and motivating.
Palavras-chave: Gamificação
Aprendizagem
Tabela periódica
Gamification
Learning
Periodic table
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação Informática na Educação
Citação: VILHENA, Elson Tavares. Gamificação na Aprendizagem: Estudo de caso no ensino da tabela periódica. 9f. Artigo acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1121
Data do documento: 13-Fev-2025
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