Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1121
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Leite, Ederson Wilcker Figueiredo Leite-
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-2886-0702pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3281668032776122pt_BR
dc.creatorVilhena, Elson Tavares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5245795689587701pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-07T16:49:31Z-
dc.date.available2025-03-03-
dc.date.available2025-03-07T16:49:31Z-
dc.date.issued2025-02-13-
dc.identifier.citationVILHENA, Elson Tavares. Gamificação na Aprendizagem: Estudo de caso no ensino da tabela periódica. 9f. Artigo acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1121-
dc.description.abstractGamification emerges as an innovative teaching methodology capable of boosting student engagement and motivation. In the context of teaching the Periodic Table, the application of gamification strategies enables the construction of active learning through stimulating challenges, reward systems, and interactive activities. Despite the growing interest in this topic, significant gaps persist in the relationship between gamification and usability in the educational process. This research aims to analyze the use of gamification in the teaching process of the Periodic Table. The study investigates whether this methodology can make classes more dynamic and facilitate the memorization of chemical elements, strengthening the development of logical reasoning in the classroom. The main authors referenced include Abreu (2023), Pimentel et al. (2020), and Souza Junior et al. (2024). The research is qualitative in nature, with a descriptive and interpretative approach, conducted through a case study using a gamified application for teaching the Periodic Table. Data collection techniques included interviews and observations. As for the results and considerations, the study concludes that gamification can be effectively integrated into the educational process for the holistic development of students. Through play, it enables the application of theoretical knowledge to real-life situations, fostering the development of practical skills while making the teaching-learning process more engaging and motivating.pt_BR
dc.description.resumoA gamificação emerge como uma metodologia de ensino inovadora, capaz de impulsionar o engajamento e a motivação dos estudantes. No contexto do ensino da Tabela Periódica, a aplicação de estratégias de gamificação possibilita a construção de um aprendizado ativo, através de desafios estimulantes, sistemas de recompensa e atividades interativas. Apesar do crescente interesse nessa temática, persistem lacunas significativas em relação entre a gamificação e a usabilidade no processo educacional. A pesquisa tem como objetivo analisar o uso da gamificação no processo de ensino da Tabela Periódica. O estudo investiga se a metodologia pode tornar as aulas mais dinâmicas e se facilita a memorização dos elementos químicos fortalecendo o desenvolvimento do raciocínio lógico em sala de aula. Destacaram-se como principais autores Abreu (2023), Pimentel et al. (2020), Souza Junior et al. (2024). A pesquisa tem natureza qualitativa com abordagem descritiva e interpretativa, através de estudo de caso utilizando aplicativo gamificado no ensino da tabela periódica. As técnicas para coleta de dados foram através de entrevista e observação. Como resultados e considerações pondera-se que é possível utilizar a gamificação, atrelados ao processo educativo para o desenvolvimento integral do aluno, permitindo por meio do lúdico transpor para a vida real as teorias necessárias para o desenvolvimento de atividades práticas, além de tornar o processo de ensino-aprendizagem motivador e empolgante.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Elson Vilhena (elsonvilhena1@gmail.com) on 2025-03-03T14:02:11Z No. of bitstreams: 1 VILHENA (2025) - Gamificação na aprendizagem.pdf: 169383 bytes, checksum: 7d5987dee57b4977914660fdd53632ac (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Elson Vilhena, Solicito os seguintes ajustes de formatação: 1 - centralizar os títulos. Veja que estão desalinhados 2 - corrigir a posição da paginação, pois deve estar a 2 cm da margem superior. Corrija isso na tela do word, em layout da pagina/configurar página/layout coloque 2 cm no campo cabeçalho 3 - nas referências, corrigir o destaque em negrito das que são artigo de periódico. Veja no Guia de formatação a forma correta 4 - corrigir a formatação do sobrenome da referência abaixo: Minayo, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes. 2001. Solicito que faça uma revisão antes de realizar um novo depósito. on 2025-03-06T16:37:29Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Elson Vilhena (elsonvilhena1@gmail.com) on 2025-03-06T18:12:09Z No. of bitstreams: 1 VILHENA (2025) - Gamificação na aprendizagem.pdf: 174304 bytes, checksum: 0a3e30ea39107100746660458edb3aef (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br) on 2025-03-07T16:49:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VILHENA (2025) - Gamificação na aprendizagem.pdf: 174304 bytes, checksum: 0a3e30ea39107100746660458edb3aef (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-07T16:49:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VILHENA (2025) - Gamificação na aprendizagem.pdf: 174304 bytes, checksum: 0a3e30ea39107100746660458edb3aef (MD5) Previous issue date: 2025-02-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Informática na Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTabela periódicapt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectPeriodic tablept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleGamificação na aprendizagem: estudo de caso no ensino da tabela periódicapt_BR
dc.typeArtigo Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VILHENA (2025) - Gamificação na aprendizagem.pdf170,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.