Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1119
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação Financeira: um estudo de caso mediante a utilização do jogo Saga Financeira
Autor(es): CIRQUEIRA, Bárbara Luany Pimentel
MIRANDA, Safira Cardoso
Primeiro Orientador: OLIVEIRA, Carlos Alexandre Santana
metadata.dc.contributor.advisor-co1: MAGALHÃES, Rudá Tavares
Resumo: Esta pesquisa pretende obter informações sobre como o jogo "Saga Financeira", envolvendo educação financeira, pode auxiliar no planejamento financeiro pessoal e familiar de estudantes do Ensino Médio. A pesquisa adotou uma abordagem quali-quantitativa baseada na metodologia ativa gamificação, que integra elementos de jogos no processo educacional. A prática foi realizada com uma turma do 3° ano do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Amapá - Câmpus Macapá. Para que a investigação ocorresse, foram considerados os seguintes objetivos: relacionar a educação financeira com as estratégias do RPG (Role-Playing Game); fomentar nos estudantes sobre a importância do bom uso do dinheiro; introduzir conceitos da educação financeira e da matemática financeira e propor uma abordagem para o ensino da educação financeira na educação básica. Os resultados mostraram que o jogo foi amplamente considerado eficiente para os seus propósitos. Concluiu-se que o método adotado despertou um maior engajamento dos participantes, além de proporcionar uma melhor compreensão dos conceitos apresentados.
Abstract: This research aims to obtain information about how the game "the Financial Saga", involving financial education, can assist in the personal and family financial planning of high school students. The research adopted a qualitative-quantitative approach based on the active gamification methodology, which integrates game elements into the educational process. The practice was carried out with a class from the 3rd year of Integrated High School at the Federal Institute of Amapá-Câmpus Macapá. For the investigation to take place, the following objectives were considered: being able to relate financial education with RPG (Role-Playing Game) strategies, making students aware of the importance of good use of money, introducing concepts of financial education and financial mathematics, and propose an approach to teaching financial education in basic education. Thus, the results showed that the game was widely considered efficient for its purposes. It was concluded that the method adopted led to greater engagement among participants, in addition to providing a better understanding of the concepts presented.
Palavras-chave: Educação financeira
Financial education
Gamificação - metodologia ativa
Gamification - active methodology
Matemática financeira
Financial mathematics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Matemática
Citação: CIRQUEIRA, Bárbara Luany Pimentel; MIRANDA, Safira Cardoso. Educação Finanaceira: um estudo de caso mediante a utilização do jogo Saga Financeira. 2025. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1119
Data do documento: 6-Fev-2025
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CIRQUEIRA, SAFIRA (2025) - Educação financeira um estudo.pdf15,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons