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dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Carlos Alexandre Santana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9146863174918007pt_BR
dc.contributor.advisor-co1MAGALHÃES, Rudá Tavares-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1942689646720646pt_BR
dc.creatorCIRQUEIRA, Bárbara Luany Pimentel-
dc.creatorMIRANDA, Safira Cardoso-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2632851142778404pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8155773921935922pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-06T16:53:56Z-
dc.date.available2025-03-06-
dc.date.available2025-03-06T16:53:56Z-
dc.date.issued2025-02-06-
dc.identifier.citationCIRQUEIRA, Bárbara Luany Pimentel; MIRANDA, Safira Cardoso. Educação Finanaceira: um estudo de caso mediante a utilização do jogo Saga Financeira. 2025. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1119-
dc.description.abstractThis research aims to obtain information about how the game "the Financial Saga", involving financial education, can assist in the personal and family financial planning of high school students. The research adopted a qualitative-quantitative approach based on the active gamification methodology, which integrates game elements into the educational process. The practice was carried out with a class from the 3rd year of Integrated High School at the Federal Institute of Amapá-Câmpus Macapá. For the investigation to take place, the following objectives were considered: being able to relate financial education with RPG (Role-Playing Game) strategies, making students aware of the importance of good use of money, introducing concepts of financial education and financial mathematics, and propose an approach to teaching financial education in basic education. Thus, the results showed that the game was widely considered efficient for its purposes. It was concluded that the method adopted led to greater engagement among participants, in addition to providing a better understanding of the concepts presented.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa pretende obter informações sobre como o jogo "Saga Financeira", envolvendo educação financeira, pode auxiliar no planejamento financeiro pessoal e familiar de estudantes do Ensino Médio. A pesquisa adotou uma abordagem quali-quantitativa baseada na metodologia ativa gamificação, que integra elementos de jogos no processo educacional. A prática foi realizada com uma turma do 3° ano do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Amapá - Câmpus Macapá. Para que a investigação ocorresse, foram considerados os seguintes objetivos: relacionar a educação financeira com as estratégias do RPG (Role-Playing Game); fomentar nos estudantes sobre a importância do bom uso do dinheiro; introduzir conceitos da educação financeira e da matemática financeira e propor uma abordagem para o ensino da educação financeira na educação básica. Os resultados mostraram que o jogo foi amplamente considerado eficiente para os seus propósitos. Concluiu-se que o método adotado despertou um maior engajamento dos participantes, além de proporcionar uma melhor compreensão dos conceitos apresentados.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bárbara Luany Pimentel Cirqueira (luannybarbara22@gmail.com) on 2025-03-03T18:33:11Z No. of bitstreams: 1 CIRQUEIRA, SAFIRA (2025) - EDUCAÇÃO FINANCEIRA UM ESTUDO.pdf: 15402556 bytes, checksum: d61476b5e259f48496cb7ffb77d50f41 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2025-03-06T16:53:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CIRQUEIRA, SAFIRA (2025) - EDUCAÇÃO FINANCEIRA UM ESTUDO.pdf: 15402556 bytes, checksum: d61476b5e259f48496cb7ffb77d50f41 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-06T16:53:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CIRQUEIRA, SAFIRA (2025) - EDUCAÇÃO FINANCEIRA UM ESTUDO.pdf: 15402556 bytes, checksum: d61476b5e259f48496cb7ffb77d50f41 (MD5) Previous issue date: 2025-02-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectFinancial educationpt_BR
dc.subjectGamificação - metodologia ativapt_BR
dc.subjectGamification - active methodologypt_BR
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectFinancial mathematicspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleEducação Financeira: um estudo de caso mediante a utilização do jogo Saga Financeirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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