Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1109
Tipo: | Artigo Acadêmico |
Título: | A série televisiva “Percy Jackson” como mediadora na formação de leitores. |
Título(s) alternativo(s): | The television series “Percy Jackson” as a mediator in the formation of readers. |
Autor(es): | FREITAS, Jennifer Luana Maia ABREU, Karem Camile Andrade de |
Primeiro Orientador: | GUIMARÃES, Luciana Carlena Correia Velasco |
Resumo: | Este artigo analisa o potencial da série Percy Jackson & o Ladrão de Raios como ferramenta para incentivar a leitura no ensino médio. A pesquisa investiga como a adaptação televisiva pode despertar o interesse dos alunos e contribuir para a compreensão textual. Utilizando pesquisa bibliográfica, o estudo examina a relação entre a série e a obra original, além de propor estratégias pedagógicas para integrar o conteúdo audiovisual ao currículo escolar. Com base em autores como McLuhan e Powers (1986), Pretto (2017) e Souza e Leite (2018), discute-se a influência da tecnologia na educação e a adaptação da literatura para o cinema como meio de engajamento. Conclui-se que a série pode incentivar a leitura, desde que acompanhada de práticas pedagógicas reflexivas e integradas. |
Abstract: | This article analyzes the potential of the TV series Percy Jackson & the Olympians as a tool to encourage reading in high school. The study investigates how the adaptation can spark students' interest and enhance text comprehension. Using bibliographic research, it examines the relationship between the series and the original work, proposing pedagogical strategies to integrate audiovisual content into the curriculum. Based on authors such as McLuhan and Powers (1986), Pretto (2017), and Souza and Leite (2018), the discussion highlights the role of technology in education and the adaptation of literature into film as a means of engagement. The study concludes that the series can foster reading when supported by reflective and integrated pedagogical practices. |
Palavras-chave: | Formação de leitores Percy Jackson Tecnologia na educação Reading development Technology in education Percy Jackson |
CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES; LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Licenciatura em Letras Português e Inglês |
Citação: | FREITAS, Jennifer Luana Maia; ABREU, Karem Camile Andrade de. A série televisiva "Percy Jackson" como mediadora na formação de leitores. 2024. Artigo Acadêmico (Licenciatura em Letras Português e Inglês) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1109 |
Data do documento: | 20-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Letras Português/Inglês |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FREITAS,ABREU (2024) - A SÉRIE TELEVISA.pdf | 245,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons