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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A utilização do jogo de dominó na aprendizagem da matemática na EJA
Título(s) alternativo(s): The use of domino games in mathematics learning in adult education.
Autor(es): SILVA, Rayssa Camilly Farias da
PEIXOTO, Tiara Dos Santos Freires
Primeiro Orientador: LEITE, Ronaldo Franck Figueiredo
metadata.dc.contributor.advisor-co1: MIRANDA, Ângela Maria Chaves
Resumo: Neste trabalho, investiga-se o uso do dominó adaptado aos conteúdos de operações com números inteiros, frações, potenciação e radiciação como recurso didático para o ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde, de forma lúdica, visa ensinar matemática aos alunos de maneira adaptada. O projeto foi aplicado no IFAP- campus Macapá, com a turma do 5º módulo da EJA do Curso Técnico em Segurança no Trabalho. A pesquisa procura investigar a importância do jogo dominó como ferramenta didática em sala de aula. A metodologia da pesquisa é exploratória, qualitativa e aplicada, onde o produto criado foi um dominó adaptado. Os jogos foram desenvolvidos e testados em sala de aula. Obteve-se, como resultados, o destaque do dominó, que é uma ferramenta lúdica, capaz de promover as habilidades de raciocínio lógico, concentração e cooperação, sendo uma forma eficaz de promover o aprendizado e desenvolvimento cognitivo. A utilização do dominó de matemática adaptado a conteúdos pode ser aplicada em sala de aula como um meio para alcançar a aprendizagem dos alunos da EJA, de forma descontraída através do lúdico, o brincar se torna algo significativo. Palavras-chave: alunos; jogos; aprendizagem; educação de jovens e adultos.
Abstract: In this work, the use of dominoes adapted to the content of operations with integers, fractions, exponentiation, and square roots is investigated as a teaching resource for mathematics in Youth and Adult Education (EJA), aiming to teach mathematics to students in a playful way. The project was implemented at IFAP - Macapá campus, with the class of the 5th module of the EJA Technical Course in Occupational Safety. The research aims to investigate the importance of the domino game as a didactic tool in the classroom. The research methodology is exploratory, qualitative, and applied, where the created product was an adapted domino set. The games were developed and tested in the classroom. The results highlighted the domino, which is a playful tool capable of promoting skills in logical reasoning, concentration, and cooperation, serving as an effective means to promote cognitive learning and development. The use of the adapted math domino can be applied in the classroom as a way to achieve learning for EJA students in a relaxed manner through play, making playtime significant. Keywords: students; games; learning; youth and adult education.
Palavras-chave: Educação de Jovens e adultos
Youth and adult education
Jogo de dominó - recurso didático
Dominoes game - teaching resource
Dominó - aprendizagem lúdica
Dominoes - playful learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Matemática
Citação: SILVA, Rayssa Camilly Farias da; PEIXOTO, Tiara dos Santos Freires. A utilização do jogo de dominó na aprendizagem da matemática na EJA. 2025. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1086
Data do documento: 9-Jan-2025
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