Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1086
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1LEITE, Ronaldo Franck Figueiredo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6181247264729780pt_BR
dc.contributor.advisor-co1MIRANDA, Ângela Maria Chaves-
dc.creatorSILVA, Rayssa Camilly Farias da-
dc.creatorPEIXOTO, Tiara Dos Santos Freires-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6914027579793283pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3206427810078846pt_BR
dc.date.accessioned2025-01-29T14:51:52Z-
dc.date.available2025-01-29-
dc.date.available2025-01-29T14:51:52Z-
dc.date.issued2025-01-09-
dc.identifier.citationSILVA, Rayssa Camilly Farias da; PEIXOTO, Tiara dos Santos Freires. A utilização do jogo de dominó na aprendizagem da matemática na EJA. 2025. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1086-
dc.description.abstractIn this work, the use of dominoes adapted to the content of operations with integers, fractions, exponentiation, and square roots is investigated as a teaching resource for mathematics in Youth and Adult Education (EJA), aiming to teach mathematics to students in a playful way. The project was implemented at IFAP - Macapá campus, with the class of the 5th module of the EJA Technical Course in Occupational Safety. The research aims to investigate the importance of the domino game as a didactic tool in the classroom. The research methodology is exploratory, qualitative, and applied, where the created product was an adapted domino set. The games were developed and tested in the classroom. The results highlighted the domino, which is a playful tool capable of promoting skills in logical reasoning, concentration, and cooperation, serving as an effective means to promote cognitive learning and development. The use of the adapted math domino can be applied in the classroom as a way to achieve learning for EJA students in a relaxed manner through play, making playtime significant. Keywords: students; games; learning; youth and adult education.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, investiga-se o uso do dominó adaptado aos conteúdos de operações com números inteiros, frações, potenciação e radiciação como recurso didático para o ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde, de forma lúdica, visa ensinar matemática aos alunos de maneira adaptada. O projeto foi aplicado no IFAP- campus Macapá, com a turma do 5º módulo da EJA do Curso Técnico em Segurança no Trabalho. A pesquisa procura investigar a importância do jogo dominó como ferramenta didática em sala de aula. A metodologia da pesquisa é exploratória, qualitativa e aplicada, onde o produto criado foi um dominó adaptado. Os jogos foram desenvolvidos e testados em sala de aula. Obteve-se, como resultados, o destaque do dominó, que é uma ferramenta lúdica, capaz de promover as habilidades de raciocínio lógico, concentração e cooperação, sendo uma forma eficaz de promover o aprendizado e desenvolvimento cognitivo. A utilização do dominó de matemática adaptado a conteúdos pode ser aplicada em sala de aula como um meio para alcançar a aprendizagem dos alunos da EJA, de forma descontraída através do lúdico, o brincar se torna algo significativo. Palavras-chave: alunos; jogos; aprendizagem; educação de jovens e adultos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rayssa Silva (camillyrayssa10@gmail.com) on 2025-01-20T12:36:01Z No. of bitstreams: 1 SILVA; PEIXOTO (2025) A UTILIZAÇÃO DO.pdf: 8155480 bytes, checksum: a9e08fb3e9ca8110417bcb45a0779e4f (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Rayssa/Tiara Para a correção de autodepósito: Vocês deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: 1- Palavras-chave devem ser redigidas em português e inglês, mínimo de 3 e máximo de 5 cada; 2- colocar resumo e sbstract; 3- refazer citação, segue ex: BATISTA, Leandro Gomes; SILVA, Eduardo Lopes. Os jogos como instrumento de aprendizagem no 6ºano do ensino fundamental.2023. 2024, 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2023. 3- renomear o arquivo PDF, segue ex.: SOBRENOME; SOBRENOME (2024) - Três primeiras palavras do título Para a correção de Formatação de seu TCC: Vocês devem ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de TCC disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Numerar as folhas a partir da Introdução; 2- resumo e abstract, espaçamento é de 1,5 entrelinhas para todo o texto, inclusive os elementos prétextuais (capas, resumos, listas e sumário) ; 3- sumário não está correto, ver Guia ou template; 4- fazer as seções e subseções dentro do trabalho, pelo sumário, depois que for corrigido; 5- retirar espaçamento entre parágrafos a partir da Introdução; 6- verificar espaçamentos entre títulos de seções e subseções; 7- este título dentro da trabalho está sem número indicativo: METODOLOGIA DA PESQUISA; 8- Imagem 1: Planejamento do… , fomatação correta: Imagem 1- Planejamento do… corrigir todos; 9- referência: - retirar símbolos < > de referências de meio eletrônico; - referência de periódico, destacar o nome da revista; - destacar títulos de referências de livros; - verificar no Guia modelo de referência para mais de três autores; - o que separa autor de título é ponto, e não dois pontos; - verificar as imprentas, que estão incompletas; - edição, corrigir 17º ed., fica: 17.ed. -revisem uma a uma suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções, façam um novo depósito. on 2025-01-21T09:33:09Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Rayssa Silva (camillyrayssa10@gmail.com) on 2025-01-21T22:38:30Z No. of bitstreams: 1 SILVA; PEIXOTO (2025)-A UTILIZAÇÃO DO.pdf: 1960003 bytes, checksum: e48ba4800c8578e7f5fbdc7dfdf168e1 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Rayssa/Tiara Para a correção de Formatação de seu TCC: Vocês devem ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de TCC disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Introdução é folha 8, pois capa não se conta; 2- subseção secundária (ver todas), dentro do trabalho em destaque, FAZER IGUAL AO SUMÁRIO; 3- vocês devem dá espaçamento entre texto e subseção: 1.3 Objetivos, e ainda está subseção não tem nenhum enunciado, sem sentido de estar no trabalho; 4- verificar espaçamentos entre texto e Imagem 1-Planejamento do jogo..., o mesmo para fonte (verificar todos); 5- referência: - subtítulo NÃO se destaca; - referência de periódico, destacar o nome da revista; - destacar títulos de referências de livros; -revisem uma a uma suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções, façam um novo depósito. on 2025-01-22T10:38:12Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Rayssa Silva (camillyrayssa10@gmail.com) on 2025-01-23T11:36:06Z No. of bitstreams: 1 SILVA; PEIXOTO (2025)-A UTILIZAÇÃO DO.pdf: 1898476 bytes, checksum: 8cba0d79b0b362cf5662d94955ddbe06 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Rayssa/Tiara Para a correção de Formatação de seu TCC: Vocês devem ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de TCC disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- referência: - subtítulo NÃO se destaca; - referência de periódico, destacar o nome da revista; - destacar título que vem após preposição In, segue: SELVA, K. R.; CAMARGO, M. O jogo matemático como recurso para a construção do conhecimento. In: X Encontro Gaúcho de Educação Matemática, Rio Grande do Sul, 2009. -revisem uma a uma suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções, façam um novo depósito. on 2025-01-23T13:35:16Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Rayssa Silva (camillyrayssa10@gmail.com) on 2025-01-24T10:45:00Z No. of bitstreams: 1 SILVA; PEIXOTO (2025)-A UTILIZAÇÃO DO.pdf: 1902259 bytes, checksum: b2189b970c14c6429838fe395d965c12 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Rayssa Seu trabalho precisa de ajustes de formatação: 1 - na folha de rosto, não precisa colocar a logo da Instituição. Tente arruma essa folha organizando os espaço, pois o texto recuado está muito abaixo da metade da folha. Acompanhe no Guia a apresentação das capas 2 - Veja no Guia a formatação para as legendas das imagens. Imagem 1 - Título 3 - corrigir a formatação das referências, pois você está destacando em negrito elementos que não levam esse destaque. Veja no Guia de formatação os modelos de referências e faça os ajustes. Após essas correções, faça um novo depósito on 2025-01-24T15:26:10Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Rayssa Silva (camillyrayssa10@gmail.com) on 2025-01-28T16:59:17Z No. of bitstreams: 1 SILVA; PEIXOTO (2025)-A UTILIZAÇÃO DO.pdf: 1904009 bytes, checksum: c6d5459df3accda9cfe24e4b23284dcc (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Rayssa/Tiara Para a correção de Formatação de seu Artigo: Vocês devem ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o template de Artigo disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- corrigir a formatação das referências, alinhar todas a esquerda; 2- retirar símbolos < > de referências de meio eletrônico; 3- verificar a ordem alfabética; 4- referência com mais de três autores, dá entrada com um ou três, seguido de et al. ; 5- não se coloca a palavra Editora na imprenta; 6- dê uma atenção melhor as suas referências, revisem uma a uma suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções, façam um novo depósito. on 2025-01-29T11:02:50Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Rayssa Silva (camillyrayssa10@gmail.com) on 2025-01-29T14:29:28Z No. of bitstreams: 1 SILVA; PEIXOTO (2025)-A UTILIZAÇÃO DO.pdf: 1903071 bytes, checksum: 9b84465987a993b3cc489bb4b0672282 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2025-01-29T14:51:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA; PEIXOTO (2025)-A UTILIZAÇÃO DO.pdf: 1903071 bytes, checksum: 9b84465987a993b3cc489bb4b0672282 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-29T14:51:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA; PEIXOTO (2025)-A UTILIZAÇÃO DO.pdf: 1903071 bytes, checksum: 9b84465987a993b3cc489bb4b0672282 (MD5) Previous issue date: 2025-01-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de Jovens e adultospt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectJogo de dominó - recurso didáticopt_BR
dc.subjectDominoes game - teaching resourcept_BR
dc.subjectDominó - aprendizagem lúdicapt_BR
dc.subjectDominoes - playful learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA utilização do jogo de dominó na aprendizagem da matemática na EJApt_BR
dc.title.alternativeThe use of domino games in mathematics learning in adult education.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, PEIXOTO (2025) - A UTILIZAÇÃO DO.pdfSILVA; PEIXOTO (2025)-A UTILIZAÇÃO DO.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons