Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1086
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | LEITE, Ronaldo Franck Figueiredo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6181247264729780 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | MIRANDA, Ângela Maria Chaves | - |
dc.creator | SILVA, Rayssa Camilly Farias da | - |
dc.creator | PEIXOTO, Tiara Dos Santos Freires | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6914027579793283 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3206427810078846 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-29T14:51:52Z | - |
dc.date.available | 2025-01-29 | - |
dc.date.available | 2025-01-29T14:51:52Z | - |
dc.date.issued | 2025-01-09 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Rayssa Camilly Farias da; PEIXOTO, Tiara dos Santos Freires. A utilização do jogo de dominó na aprendizagem da matemática na EJA. 2025. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1086 | - |
dc.description.abstract | In this work, the use of dominoes adapted to the content of operations with integers, fractions, exponentiation, and square roots is investigated as a teaching resource for mathematics in Youth and Adult Education (EJA), aiming to teach mathematics to students in a playful way. The project was implemented at IFAP - Macapá campus, with the class of the 5th module of the EJA Technical Course in Occupational Safety. The research aims to investigate the importance of the domino game as a didactic tool in the classroom. The research methodology is exploratory, qualitative, and applied, where the created product was an adapted domino set. The games were developed and tested in the classroom. The results highlighted the domino, which is a playful tool capable of promoting skills in logical reasoning, concentration, and cooperation, serving as an effective means to promote cognitive learning and development. The use of the adapted math domino can be applied in the classroom as a way to achieve learning for EJA students in a relaxed manner through play, making playtime significant. Keywords: students; games; learning; youth and adult education. | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho, investiga-se o uso do dominó adaptado aos conteúdos de operações com números inteiros, frações, potenciação e radiciação como recurso didático para o ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde, de forma lúdica, visa ensinar matemática aos alunos de maneira adaptada. O projeto foi aplicado no IFAP- campus Macapá, com a turma do 5º módulo da EJA do Curso Técnico em Segurança no Trabalho. A pesquisa procura investigar a importância do jogo dominó como ferramenta didática em sala de aula. A metodologia da pesquisa é exploratória, qualitativa e aplicada, onde o produto criado foi um dominó adaptado. Os jogos foram desenvolvidos e testados em sala de aula. Obteve-se, como resultados, o destaque do dominó, que é uma ferramenta lúdica, capaz de promover as habilidades de raciocínio lógico, concentração e cooperação, sendo uma forma eficaz de promover o aprendizado e desenvolvimento cognitivo. A utilização do dominó de matemática adaptado a conteúdos pode ser aplicada em sala de aula como um meio para alcançar a aprendizagem dos alunos da EJA, de forma descontraída através do lúdico, o brincar se torna algo significativo. Palavras-chave: alunos; jogos; aprendizagem; educação de jovens e adultos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rayssa Silva (camillyrayssa10@gmail.com) on 2025-01-20T12:36:01Z No. of bitstreams: 1 SILVA; PEIXOTO (2025) A UTILIZAÇÃO DO.pdf: 8155480 bytes, checksum: a9e08fb3e9ca8110417bcb45a0779e4f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Rayssa/Tiara Para a correção de autodepósito: Vocês deve ler o tutorial de autodepósito disponível na página do Repositório em “Documentos úteis” e seguir as orientações deste tutorial, observando que existem elementos que devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, segue orientações: 1- Palavras-chave devem ser redigidas em português e inglês, mínimo de 3 e máximo de 5 cada; 2- colocar resumo e sbstract; 3- refazer citação, segue ex: BATISTA, Leandro Gomes; SILVA, Eduardo Lopes. Os jogos como instrumento de aprendizagem no 6ºano do ensino fundamental.2023. 2024, 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2023. 3- renomear o arquivo PDF, segue ex.: SOBRENOME; SOBRENOME (2024) - Três primeiras palavras do título Para a correção de Formatação de seu TCC: Vocês devem ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de TCC disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Numerar as folhas a partir da Introdução; 2- resumo e abstract, espaçamento é de 1,5 entrelinhas para todo o texto, inclusive os elementos prétextuais (capas, resumos, listas e sumário) ; 3- sumário não está correto, ver Guia ou template; 4- fazer as seções e subseções dentro do trabalho, pelo sumário, depois que for corrigido; 5- retirar espaçamento entre parágrafos a partir da Introdução; 6- verificar espaçamentos entre títulos de seções e subseções; 7- este título dentro da trabalho está sem número indicativo: METODOLOGIA DA PESQUISA; 8- Imagem 1: Planejamento do… , fomatação correta: Imagem 1- Planejamento do… corrigir todos; 9- referência: - retirar símbolos < > de referências de meio eletrônico; - referência de periódico, destacar o nome da revista; - destacar títulos de referências de livros; - verificar no Guia modelo de referência para mais de três autores; - o que separa autor de título é ponto, e não dois pontos; - verificar as imprentas, que estão incompletas; - edição, corrigir 17º ed., fica: 17.ed. -revisem uma a uma suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções, façam um novo depósito. on 2025-01-21T09:33:09Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Rayssa Silva (camillyrayssa10@gmail.com) on 2025-01-21T22:38:30Z No. of bitstreams: 1 SILVA; PEIXOTO (2025)-A UTILIZAÇÃO DO.pdf: 1960003 bytes, checksum: e48ba4800c8578e7f5fbdc7dfdf168e1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Rayssa/Tiara Para a correção de Formatação de seu TCC: Vocês devem ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de TCC disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Introdução é folha 8, pois capa não se conta; 2- subseção secundária (ver todas), dentro do trabalho em destaque, FAZER IGUAL AO SUMÁRIO; 3- vocês devem dá espaçamento entre texto e subseção: 1.3 Objetivos, e ainda está subseção não tem nenhum enunciado, sem sentido de estar no trabalho; 4- verificar espaçamentos entre texto e Imagem 1-Planejamento do jogo..., o mesmo para fonte (verificar todos); 5- referência: - subtítulo NÃO se destaca; - referência de periódico, destacar o nome da revista; - destacar títulos de referências de livros; -revisem uma a uma suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções, façam um novo depósito. on 2025-01-22T10:38:12Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Rayssa Silva (camillyrayssa10@gmail.com) on 2025-01-23T11:36:06Z No. of bitstreams: 1 SILVA; PEIXOTO (2025)-A UTILIZAÇÃO DO.pdf: 1898476 bytes, checksum: 8cba0d79b0b362cf5662d94955ddbe06 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Rayssa/Tiara Para a correção de Formatação de seu TCC: Vocês devem ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o Template de TCC disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- referência: - subtítulo NÃO se destaca; - referência de periódico, destacar o nome da revista; - destacar título que vem após preposição In, segue: SELVA, K. R.; CAMARGO, M. O jogo matemático como recurso para a construção do conhecimento. In: X Encontro Gaúcho de Educação Matemática, Rio Grande do Sul, 2009. -revisem uma a uma suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções, façam um novo depósito. on 2025-01-23T13:35:16Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Rayssa Silva (camillyrayssa10@gmail.com) on 2025-01-24T10:45:00Z No. of bitstreams: 1 SILVA; PEIXOTO (2025)-A UTILIZAÇÃO DO.pdf: 1902259 bytes, checksum: b2189b970c14c6429838fe395d965c12 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Rayssa Seu trabalho precisa de ajustes de formatação: 1 - na folha de rosto, não precisa colocar a logo da Instituição. Tente arruma essa folha organizando os espaço, pois o texto recuado está muito abaixo da metade da folha. Acompanhe no Guia a apresentação das capas 2 - Veja no Guia a formatação para as legendas das imagens. Imagem 1 - Título 3 - corrigir a formatação das referências, pois você está destacando em negrito elementos que não levam esse destaque. Veja no Guia de formatação os modelos de referências e faça os ajustes. Após essas correções, faça um novo depósito on 2025-01-24T15:26:10Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Rayssa Silva (camillyrayssa10@gmail.com) on 2025-01-28T16:59:17Z No. of bitstreams: 1 SILVA; PEIXOTO (2025)-A UTILIZAÇÃO DO.pdf: 1904009 bytes, checksum: c6d5459df3accda9cfe24e4b23284dcc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Rayssa/Tiara Para a correção de Formatação de seu Artigo: Vocês devem ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o template de Artigo disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- corrigir a formatação das referências, alinhar todas a esquerda; 2- retirar símbolos < > de referências de meio eletrônico; 3- verificar a ordem alfabética; 4- referência com mais de três autores, dá entrada com um ou três, seguido de et al. ; 5- não se coloca a palavra Editora na imprenta; 6- dê uma atenção melhor as suas referências, revisem uma a uma suas referências, pelos modelos de referências que estão no Guia, a partir da folha 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções, façam um novo depósito. on 2025-01-29T11:02:50Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Rayssa Silva (camillyrayssa10@gmail.com) on 2025-01-29T14:29:28Z No. of bitstreams: 1 SILVA; PEIXOTO (2025)-A UTILIZAÇÃO DO.pdf: 1903071 bytes, checksum: 9b84465987a993b3cc489bb4b0672282 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2025-01-29T14:51:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA; PEIXOTO (2025)-A UTILIZAÇÃO DO.pdf: 1903071 bytes, checksum: 9b84465987a993b3cc489bb4b0672282 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-01-29T14:51:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA; PEIXOTO (2025)-A UTILIZAÇÃO DO.pdf: 1903071 bytes, checksum: 9b84465987a993b3cc489bb4b0672282 (MD5) Previous issue date: 2025-01-09 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação de Jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Youth and adult education | pt_BR |
dc.subject | Jogo de dominó - recurso didático | pt_BR |
dc.subject | Dominoes game - teaching resource | pt_BR |
dc.subject | Dominó - aprendizagem lúdica | pt_BR |
dc.subject | Dominoes - playful learning | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | A utilização do jogo de dominó na aprendizagem da matemática na EJA | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of domino games in mathematics learning in adult education. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, PEIXOTO (2025) - A UTILIZAÇÃO DO.pdf | SILVA; PEIXOTO (2025)-A UTILIZAÇÃO DO.pdf | 1,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons