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http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1056
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | FREIRE, Francielck Domingos | - |
dc.contributor.advisor1ORCID | https://orcid.org/0000-0001-9464-4349 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9365684825311328 | pt_BR |
dc.creator | COSTA, Dyane Maria de Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-14T11:05:37Z | - |
dc.date.available | 2025-01-14 | - |
dc.date.available | 2025-01-14T11:05:37Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-15 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Dyane Maria de Carvalho. Modelagem matemática aplicada a geometria espacial: estudo de embalagens. 2023. 53f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1056 | - |
dc.description.abstract | Introduction: Spatial Geometry stands out for studying geometric figures that occupy space and are characterized by having three dimensions: height, width and volume. Therefore, this study presents an analysis of Mathematical Modeling applied to spatial geometry through packaging analysis. Objective: Identify and analyze the possible contributions of carrying out Mathematical Modeling activities applied to spatial geometry in a packaging study. Methodology: To achieve the proposed objective, the study was developed, initially, through a bibliographical research of a qualitative nature, with the aim of deepening the topic and recognizing Mathematical Modeling as a methodological alternative for the teaching-learning of Geometry Spatial. Then, with field research and pedagogical intervention in the classroom. Results and discussion: A total of 26 references were analyzed that address the proposed theme, thus achieving the expected result given the objectives of this research. Conclusion: In this way, it is possible to see that Mathematical Modeling, in the teaching-learning process, has as one of its purposes to promote the interconnection between Spatial Geometry and problems considered complex, taking into account the students' daily lives to assist in understanding . Given this scenario, it is possible to develop students' logical reasoning and criticality when solving problems. | pt_BR |
dc.description.resumo | Introdução: A Geometria Espacial destaca-se por estudar as figuras geométricas que ocupam lugar no espaço e são caracterizadas por possuírem três dimensões: altura, largura e volume. Diante disso, este estudo apresenta uma análise sobre a Modelagem Matemática aplicada à geometria espacial por meio da análise de embalagens. Objetivo: Identificar e analisar as possíveis contribuições da realização de atividades de Modelagem Matemática aplicada à geometria espacial em um estudo de embalagens. Metodologia: Para atingir o objetivo proposto, o estudo foi desenvolvido, no primeiro momento, por meio de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, com o intuito de aprofundar o tema e reconhecer a Modelagem Matemática como uma alternativa metodológica para o ensino-aprendizagem da Geometria Espacial. Em seguida, com uma pesquisa em campo e intervenção pedagógica em sala de aula. Resultados e discussão: Foram analisadas um total de 26 referências que abordam a temática proposta, alcançando assim o resultado esperado diante dos objetivos desta pesquisa. Conclusão: Dessa forma, é possível perceber que a Modelagem Matemática, no processo de ensino-aprendizagem, tem como uma de suas finalidades promover a interligação entre a Geometria Espacial e os problemas considerados complexos, levando em consideração o cotidiano dos alunos para auxiliar na compreensão. Diante desse cenário, é possível desenvolver o raciocínio lógico e a criticidade dos educandos na resolução de problemas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Dyane Costa (dyane983@gmail.com) on 2024-07-25T11:27:23Z No. of bitstreams: 1 COSTA (2023) - Modelagem matemática aplicada.pdf: 1343443 bytes, checksum: 06f97abf7e54345880daa4bb911b53a7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Dyane Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o template de TCC disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Corrigir a Ficha Catalográfica: palavras-chave, iniciais em minúsculas, com exceção de nomes próprios, o mesmo para keywords; 2 - as legendas das Ilustrações e suas fontes são no espaçamento simples e no tamanho de fonte menor que a do texto (10 ou 11). Ambos alinhados à esquerda da página. Essa regra é para as legendas no corpo do texto. 3 - As ilustrações são de diversos tipos e suas legendas aparecem na parte superior precedida da palavra designativa (figura, desenho, quadro, gráfico, lâminas, plantas, fotografias, organograma, fluxograma, retrato, esquema, desenhos e outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto para cada designação diferente, travessão e respectivo título. Na parte inferior da ilustração, deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório), mesmo que seja produção do autor, assim como notas e outras informações julgadas importantes para melhor compreensão. As ilustrações devem ser citadas no texto e inseridas o mais próximo possível do parágrafo a que se refere. A posição das ilustrações é à esquerda da página. 11 Importante saber: a) os números de identificação das ilustrações são em algarismos arábicos; b) recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo de ilustração, em folhas distintas; c) as legendas das ilustrações e suas fontes são no espaçamento simples e no tamanho de fonte menor que a do texto (10 ou 11). Ambos alinhados à esquerda da página. Essa regra é para as legendas no corpo do texto. Coloque o trabalho todo no padrão do Guia e utilize o Template para configurar seu trabalho. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções corretas de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções faça um novo depósito. on 2024-07-26T14:13:51Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Dyane Costa (dyane983@gmail.com) on 2024-08-02T09:24:49Z No. of bitstreams: 1 COSTA (2024) - Modelagem matemática aplicada.pdf: 1222494 bytes, checksum: fefa4c1dae7472c2261894403ce7c77c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Dyane Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o template de TCC disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1-Referencias a) Deve-se padronizar as referências com o mesmo recurso tipográfico (negrito, itálico ou sublinhado) utilizado para destacar o título. Este recurso tipográfico deve ser uniforme em 18 todas as referências. Esta regra não se aplica às obras sem indicação de autoria, cujo elemento de entrada é o próprio título, que já é destacado com a primeira palavra em letras maiúsculas. Veja no manual e corrija suas referências: - Parte de publicação (capítulo de livro) - Publicação periódica como um todo - Artigo de periódico b) Apenas as iniciais em maiúscula do título, com exceção de nomes próprios; c) Veja no manual como é grafada o campo de edição, alguns estão escritos abreviados outro sem abreviação. Lembre-se que as referências devem ter um padrão, corrija. Retire também 5ª, o correto é 5. ed. d) Subtítulo todo em letras minúsculas, com exceção de nomes próprios. Referência incompleta: VIANA, Odaléa Aparecida. Avaliações dos Desenhos de Planificações de Figuras Geométricas no Ensino Básico. São Paulo, 2015. Coloque o trabalho todo no padrão do Guia e utilize o Template para configurar seu trabalho. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções corretas de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções faça um novo depósito. on 2024-08-05T15:32:50Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Dyane Costa (dyane983@gmail.com) on 2024-08-13T16:48:59Z No. of bitstreams: 1 COSTA (2023) - Modelagem matemática aplicada.pdf: 1784091 bytes, checksum: 1e6ee13f0ff31a725f72c520c0130c34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Dyane Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o template de TCC disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1-Referencias: ALMEIDA, L. M. W. Estratégias ( O que deve ser evidenciado em negrito é o nome da revista) ARAÚJO, J. de L.; ROCHA, A. P.; MARTINS, D. A. Papel da matemática ( O que deve ser evidenciado em negrito é o nome da revista) APPOLINÁRIO, Fábio. Dicionário de Metodologia Científica (Se negrita o título, você colocou negrito na editora) BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática… Trabalhos apresentados em eventos (Congresso, Simpósio, Conferência, etc) página 24 do manual. Corrija (somente a primeira palavra do título de estar em maiúculo o restante das palavras se escrevem em minúsculo) BASSANEZI, Rodney. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. (As referências devem ter os elementos obrigatórios: autor, título, local de publicação, dia, mês e ano de publicação) refaça essa referência. BIEMBENGUT, M. S, HEIN, N., Modelagem Matemática no ensino. ( na reimpressão usar o ponto para indicar a quantidade. Ex: 3. reimpressão e 5. reimpressão) BURAK, Dionísio. Modelagem Matemática e a Sala de Aula. (Trabalhos apresentados em eventos (Congresso, Simpósio, Conferência, etc) página 24 do manual. ) está errado o negrito. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: (subtítulo em minúsculo) FOUCAULT, M. A coragem da verdade: o governo de si e dos outros (e negrita o título, você colocou negrito na editora) FOUCAULT, M.. A Arqueologia do Saber. ( retire s. 8ª ed. 3ª tiragem, substituir por ponto) (e mais uma vez você deve negritar o título, você colocou negrito na editora) Onde houver tradutor usar esse exemplo: SOBRENOME, Nome do autor. Título: Subtítulo (se houver). Tradução: Nome do tradutor. Local: Editora, data de publicação. FREUDENTHAL.HANS. Contos Jovens de Autor Maduro (As referências devem ter os elementos obrigatórios: autor, título, local de publicação, dia, mês e ano de publicação) refaça essa referência. GALBRAITH, P. Models of modelling: genres, purposes or perspectives. Journal of Mathematical Modelling and Application (enegrita o título, você colocou negrito na cidade) LORENZATO, S. Por que não ensinar geometria? (Estão incompletas as informações) REFAÇA O RESTANTE SEGUINDO ESSES MODELOS JÁ CORRIGIDOS AQUI Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções corretas de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções faça um novo depósito. on 2024-08-14T16:20:09Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Dyane Costa (dyane983@gmail.com) on 2024-08-30T08:41:34Z No. of bitstreams: 1 COSTA (2023) - Modelagem matemática aplicada.pdf: 1906288 bytes, checksum: 67550fa2f4fcea2fac2612813d203bba (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Dyane Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o template de TCC disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Sumário, corrigir subseção 2.3, tem um X no lugar da mesma; 2- retirar o ponto que aparece após o número indicativo da introdução: 1. INTRODUÇÃO 3- o mesmo do item anterior para os demais: 2.1. Objetivos ; 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA , verificar toda a sequência do trabalho; 4- corrigir a formatação das legendas das figuras e demais legendas, veja também que não são em negrito. Elas devem se apresentar dessa forma: Figura 1 - Título... . 5- tem texto muito junto de figuras, imagens, gráficos deve ter o espaçamento (1,5) entre eles; 6-Referencias: ARAÚJO, J. L.; CAMPOS, I. S. Negotiating the Use of Mathematics in a Mathematical Modelling Project. In: STILLMAN, G. A.; BLUM, W.; BIEMBENGUT, M. S. (Ed.). Mathematical Modelling in Education Research and Practice: cultural, social and cognitive influences. New York: Springer, 2015. p. 283-291. ( o que deve ficar em destaque é o título que aparece após a preposição In, e NÃO a editora, segue, o que deve DESTACAR: Mathematical Modelling in Education Research and Practice:) APPOLINÁRIO, Fábio. Dicionário de Metodologia Científica (Deve DESTACAR o título, e NÃO a editora) BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática… Trabalhos apresentados em eventos (Congresso, Simpósio, Conferência, etc) página 24 do Guia. Corrija (DESTACAR Anais e NÃO a editora) BASSANEZI, Rodney. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. (DESTACAR o título e NÃO a editora ) BASSANEZI, Rodney. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. Editora Contexto; 4. Ed. (1 agosto 2002), Idioma: Português, Capa comum : 392 páginas, ISBN 10:8572442073, ISBN-13 : 978-8572442077. Dimensões : 22.1 x 16 x 1.78 cm. 2022. ( corrigir essa referência, está fora do padrão, tem informações desnecessárias, colocar apenas, autoria, título e imprenta) BIEMBENGUT, M. S, HEIN, N., Modelagem Matemática no ensino. ( na reimpressão usar o ponto para indicar a quantidade. Ex: 3. reimpressão e 5. reimpressão, e ainda DESTACAR o título e NÃO a editora) BIEMBENGUT, M. S; HEIN, N. Modelagem matemática no ensino. 5 ed. São Paulo: Contexto, 2018. (DESTACAR o título e NÃO a editora) BIEMBENGUT, M. S; HEIN, N. Modelagem matemática no ensino. 5. ed.,5°reimpressão São Paulo: Contexto, 2023. (DESTACAR o título e NÃO a editora) BIEMBENGUT, M. S, HEIN, N. Modelagem Matemática no ensino. São Paulo: Contexto, 2000. (DESTACAR o título e NÃO a editora) BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem Matemática no Ensino. São Paulo: Contexto, 2014. (DESTACAR o título e NÃO a editora) BELTRÃO, M. E. P.; IGLIORI, S. B. C. Modelagem Matemática e Aplicações: abordagens para o ensino de funções. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 12, n. 1, p.17-42, 2010. (DESTACAR o título do periódico) BURAK, Dionísio. Modelagem Matemática e a Sala de Aula. (alinhar essa referência a esquerda) BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: (Destacar o título) FOUCAULT, M. A coragem da verdade: o governo de si e dos outros (negrita o título, você colocou negrito na editora) FOUCAULT, M.. A Arqueologia do Saber. ( retire s. 8ª ed. 3ª tiragem, substituir por ponto) (e mais uma vez você deve negritar o título, você colocou negrito na editora) FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. 24. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014b. (DESTACAR o título e NÃO a editora) Onde houver tradutor usar esse exemplo: SOBRENOME, Nome do autor. Título: Subtítulo (se houver). Tradução: Nome do tradutor. Local: Editora, data de publicação. FREUDENTHAL.HANS. Contos Jovens de Autor Maduro (As referências devem ter os elementos obrigatórios: autor, título, e imprenta) refaça essa referência. GALBRAITH, P. Models of modelling: genres, purposes or perspectives. Journal of Mathematical Modelling and Application (DESTACAR o título do PERIÓDICO) LORENZATO, S. Por que não ensinar geometria? (Estão incompletas as informações) REFAÇA O RESTANTE SEGUINDO ESSES MODELOS JÁ CORRIGIDOS AQUI, E TAMBÉM PELOS MODELOS DE REFERÊNCIAS QUE ESTÃO NO GUIA, A PARTIR DA FOLHA 18. Essas correções foram solicitas no dia 14/08/24. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções faça um novo depósito. on 2024-09-09T10:37:53Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Dyane Costa (dyane983@gmail.com) on 2024-10-21T08:52:24Z No. of bitstreams: 1 COSTA (2023) - Modelagem mátematica aplicada.pdf: 1876154 bytes, checksum: 9590bd7c4a9ffff93a36189d691b6028 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Dyane Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o template de TCC disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- o subtítulo do tema do seu trabalho, as palavras não precisam iniciar com maiúsculas: Estudo De Embalagens, corrigir nas folhas iniciais; 2- fazer alinhamento da numeração das folhas, na lista de GRAFICOS; corrigir também a lista de FLUXOGRAMA; 3- corrigir configuração do título das figuras, devem apresentar esta forma: Figura 1 – Título, segue: Figura 1: Poliedro, correto: Figura 1- Poliedro; corrigir em todos; 4- corrigir configuração do título dos quadros, Quadro I: Nomes dos poliedros quanto ao número de faces, correto: Quadro 1 - Nomes dos poliedros quanto ao número de faces, não fica em destaque e separar por um traço; 5- corrigir configuração do Fluxograma 1: artigos incluídos e excluídos, correto: Fluxograma 1- artigos incluídos e excluídos; o mesmo para título de Imagem, segue: Imagem 1: Expondo cada material, verificar todas; 6- tem texto muito junto de figuras, imagens, gráficos deve ter o espaçamento (1,5) entre eles; 7-Referencias: - referências de periódicos, destacar o título do periódico; - verifique que tem duas referências juntas, que não foi dado espaçamento; ARAÚJO, J. L.; CAMPOS, I. S. Negotiating the Use of Mathematics in a Mathematical Modelling Project. In: STILLMAN, G. A.; BLUM, W.; BIEMBENGUT, M. S. (Ed.). Mathematical Modelling in Education Research and Practice: cultural, social and cognitive influences. New York: Springer, 2015. p. 283-291. ( o que deve ficar em destaque é o título que aparece após a preposição In, segue, o que deve DESTACAR: Mathematical Modelling in Education Research and Practice:) BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática… Trabalhos apresentados em eventos (Congresso, Simpósio, Conferência, etc) página 24 do Guia. Corrija, DESTACAR Anais BASSANEZI, Rodney. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. Editora Contexto; 4. Ed. (1 agosto 2002), Idioma: Português, Capa comum : 392 páginas, ISBN 10:8572442073, ISBN-13 : 978-8572442077. Dimensões : 22.1 x 16 x 1.78 cm. 2022. (ainda não corrigiu, corrigir essa referência, está fora do padrão, tem informações desnecessárias, colocar apenas, autoria, título e imprenta) BIEMBENGUT, M. S, HEIN, N., Modelagem Matemática no ensino. ( na reimpressão usar o ponto para indicar a quantidade. Ex: 3. reimpressão e 5. reimpressão; BURAK, Dionísio. Modelagem Matemática e a Sala de Aula. (DESTACAR Anais) FOUCAULT, M.. A Arqueologia do Saber. ( retire 8ª ed. 3ª tiragem, substituir por ponto) FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. 24ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014b. (retire 24ª , substituir por ponto) (e ainda dê espaçamento entre essas referências) FREUDENTHAL.HANS. Contos Jovens de Autor Maduro (As referências devem ter os elementos obrigatórios: autor, título, e imprenta) ainda não corrigiu; GALBRAITH, P. Models of modelling: genres, purposes or perspectives. Journal of Mathematical Modelling and Application (DESTACAR o título do PERIÓDICO), ainda não corrigiu; REFAÇA O RESTANTE SEGUINDO ESSES MODELOS JÁ CORRIGIDOS AQUI, E TAMBÉM PELOS MODELOS DE REFERÊNCIAS QUE ESTÃO NO GUIA, A PARTIR DA FOLHA 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções corretas de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções faça um novo depósito. on 2024-10-21T11:52:47Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Dyane Costa (dyane983@gmail.com) on 2024-11-21T10:21:54Z No. of bitstreams: 1 COSTA (2023) - Modelagem matemática aplicada.pdf: 1246508 bytes, checksum: 0cf656d4e7c0115b455251a3724f5143 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Dayane Solicito que você refaça a ficha catalográfica, pois ficou desformatada. E também o código cutter está incorreto. O seu código é C837. Corrigir margens das lista de figuras e sumário. Veja que que você colocou apenas Imagens e Fluxograma e Gráfico. Qual é a diferença de figuras e imagens???? Paginação está incorreta. A introdução deveria começar na folha 15, já que a capa não entra na contagem. Por favor, corrija as iniciais das seções Objetivos geral e específico Seção 2.6 ficou sozinha da página Corrija a formatação de suas referências e coloque o destaque em negrito nos elementos certos. Sugiro que você use o Guia de Formatação para fazer uma revisão em seu trabalho. on 2024-11-22T14:49:52Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Dyane Costa (dyane983@gmail.com) on 2024-12-09T11:37:55Z No. of bitstreams: 1 COSTA (2023) - Modelagem matematica aplicada.pdf: 1269070 bytes, checksum: 897f303b4f5eb2bdd5f97b834efcaef3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Dyane Para a correção de Formatação de seu TCC: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o template de TCC disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Ficha catalográfica, o código cutter ainda está incorreto C837, falta após o último número a letra inicial do título, seu sobrenome está duplicado, e ainda, o título é em caixa baixa, com exceção da primeira letra, fazer nova emissão em “Documentos úteis” no Repositório, neste mesmo menu, encontra-se tutorial para emissão; 2- sumário, títulos das seções são alinhados a partir do maior indicativo numérico, incluindo os elementos pós-textuais, e ainda destaque as seções e subseções que devem ser destacadas. A subseção 3.6.1 está fora de lugar. Veja Template e folha 52 do Guia para as correções; 3- Introdução é folha 13, capa não se conta; 4- não se coloca ponto após o número indicativo das seções: 2. OBJETIVOS , 5. DISCUSSÃO , 6. CONSIDERAÇÕES 5- faça suas seções e subseções dentro do trabalho conforme seu sumário, por ex: 2.2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA , não existe no sumário, e o número indicativo está igual a está que tem no sumário: 2.2 específicos, corrija para que seu trabalho não fique confuso demais; 6- corrigir configuração do título do quadro, devem apresentar esta forma: Quadro 1 – Título (sem destaque), segue: Quadro I - Nomes dos poliedros quanto ao número de faces, correto: Quadro 1- Nomes dos poliedros quanto ao número de faces; 7-REFERÊNCIAS, deve ser centralizado, pois não tem número indicativo; - referências de periódicos, destacar o título do periódico, ainda não corrigiu, continua do mesmo jeito; - o que deve ficar em destaque na referência abaixo, é o título que aparece após a preposição In, segue, o que deve DESTACAR: Mathematical Modelling in Education Research and Practice: ARAÚJO, J. L.; CAMPOS, I. S. Negotiating the Use of Mathematics in a Mathematical Modelling Project. In: STILLMAN, G. A.; BLUM, W.; BIEMBENGUT, M. S. (Ed.). Mathematical Modelling in Education Research and Practice: cultural, social and cognitive influences. New York: Springer, 2015. p. 283-291. - Trabalhos apresentados em eventos (Congresso, Simpósio, Conferência, etc) página 24 do Guia. Corrija, DESTACAR Anais , você não corrigiu ainda; BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática… BURAK, Dionísio. Modelagem Matemática e a Sala de Aula. (DESTACAR Anais) , você não corrigiu ainda; FREUDENTHAL.HANS. Contos Jovens de Autor Maduro. São Paulo: Scortecci Editora, 2013. (retirar a palavra Editora); GALBRAITH, P. Models of modelling: genres, purposes or perspectives. Journal of Mathematical Modelling and Application (DESTACAR o título do PERIÓDICO), você ainda não corrigiu; REFAÇA O RESTANTE SEGUINDO ESSES MODELOS JÁ CORRIGIDOS AQUI, E TAMBÉM PELOS MODELOS DE REFERÊNCIAS QUE ESTÃO NO GUIA, A PARTIR DA FOLHA 21. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções corretas de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Caso queira que seja corrigido na biblioteca, faça agendamento de horário pelo e-mail: segebi.macapa@ifap.edu.br Após as correções faça um novo depósito. on 2024-12-12T14:52:16Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Dyane Costa (dyane983@gmail.com) on 2025-01-03T00:18:34Z No. of bitstreams: 1 COSTA (2023) - Modelagem matemática aplicada.pdf: 1312809 bytes, checksum: 1873f29d31ae6df066cd44edde54806d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Bom dia, Dyane, No trabalho: - Ficha catalográfica em caixa baixa, somente iniciais de nome próprios, em caixa alta; - no sumário, alinhar Referências e Apêndice com Considerações finais; - seção 4, colocar em inicio de folha; -referências: - referências de evento, destacar a palavra Anais; - ensino. 5. ed., 3. São Paulo, retirar o número, está sem sentido; - revise suas referências pelos exemplos do Guia, a partir da folha 21. Após correções, faça um novo depósito. on 2025-01-13T09:31:14Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Dyane Costa (dyane983@gmail.com) on 2025-01-14T07:33:59Z No. of bitstreams: 1 COSTA (2023) - Modelagem matemática aplicada.pdf: 1311137 bytes, checksum: dc2138b7e1408b7c4e9422c6f6acd71d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2025-01-14T11:05:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 COSTA (2023) - Modelagem matemática aplicada.pdf: 1311137 bytes, checksum: dc2138b7e1408b7c4e9422c6f6acd71d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-01-14T11:05:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 COSTA (2023) - Modelagem matemática aplicada.pdf: 1311137 bytes, checksum: dc2138b7e1408b7c4e9422c6f6acd71d (MD5) Previous issue date: 2023-12-15 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | geometria | pt_BR |
dc.subject | geometry | pt_BR |
dc.subject | modelagem matemática | pt_BR |
dc.subject | mathematical modeling | pt_BR |
dc.subject | embalagem | pt_BR |
dc.subject | packaging | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.title | Modelagem matemática aplicada a geometria espacial: estudo de embalagens | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCMCP - Licenciatura em Matemática |
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