Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1054
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso do simulador Phet no ensino do calor latente e calor sensível
Título(s) alternativo(s): The use of the Phet simulator in teaching latent heat and sensible heat
Autor(es): CARMO, Elian Brito do
Primeiro Orientador: ALMEIDA, Willians Lopes de
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo exploratório e qualitativo sobre a utilização do simulador PhET (Physics Education Technology) como recurso didático para o ensino de calor latente e calor sensível. O objetivo principal foi investigar a eficácia dessa ferramenta virtual dentro do processo de aprendizagem, e obter dados sobre a sua contribuição para o entendimento dos conceitos relacionados a calor latente e calor sensível. O ensino de Física sempre foi desafiador, visto que muitos alunos temem a disciplina, uma vez que o ensino tradicional, embora eficaz, apresenta algumas especificidades que podem ser aperfeiçoadas quando usado outros meios para desenvolver conceitos físicos, como as TDIC (Tecnologias digitais da informação e comunicação). Este estudo foi realizado no Instituto Federal do Amapá (câmpus Macapá), com uma turma de ensino médio, a fim de analisar através de aulas expositivas e lúdicas com o simulador, a efetividade e o impacto que o simulador traz sobre os alunos. Portanto, através dos dados ob
Abstract: This work presents an exploratory and qualitative study on the use of the PhET (Physics Education Technology) simulator as a didactic resource for teaching latent heat and sensible heat. The main objective was to investigate the effectiveness of this virtual tool within the learning process, and to obtain data on its contribution to the understanding of concepts related to latent heat and sensible heat. The teaching of Physics has always been challenging, since many students fear the discipline, since traditional teaching, although effective, it has some specificities that can be improved when using other means to develop physical concepts, such as DICT (Digital Information and Communication Technologies). This study was carried out at the Federal Institute of Amapá (Macapá campus), with a high school class, in order to analyze through expository and playful classes with the simulator, the effectiveness and impact that the simulator brings on students. Therefore, through the data obtained, the effectiveness o
Palavras-chave: PHET
PHET
Calor sensível
Sensitive heat
Calor latente
Latent heat
TDIC
DICT
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Licenciatura em Física
Citação: CARMO, Elian Brito do. O uso do simulador Phet no ensino do calor latente e calor sensível. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1054
Data do documento: 6-Dez-2024
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARMO(2024)- O uso do simulador Phet (1).pdf624,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons