Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1054
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1ALMEIDA, Willians Lopes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9560686413040002pt_BR
dc.creatorCARMO, Elian Brito do-
dc.date.accessioned2025-01-13T15:22:00Z-
dc.date.available2025-01-13-
dc.date.available2025-01-13T15:22:00Z-
dc.date.issued2024-12-06-
dc.identifier.citationCARMO, Elian Brito do. O uso do simulador Phet no ensino do calor latente e calor sensível. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Instituto Federal do Amapá, Macapá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1054-
dc.description.abstractThis work presents an exploratory and qualitative study on the use of the PhET (Physics Education Technology) simulator as a didactic resource for teaching latent heat and sensible heat. The main objective was to investigate the effectiveness of this virtual tool within the learning process, and to obtain data on its contribution to the understanding of concepts related to latent heat and sensible heat. The teaching of Physics has always been challenging, since many students fear the discipline, since traditional teaching, although effective, it has some specificities that can be improved when using other means to develop physical concepts, such as DICT (Digital Information and Communication Technologies). This study was carried out at the Federal Institute of Amapá (Macapá campus), with a high school class, in order to analyze through expository and playful classes with the simulator, the effectiveness and impact that the simulator brings on students. Therefore, through the data obtained, the effectiveness opt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo exploratório e qualitativo sobre a utilização do simulador PhET (Physics Education Technology) como recurso didático para o ensino de calor latente e calor sensível. O objetivo principal foi investigar a eficácia dessa ferramenta virtual dentro do processo de aprendizagem, e obter dados sobre a sua contribuição para o entendimento dos conceitos relacionados a calor latente e calor sensível. O ensino de Física sempre foi desafiador, visto que muitos alunos temem a disciplina, uma vez que o ensino tradicional, embora eficaz, apresenta algumas especificidades que podem ser aperfeiçoadas quando usado outros meios para desenvolver conceitos físicos, como as TDIC (Tecnologias digitais da informação e comunicação). Este estudo foi realizado no Instituto Federal do Amapá (câmpus Macapá), com uma turma de ensino médio, a fim de analisar através de aulas expositivas e lúdicas com o simulador, a efetividade e o impacto que o simulador traz sobre os alunos. Portanto, através dos dados obpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by ELIAN CARMO (iesalana2000@gmail.com) on 2025-01-13T14:19:55Z No. of bitstreams: 1 CARMO(2024)- O uso do simulador Phet (1).pdf: 639233 bytes, checksum: 88eb5cd720aeace5dde5ada4f5b77836 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzana Cardoso (suzana.cardoso@ifap.edu.br) on 2025-01-13T15:22:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CARMO(2024)- O uso do simulador Phet (1).pdf: 639233 bytes, checksum: 88eb5cd720aeace5dde5ada4f5b77836 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-13T15:22:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CARMO(2024)- O uso do simulador Phet (1).pdf: 639233 bytes, checksum: 88eb5cd720aeace5dde5ada4f5b77836 (MD5) Previous issue date: 2024-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Físicapt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPHETpt_BR
dc.subjectPHETpt_BR
dc.subjectCalor sensívelpt_BR
dc.subjectSensitive heatpt_BR
dc.subjectCalor latentept_BR
dc.subjectLatent heatpt_BR
dc.subjectTDICpt_BR
dc.subjectDICTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleO uso do simulador Phet no ensino do calor latente e calor sensívelpt_BR
dc.title.alternativeThe use of the Phet simulator in teaching latent heat and sensible heatpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal do Amapápt_BR
Aparece nas coleções:TCCMCP - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARMO(2024)- O uso do simulador Phet (1).pdf624,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons