Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1008
Tipo: | Dissertação |
Título: | O papel e atuação do tradutor e intérprete educacional de libras no processo de ensino-aprendizagem na educação básica |
Autor(es): | SILVA, Estefany Carvalho da |
Primeiro Orientador: | SILVA, Diego Armando Silva da |
Resumo: | A LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida como língua oficialmente no Brasil muito recentemente, em 2002, pela Lei 10.436 e só teve sua regulamentação com o decreto 5626/05 e, posteriormente, a Lei 12.319/10. Com isso, as discussões sobre quais as atribuições conferidas aos profissionais intérpretes que atuam no âmbito educacional ganharam maior fervor. O objetivo desse trabalho é trazer reflexões sobre o papel e atuação do profissional Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais - TILS no processo de ensino-aprendizagem do aluno surdo nesse contexto de tríplice envolvimento (professor-intérprete-aluno) na escola inclusiva. A pesquisa deste estudo é caracterizada como de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e sua coleta de dados feita por meio da plataforma google forms, em questionário semiestruturado aplicado aos intérpretes educacionais dos municípios de Macapá e Santana, pertencentes a Rede Estadual de Educação do Amapá. Por se tratar de pesquisa com seres humanos, o projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Sendo assim, observou-se que os TILS que atuam diretamente com os alunos surdos em sala de aula possuem funções específicas, no entanto, estes papéis ainda não estão muito claros para os participantes do processo, mostrando a relevância deste trabalho para a discussão deste tema tão importante para a educação de surdos no Brasil. A partir destes pontos, este estudo culminou na elaboração de um aplicativo informativo como Produto Educacional intitulado “TILS”. Este teve como finalidade identificar as atribuições, competências e o escopo de práticas do profissional TILS que atua em sala de aula, fazendo a distinção de seu papel no espaço escolar. |
Abstract: | LIBRAS - Brazilian Sign Language was officially recognized as a language in Brazil very recently, in 2002, by Law 10.436 and only had its regulation with Decree 5626/05 and, later, Law 12.319/10. As a result, discussions about the attributions given to professional interpreters who work in the educational field gained greater fervor. The objective of this work is to bring reflections on the role and performance of the professional Sign Language Translator and Interpreter - TILS in the teaching-learning process of the deaf student in this context of triple involvement (teacher-interpreter-student) in the inclusive school. The research in this study is characterized as applied in nature, with a qualitative approach and data collection made through the google forms platform, in a semi-structured questionnaire applied to educational interpreters in the municipalities of Macapá and Santana, belonging to the State Education Network of Amapá. As it is a research with human beings, the project was submitted and approved by the Research Ethics Committee. Thus, it was observed that the TILS that work directly with deaf students in the classroom have specific functions, however, these roles are still not very clear to the participants in the process, showing the relevance of this work for the discussion of this topic. so important for the education of the deaf in Brazil. From these points, this study culminated in the development of an informative application as an Educational Product entitled "TILS". This aimed to identify the attributions, skills and scope of practices of the TILS professional who works in the classroom, distinguishing their role in the school space. |
Palavras-chave: | Intérprete Aluno surdo Interpreter deaf student Professor teacher |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica |
Citação: | SILVA, Estefany Carvalho da. O papel e atuação do tradutor e intérprete educacional de libras no processo de ensino-aprendizagem na educação básica. 2023. 83f.: II. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Amapá, Santana, AP, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1008 |
Data do documento: | 31-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações - PROFEPT |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA (2023) - O papel e atuação do tradutor.pdf | 2,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons