Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1004
Tipo: Dissertação
Título: Tríplice invisibilidade de estudantes negras com altas habilidades / superdotação: narrativas no Instituto Federal do Amapá (IFAP), Macapá
Título(s) alternativo(s): Triple invisibility experienced by gifted and talented Black female students: narratives from the Federal Institute of Amapá (IFAP), Macapá
Autor(es): ABAD, Thais Marluce Marques
Primeiro Orientador: ALMEIDA, David Figueiredo de
Resumo: As políticas afirmativas têm como objetivo atender setores da sociedade que sofrem com discriminação, injustiça, racismo ou exclusão. No contexto da Educação Especial, estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) são muitas vezes ignorados ou invisíveis para professores, técnicos educacionais e para a sociedade em geral. Esse fenômeno é particularmente preocupante quando se trata de estudantes do sexo feminino, principalmente se elas forem negras, situação que se refere à "tríplice invisibilidade". O problema se agrava pela falta de identificação e encaminhamento desses estudantes para os Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) em Institutos Federais. Este estudo busca entender melhor essas questões por meio de uma investigação no Instituto Federal do Amapá, campus Macapá, focando nas narrativas de estudantes com AH/SD que se autodeclaram etnicamente negras. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e exploratória. A amostragem foi não probabilística, com a participação de docentes e técnicos do NAPNE, bem como duas estudantes que se autodeclararam negras e foram indicadas por professores por apresentarem comportamentos associados a AH/SD. Foram utilizados roteiros de entrevistas semiestruturadas tanto para os estudantes quanto para os docentes e técnicos pedagógicos. Os resultados revelaram várias questões importantes: a falta de conhecimento técnico sobre AH/SD entre docentes e técnicos educacionais, dificuldades na identificação de estudantes com essas habilidades no instituto, o impacto da "Síndrome do Impostor" em mulheres negras com AH/SD, e os desafios na implementação de políticas de inclusão. Como resultado dessa pesquisa, foi desenvolvido um conto que visa disseminar informações sobre os resultados da pesquisa, utilizando uma linguagem acessível para todos os públicos. Esse recurso educativo pretende facilitar o empoderamento, fornecendo informações sobre direitos, recursos disponíveis e estratégias para superar os desafios, além de sensibilizar a comunidade escolar sobre as questões enfrentadas por estudantes com AH/SD.
Abstract: Affirmative policies aim to address sectors of society that suffer from discrimination, injustice, racism, or exclusion. In the context of Special Education, Gifted and talented students (G&T) are often ignored or invisible to teachers, educational technicians, and society in general. This phenomenon is especially concerning when it comes to female students, particularly if they are black, a situation referred to as "triple invisibility." The problem is exacerbated by the lack of identification and referral of these students to the Nuclei for Assistance to People with Specific Educational Needs (NAPNE) in Federal Institutes. This study seeks to better understand these issues through an investigation at the Federal Institute of Amapá, Macapá campus, focusing on the narratives of G&T who self-identify as ethnically black. The research adopts a qualitative and exploratory approach. The sampling was non-probabilistic, with the participation of teachers and technicians from NAPNE, as well as two students who self-identified as black and were referred by teachers for exhibiting gifted behaviors. Semi-structured interview scripts were used for both the students and the pedagogical teachers/technicians. The results revealed several important issues: the lack of technical knowledge about giftedness and talent among teachers and educational technicians, challenges in identifying students with these abilities in the institute, the impact of the "Impostor Syndrome" on G&T black women, and the difficulties in implementing inclusion policies. As a result of this research, a short story was developed to disseminate information about the research results, using accessible language for all audiences. This educational resource aims to facilitate empowerment by providing information on rights, available resources, and strategies to overcome challenges, as well as raising awareness among the school community about the issues faced by G&T students.
Palavras-chave: Altas habilidades/superdotação
Tríplice Invisibilidade
Mulheres negras
Narrativas
Giftedness
Triple invisibility
Black women
Narratives
CNPq: CNPQ: CIENCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
Citação: ABAD, Thais Marluce Marques. Tríplice Invisibilidade de Estudantes Negras com Altas Habilidades/ Superdotação: narrativas no Instituto Federal do Amapá (IFAP), Macapá. 2024. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Amapá, Santana, AP, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1004
Data do documento: 18-Abr-2024
Aparece nas coleções:Dissertações - PROFEPT

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABAD (2024) Tríplice invisibilidade de Estudantes.pdfABAD (2024) Tríplice invisibilidade de Estudantes776,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons