Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1004
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | ALMEIDA, David Figueiredo de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1044087370606163 | pt_BR |
dc.creator | ABAD, Thais Marluce Marques | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6996897532417143 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-13T10:51:25Z | - |
dc.date.available | 2024-08-13 | - |
dc.date.available | 2024-08-13T10:51:25Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-18 | - |
dc.identifier.citation | ABAD, Thais Marluce Marques. Tríplice Invisibilidade de Estudantes Negras com Altas Habilidades/ Superdotação: narrativas no Instituto Federal do Amapá (IFAP), Macapá. 2024. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal do Amapá, Santana, AP, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1004 | - |
dc.description.abstract | Affirmative policies aim to address sectors of society that suffer from discrimination, injustice, racism, or exclusion. In the context of Special Education, Gifted and talented students (G&T) are often ignored or invisible to teachers, educational technicians, and society in general. This phenomenon is especially concerning when it comes to female students, particularly if they are black, a situation referred to as "triple invisibility." The problem is exacerbated by the lack of identification and referral of these students to the Nuclei for Assistance to People with Specific Educational Needs (NAPNE) in Federal Institutes. This study seeks to better understand these issues through an investigation at the Federal Institute of Amapá, Macapá campus, focusing on the narratives of G&T who self-identify as ethnically black. The research adopts a qualitative and exploratory approach. The sampling was non-probabilistic, with the participation of teachers and technicians from NAPNE, as well as two students who self-identified as black and were referred by teachers for exhibiting gifted behaviors. Semi-structured interview scripts were used for both the students and the pedagogical teachers/technicians. The results revealed several important issues: the lack of technical knowledge about giftedness and talent among teachers and educational technicians, challenges in identifying students with these abilities in the institute, the impact of the "Impostor Syndrome" on G&T black women, and the difficulties in implementing inclusion policies. As a result of this research, a short story was developed to disseminate information about the research results, using accessible language for all audiences. This educational resource aims to facilitate empowerment by providing information on rights, available resources, and strategies to overcome challenges, as well as raising awareness among the school community about the issues faced by G&T students. | pt_BR |
dc.description.resumo | As políticas afirmativas têm como objetivo atender setores da sociedade que sofrem com discriminação, injustiça, racismo ou exclusão. No contexto da Educação Especial, estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) são muitas vezes ignorados ou invisíveis para professores, técnicos educacionais e para a sociedade em geral. Esse fenômeno é particularmente preocupante quando se trata de estudantes do sexo feminino, principalmente se elas forem negras, situação que se refere à "tríplice invisibilidade". O problema se agrava pela falta de identificação e encaminhamento desses estudantes para os Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) em Institutos Federais. Este estudo busca entender melhor essas questões por meio de uma investigação no Instituto Federal do Amapá, campus Macapá, focando nas narrativas de estudantes com AH/SD que se autodeclaram etnicamente negras. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e exploratória. A amostragem foi não probabilística, com a participação de docentes e técnicos do NAPNE, bem como duas estudantes que se autodeclararam negras e foram indicadas por professores por apresentarem comportamentos associados a AH/SD. Foram utilizados roteiros de entrevistas semiestruturadas tanto para os estudantes quanto para os docentes e técnicos pedagógicos. Os resultados revelaram várias questões importantes: a falta de conhecimento técnico sobre AH/SD entre docentes e técnicos educacionais, dificuldades na identificação de estudantes com essas habilidades no instituto, o impacto da "Síndrome do Impostor" em mulheres negras com AH/SD, e os desafios na implementação de políticas de inclusão. Como resultado dessa pesquisa, foi desenvolvido um conto que visa disseminar informações sobre os resultados da pesquisa, utilizando uma linguagem acessível para todos os públicos. Esse recurso educativo pretende facilitar o empoderamento, fornecendo informações sobre direitos, recursos disponíveis e estratégias para superar os desafios, além de sensibilizar a comunidade escolar sobre as questões enfrentadas por estudantes com AH/SD. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thaís Marluce Marques Abad (tmabad74@gmail.com) on 2024-08-12T17:31:15Z No. of bitstreams: 1 ABAD (2024) Tríplice invisibilidade de Estudantes.pdf: 795400 bytes, checksum: 6d10a6a885b212e74d3e93a7f7abbbed (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br) on 2024-08-13T10:51:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ABAD (2024) Tríplice invisibilidade de Estudantes.pdf: 795400 bytes, checksum: 6d10a6a885b212e74d3e93a7f7abbbed (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-08-13T10:51:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ABAD (2024) Tríplice invisibilidade de Estudantes.pdf: 795400 bytes, checksum: 6d10a6a885b212e74d3e93a7f7abbbed (MD5) Previous issue date: 2024-04-18 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal do Amapá | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFAP | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Altas habilidades/superdotação | pt_BR |
dc.subject | Tríplice Invisibilidade | pt_BR |
dc.subject | Mulheres negras | pt_BR |
dc.subject | Narrativas | pt_BR |
dc.subject | Giftedness | pt_BR |
dc.subject | Triple invisibility | pt_BR |
dc.subject | Black women | pt_BR |
dc.subject | Narratives | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ: CIENCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.title | Tríplice invisibilidade de estudantes negras com altas habilidades / superdotação: narrativas no Instituto Federal do Amapá (IFAP), Macapá | pt_BR |
dc.title.alternative | Triple invisibility experienced by gifted and talented Black female students: narratives from the Federal Institute of Amapá (IFAP), Macapá | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações - PROFEPT |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ABAD (2024) Tríplice invisibilidade de Estudantes.pdf | ABAD (2024) Tríplice invisibilidade de Estudantes | 776,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons