Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1002
Tipo: | Artigo Acadêmico |
Título: | MEME: uma abordagem sobre o gênero textual como ferramenta digital no ensino de Língua Portuguesa |
Título(s) alternativo(s): | MEME: an approach to textual genre as a digital tool in portuguese language teaching |
Autor(es): | SANTOS, Roberta Lima dos |
Primeiro Orientador: | DIAS, Klessis Lopes |
Resumo: | Com o surgimento de novas tecnologias, as informações são propagadas com uma velocidade muito grande e nesse contexto os memes vêm ganhando espaço nas redes sociais e influenciando cada vez mais as formas tanto de leitura quanto de escrita, já que a sociedade e o cotidiano estão cada vez mais movidos por tecnologias digitais. Pretende-se neste artigo abordar a importância de discutir as potencialidades da linguagem memética no contexto educacional. Assim, o objetivo geral deste estudo é fazer uma abordagem sobre o gênero textual meme enquanto ferramenta digital no ensino de Língua Portuguesa do Ensino Médio proporcionando novos contextos de aprendizagens significativas, bem como contribuir significativamente para o desenvolvimento das práticas de linguagens digitais, prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). E para discorrer em face dos objetivos e problemáticas abordados, especificamente, esta pesquisa buscará discutir a importância do gênero meme como ferramenta digital a ser trabalhado no Ensino Médio, apresentar os multiletramentos presentes na linguagem memética, mostrar que é possível ressignificar o ensino de Língua Portuguesa através de novas práticas de linguagens digitais a partir do uso do gênero meme. Trata-se de estudo de natureza básica, com abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos é uma pesquisa descritiva e quanto aos procedimentos técnicos de coleta de dados caracteriza-se como levantamento bibliográfico de obras que possibilitam analisar elementos indispensáveis do gênero textual meme. Palavras-chave: meme; gênero textual; ferramenta digital. |
Abstract: | With the emergence of new technologies, information is propagated with a very high speedkim and in this context memes have been gaining space on social networks and increasingly influencing the forms of both reading and writing, since society and daily life are increasingly driven by digital technologies. The aim of this article is to address the importance of discussing the potential of memetic language in the educational context. Thus, the general objective of this study is to make an approach to the meme textual genre as a digital tool in the teaching of Portuguese Language in High School, providing new contexts of significant learning, as well as contributing significantly to the development of digital language practices, provided for in the National Common Curricular Base (BNCC). And in order to discuss in the face of the objectives and problems addressed, specifically, this research will seek to discuss the importance of the meme genre as a digital tool to be worked on in High School, present the multiliteracies present in the memetic language, show that it is possible to resignify the teaching of Portuguese Language through new practices of digital languages from the use of the meme genre. This is a basic study with a qualitative approach. As for the objectives, it is a descriptive research and as for the technical procedures of data collection, it is characterized as a bibliographic survey of works that make it possible to analyze indispensable elements of the meme textual genre. Keywords: meme; textual genre; digital tool. |
Palavras-chave: | meme abordagem ferramenta digital gênero textual textual genre digital tool meme |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA: |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal do Amapá |
Sigla da Instituição: | IFAP |
metadata.dc.publisher.program: | Pós-Graduação Informática na Educação |
Citação: | SANTOS, Roberta Lima dos. MEME: uma abordagem sobre o gênero textual como ferramenta digital no ensino de Língua Portuguesa. 2023. 13f. Artigo acadêmico (Pós-graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1002 |
Data do documento: | 19-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS (2023) Meme uma abordagem.pdf | 737,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.