Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1002
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1DIAS, Klessis Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9558483576973124pt_BR
dc.creatorSANTOS, Roberta Lima dos-
dc.date.accessioned2024-08-07T15:04:30Z-
dc.date.available2023-12-19-
dc.date.available2024-08-07T15:04:30Z-
dc.date.issued2023-12-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Roberta Lima dos. MEME: uma abordagem sobre o gênero textual como ferramenta digital no ensino de Língua Portuguesa. 2023. 13f. Artigo acadêmico (Pós-graduação em Informática na Educação) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/1002-
dc.description.abstractWith the emergence of new technologies, information is propagated with a very high speedkim and in this context memes have been gaining space on social networks and increasingly influencing the forms of both reading and writing, since society and daily life are increasingly driven by digital technologies. The aim of this article is to address the importance of discussing the potential of memetic language in the educational context. Thus, the general objective of this study is to make an approach to the meme textual genre as a digital tool in the teaching of Portuguese Language in High School, providing new contexts of significant learning, as well as contributing significantly to the development of digital language practices, provided for in the National Common Curricular Base (BNCC). And in order to discuss in the face of the objectives and problems addressed, specifically, this research will seek to discuss the importance of the meme genre as a digital tool to be worked on in High School, present the multiliteracies present in the memetic language, show that it is possible to resignify the teaching of Portuguese Language through new practices of digital languages from the use of the meme genre. This is a basic study with a qualitative approach. As for the objectives, it is a descriptive research and as for the technical procedures of data collection, it is characterized as a bibliographic survey of works that make it possible to analyze indispensable elements of the meme textual genre. Keywords: meme; textual genre; digital tool.pt_BR
dc.description.resumoCom o surgimento de novas tecnologias, as informações são propagadas com uma velocidade muito grande e nesse contexto os memes vêm ganhando espaço nas redes sociais e influenciando cada vez mais as formas tanto de leitura quanto de escrita, já que a sociedade e o cotidiano estão cada vez mais movidos por tecnologias digitais. Pretende-se neste artigo abordar a importância de discutir as potencialidades da linguagem memética no contexto educacional. Assim, o objetivo geral deste estudo é fazer uma abordagem sobre o gênero textual meme enquanto ferramenta digital no ensino de Língua Portuguesa do Ensino Médio proporcionando novos contextos de aprendizagens significativas, bem como contribuir significativamente para o desenvolvimento das práticas de linguagens digitais, prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). E para discorrer em face dos objetivos e problemáticas abordados, especificamente, esta pesquisa buscará discutir a importância do gênero meme como ferramenta digital a ser trabalhado no Ensino Médio, apresentar os multiletramentos presentes na linguagem memética, mostrar que é possível ressignificar o ensino de Língua Portuguesa através de novas práticas de linguagens digitais a partir do uso do gênero meme. Trata-se de estudo de natureza básica, com abordagem qualitativa. Quanto aos objetivos é uma pesquisa descritiva e quanto aos procedimentos técnicos de coleta de dados caracteriza-se como levantamento bibliográfico de obras que possibilitam analisar elementos indispensáveis do gênero textual meme. Palavras-chave: meme; gênero textual; ferramenta digital.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by ROBERTA SANTOS (betata.28@gmail.com) on 2024-07-02T19:18:18Z No. of bitstreams: 1 SANTOS (2023) - Meme uma abordagem.pdf: 794065 bytes, checksum: 985907277f9c27ef08b3f0ea9b21d1cd (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Branca Cruz (branca.cruz@ifap.edu.br), reason: Orientações já enviadas, fazer um depósito por vez. on 2024-07-04T10:03:23Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by ROBERTA SANTOS (betata.28@gmail.com) on 2024-08-02T10:03:55Z No. of bitstreams: 1 SANTOS (2023) Meme uma abordagem.pdf: 759923 bytes, checksum: c6c9cc233db41d3d7b77ea7ef2aaaafe (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Roberta Santos Para que seu depósito seja aceito, você deve fazer correções na descrição do autodepósito e as correções de formatação do seu Artigo. 1 -Não colocar o título (RESUMO E ABSTRACT), apenas o texto referente ao campo. Para a correção de Formatação de seu Artigo: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o template de Artigo disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Referências: a) Deve-se padronizar as referências com o mesmo recurso tipográfico (negrito, itálico ou sublinhado) utilizado para destacar o título. Este recurso tipográfico deve ser uniforme. Esta regra não se aplica às obras sem indicação de autoria, cujo elemento de entrada é o próprio título, que já é destacado com a primeira palavra em letras maiúsculas. b) Apenas as iniciais em maiúscula do título, com exceção de nomes próprios; - referência de periódico, o que fica em destaque é o título da revista; - subtítulo NÃO se destaca; on 2024-08-05T17:51:11Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by ROBERTA SANTOS (betata.28@gmail.com) on 2024-08-05T18:17:04Z No. of bitstreams: 1 SANTOS (2023) Meme uma abordagem.pdf: 754661 bytes, checksum: 2ffed936abc7d87ab6044ae0b904f66a (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br), reason: Boa tarde, Roberta Santos Para a correção de Formatação de seu Artigo: Você deve ler o Guia de Formatação e Estrutura de Trabalhos Acadêmicos disponível na página do Repositório em “Documentos úteis”. E, também, o template de Artigo disponível nesse mesmo menu, segue orientações: 1- Referências: - Apenas as iniciais em maiúscula do título, com exceção de nomes próprios; - referência de periódico, o que fica em negrito é o título da REVISTA. Informo que é de total responsabilidade do discente fazer as correções corretas de acordo com o Guia de formatação. A responsabilidade da Biblioteca é de aceitar o trabalho, caso esteja de acordo com o padrão do Guia e do template. Após as correções faça um novo depósito. on 2024-08-06T17:53:07Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by ROBERTA SANTOS (betata.28@gmail.com) on 2024-08-06T22:58:48Z No. of bitstreams: 1 SANTOS (2023) Meme uma abordagem.pdf: 755705 bytes, checksum: 2ca2b23f34a3e32f92a78d2a4a4508d9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Erica Costa (erica.costa@ifap.edu.br) on 2024-08-07T15:04:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SANTOS (2023) Meme uma abordagem.pdf: 755705 bytes, checksum: 2ca2b23f34a3e32f92a78d2a4a4508d9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-07T15:04:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SANTOS (2023) Meme uma abordagem.pdf: 755705 bytes, checksum: 2ca2b23f34a3e32f92a78d2a4a4508d9 (MD5) Previous issue date: 2023-12-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Amapápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Informática na Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsIFAPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectmemept_BR
dc.subjectabordagempt_BR
dc.subjectferramenta digitalpt_BR
dc.subjectgênero textualpt_BR
dc.subjecttextual genrept_BR
dc.subjectdigital toolpt_BR
dc.subjectmemept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA:pt_BR
dc.titleMEME: uma abordagem sobre o gênero textual como ferramenta digital no ensino de Língua Portuguesapt_BR
dc.title.alternativeMEME: an approach to textual genre as a digital tool in portuguese language teachingpt_BR
dc.typeArtigo Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS (2023) Meme uma abordagem.pdf737,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.