Entre o saber do rio e da floresta: um olhar etnomatemático sobre as práticas de medição e cálculo em serrarias de Afuá - Pará.

Abstract

A pesquisa investigou os saberes matemáticos presentes nas práticas cotidianas de trabalhadores de duas serrarias ribeirinhas do município de Afuá – Pará, buscando compreender como esses conhecimentos são construídos, aplicados e transmitidos no contexto cultural amazônico. Fundamentado na perspectiva da Etnomatemática, este estudo adotou uma abordagem qualitativa e de caráter exploratório, com a coleta de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, observações diretas e registros fotográficos do ambiente de trabalho. A análise dos dados revelou que os trabalhadores mobilizam diversos raciocínios matemáticos, ainda que não formalizados pela escola, envolvendo medições, cálculos de cubagem, conversões de unidades, classificações e organização da madeira para comercialização e exportação. Os resultados mostraram que instrumentos como trena, paquímetro, bitola e romaneio, bem como unidades de medida como metro, pé e polegada, são empregados de forma precisa e contextualizada, demonstrando uma matemática prática, empírica e eficiente. Evidenciou-se, também, que os saberes matemáticos são construídos a partir das relações com o rio e a floresta e transmitidos intergeracionalmente por meio da oralidade, da observação, da prática e da convivência, configurando uma pedagogia própria do modo de vida ribeirinho. Conclui-se que os saberes matemáticos das serrarias de Afuá constituem expressões legítimas de conhecimento, alinhadas às dimensões de saber agir, saber fazer e saber pensar, reafirmando a importância de uma Etnomatemática decolonial que valoriza os modos plurais de produzir conhecimentos. A pesquisa, além de contribuir para a compreensão científica desses processos, destaca o potencial pedagógico desses conhecimentos para o ensino de matemática, aproximando a escola da realidade dos estudantes ribeirinhos.

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PEREIRA JÚNIOR, Lauro Tenório. Entre o saber do rio e da floresta: um olhar etnomatemático sobre as práticas de medição e cálculo em serrarias de Afuá - Pará. 2025. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Amapá, Macapá, AP, 2025.

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