Gerenciamento de transporte de mercadorias: um olhar sobre os desafios enfrentados pelos comerciantes no município de Oiapoque

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa contextualizada sobre o gerenciamento do transporte de cargas para o abastecimento do setor do comércio no município de Oiapoque. Esse município fica localizado no estremo norte do Estado do Amapá, é o quinto município em participação econômica em âmbito estadual e possui uma população de 27.482 habitantes, segundo o censo do IBGE de 2022. O objetivo geral da pesquisa é analisar os desafios e impactos do gerenciamento de transporte de mercadorias enfrentados pelos comerciantes de Oiapoque, no intuito de identificar estratégias e soluções para otimizar o processo de entrega de produtos ao comércio. Em relação aos objetivos específicos, pretendemos analisar os impactos da logística até a entrega dos produtos ao comércio. Ademais, investigaremos as consequências financeiras na logística dos produtos, analisando as diferentes estratégias de transportes utilizadas pelos comerciantes. Para tanto, desenvolvemos entrevistas semiestruturadas, as quais foram aplicadas a sete pessoas do município, dos seguintes ramos: transporte (empresas de ônibus e pirateiros ), confecções, móveis e eletrodomésticos, farmácia, agricultura e supermercado. O estudo exploratório de enfoque qualitativo teve por objetivo conhecer melhor a realidade de fato desses comerciantes. Assim sendo, a pesquisa mostra-nos que os comerciantes oiapoquenses enfrentam inúmeros obstáculos para empreender no município. Nesse contexto, é preciso que haja estratégias eficazes para prevenir e mostrar caminhos para melhorar a logística da chegada das mercadorias ao comércio.

Descrição

Citação

OLIVEIRA, Deyvison Santos Praxedes de; SILVA, Dieni do Socorro dos Passos da; NUNES, Jullyana Ferreira. Gerenciamento de transporte de mercadorias: um olhar sobre os desafios enfrentados pelos comerciantes do município de Oiapoque. 2025. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Gestão Comercial) - Instituto Federal do Amapá, Oiapoque, AP, 2025.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto