Prática pedagógica em uma escola ribeirinha do município de Laranjal do Jari, estado do Amapá

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Resumo

Esta pesquisa tem como objeto a prática pedagógica no contexto ribeirinho, no município de Laranjal do Jari, estado do Amapá. Integra as investigações do Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas (Nupecamp) e da Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Tuiuti do Paraná. A pesquisa parte da seguinte problemática: Como os conhecimentos e saberes da identidade cultural local são trabalhados na prática pedagógica dos professores ribeirinhos? O objetivo geral é analisar a relação entre a prática pedagógica na escola e a vida na Reserva Extrativista do Rio Cajari, na Comunidade do Martins, região sul do Estado do Amapá. Os objetivos específicos são: caracterizar a relação existente entre a prática pedagógica e a comunidade escolar, bem como a maneira como os extrativistas e ribeirinhos vivem, sua cultura própria, suas relações familiares, suas crenças e trabalho; destacar aspectos da vida e trabalho na comunidade do Martins e as possibilidades para a prática pedagógica na escola; identificar marcas da vida e do trabalho nos cadernos escolares e outras produções dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa fundamenta-se no método materialista histórico-dialético mediante estudo bibliográfico e trabalho de campo no território ribeirinho de Laranjal do Jari, com realização de entrevistas e análise documental. A pesquisa revela a necessidade de uma educação adequada aos martinéis, contextualizada nos princípios da Educação do Campo. Conclui-se que a prática pedagógica na escola investigada está distanciada da cultura local. Os sujeitos do campo, em seus territórios, têm suas especificidades e necessitam ter visibilidade e respeito à cultura e ao trabalho no contexto escolar.

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Ferreira, Maria de Belém Brandão Andrade. Prática pedagógica em uma escola ribeirinha do município de Laranjal do Jari, Estado do Amapá. 2023. 227 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2023.

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