Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/975
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O papel da Inteligência Artificial - IA na criação de vantagem competitiva empresarial
Autor(es): MELO, Anderson Bruno Lobo
Primeiro Orientador: BASTOS, Adriana do Socorro Monteiro
metadata.dc.contributor.advisor-co1: MAUÉS, Sheila Cristina Cunha
Resumo: A sociedade hodierna encontra-se fortemente influenciada pelos avanços tecnológicos da Quarta Revolução Industrial, um cenário que cria a necessidade das empresas se adaptarem à nova realidade. Nesse contexto de inovação, é evidente o crescente impacto da Inteligência Artificial (IA) na vida cotidiana, exercendo influência, seja na forma como as pessoas interagem entre si ou na maneira que organizações empreendedoras desenvolvem suas estratégias objetivando impulsionar seus negócios. Por essa razão, a presente pesquisa buscou analisar, através de uma revisão bibliográfica exploratória, descritiva e de caráter qualitativo, o papel da Inteligência Artificial na construção de vantagem competitiva para as empresas. Foram considerados estudos existentes sobre os conceitos de "Inteligência Artificial", "competitividade empresarial", "criação de valor" e "IA nas empresas". Nesse sentido, os resultados apontaram que a IA possibilita vantagens competitivas para as empresas pelo aumento da produtividade por meio da automatização de tarefas repetitivas, ajuda no suporte e resolução de problemas com a análise de grandes volumes de dados e, por conseguinte, na tomada de decisões e melhorias na experiência do cliente. Além disso, auxilia na criação de valor a partir da confiança, qualidade do serviço, otimização de processos e tempo de resposta aos clientes. Com esse estudo espera-se colaborar para compreensão dos impactos da adoção da Inteligência Artificial nas empresas e seu papel na construção da vantagem competitiva empresarial.
Abstract: Today's society is strongly influenced by the technological advances of the Fourth Industrial Revolution, a scenario that creates the need for companies to adapt to the new reality. In this context of innovation, the growing impact of Artificial Intelligence (AI) in everyday life is evident, exerting influence, whether in the way people interact with each other or in the way that entrepreneurial organizations develop their strategies aiming to boost their businesses. For this reason, this research sought to analyze, through an exploratory, descriptive and qualitative literature review, the role of Artificial Intelligence in building competitive advantage for companies. Existing studies on the concepts of "Artificial Intelligence", "business competitiveness", "value creation" and "AI in companies'' were considered. In this sense, the results showed that AI enables competitive advantages for companies by increasing productivity through the automation of repetitive tasks, helping with support and problem solving with the analysis of large volumes of data and, therefore, in taking decisions and improvements in the customer experience. Furthermore, it helps create value through trust, service quality, process optimization and customer response time. This study is expected to help understand the impacts of adopting Artificial Intelligence in companies and its role in building business competitive advantage.
Palavras-chave: Inteligência artificial
Competitividade empresarial
Criação de valor
IA nas empresas
Artificial intelligence
Business competitiveness
Value creation
AI in companies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Bacharelado em Administração
Citação: MELO, Anderson Bruno Lobo. O papel da Inteligência Artificial - IA na criação de vantagem competitiva empresarial. 2023. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Instituto Federal do Amapá, AP, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/975
Data do documento: 1-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCCLJ - Bacharelado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MELO (2023) - O papel da inteligência artificial.pdf363,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.