Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/952
Tipo: Artigo Acadêmico
Título: O Projeto Pedagógico de Curso da Licenciatura em Informática do Instituto Federal do Amapá: uma análise comparativa a partir da BNCC quanto a concepção e composição estrutural de ensino para o Curso de Informática.
Título(s) alternativo(s): The Pedagogical Project of the Degree Course in Informatics of the Federal Institute of Amapá: a comparative analysis from the BNCC regarding the conception and structural composition of teaching for the Informatics Course.
Autor(es): OLIVEIRA, Eliezio Maciel de
Primeiro Orientador: MESCOUTO, Teresinha Rosa de
Resumo: O incremento tecnológico evolui constantemente, e o processo de ensino e aprendizagem se enlaça nesse desenvolvimento para acompanhar a evolução social. As novas tecnologias emergentes causaram o fenômeno cultura digital. Nesse sentido, o estudo se propõe a investigar de que forma o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Informática contempla as orientações descritas pela Base Nacional Comum Curricular sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação-TDICs na educação? Objetiva-se verificar o nível de correspondência entre o que diz o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de Informática do IFAP e os pressupostos norteadores na 5ª competência da BNCC. A metodologia de pesquisa utilizada foi de análise documental e teve o PPC de Informática do IFAP e a BNCC como Corpus de análise. Os resultados constatam desafios sobretudo de caráter formativos e de acesso, principalmente diante da necessidade da implementação da Política Nacional de Educação Digital.
Abstract: Technological growth is constantly evolving, and the teaching and learning process is intertwined in this development to keep up with social evolution. New emerging technologies have caused the phenomenon of digital culture. In this sense, the study proposes to investigate how the Pedagogical Project of the Degree Course in Informatics contemplates the guidelines described by the National Common Curricular Base on the use of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) in education? The objective is to verify the level of correspondence between what is said in the Pedagogical Project of the Informatics Course (PPC) of IFAP and the assumptions guided in the 5th competence of the BNCC. The research methodology used was document analysis and had the PPC of Informatics of IFAP and the BNCC as the Corpus of analysis. The results show challenges mainly of a formative and access nature, especially in view of the need to implement the National Digital Education Policy.
Palavras-chave: Ensino informática
Cultura digital
Computer education
Tecnologias
Technologies
Digital culture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação Informática na Educação
Citação: OLIVEIRA, Eliezio Maciel de. O Projeto Pedagógico de Curso da Licenciatura em Informática do Instituto Federal do Amapá: uma análise comparativa a partir da BNCC quanto a concepção e composição estrutural de ensino para o Curso de Informática. 2024. 17f. Artigo Acadêmico (Pós-Graduação em Informática na Educação) – Instituto Federal do Amapá, AP, 2024
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/952
Data do documento: 7-Fev-2024
Aparece nas coleções:ESPMCP - Pós-Graduação Informática na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA (2024) - O Projeto Pedagógico de Curso.pdf307,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons