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Tipo: Dissertação
Título: Webquest e gamificação como estratégia de aprendizagem no ensino médio integrado do Instituto Federal do Amapá – campus Macapá
Autor(es): MIRANDA, André Luiz Simão de
Primeiro Orientador: DIAS, Klenilmar Lopes
Resumo: A pesquisa teve como objetivo investigar o potencial da gamificação combinada com a webquest como estratégia de aprendizagem no ensino médio integrado na componente Instalação e Manutenção de Computadores do Instituto Federal do Amapá, Campus Macapá. Para isso, foram convidados alunos de uma turma do primeiro ano do curso técnico em Redes de Computadores da Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio para participarem como sujeitos da pesquisa. Foi adotada uma pesquisa de caráter aplicado, com procedimentos de pesquisa experimental e abordagem mista qualitativa e quantitativa. Foram utilizados questionários personalizados com questões abertas e fechadas semiestruturadas em formato de testes para coletar dados do público envolvido. Como principal recurso, foi criado um ambiente gamificado utilizando a plataforma Kahoot e um ambiente web utilizando a plataforma Google Sites. Esses recursos foram aplicados ao longo do percurso investigativo e posteriormente, junto à turma de alunos. Verificou-se que a utilização do Kahoot e da webquest promoveu uma melhora na aprendizagem dos alunos, revisando e reforçando os conceitos aprendidos de maneira divertida, colaborativa, engajadora, motivadora e interessante. Essas ferramentas de aprendizagem foram utilizadas como um produto educacional tecnológico. Assim, a pesquisa contribuiu para a compreensão do potencial da gamificação e da webquest como estratégias de aprendizagem, fornecendo subsídios para futuras pesquisas e aprimoramentos no ensino médio integrado.
Abstract: The research aimed to investigate the potential of gamification combined with webquest as a learning strategy in high school integrated in the Computer Maintenance and Installation component of the Federal Institute of Amapá, Campus Macapá. For this, students from a first-year class of the technical course in Computer Networks of Vocational and Technological Education of Middle Level were invited to participate as research subjects. An applied research was adopted, with experimental research procedures and a mixed qualitative and quantitative approach. Personalized questionnaires with semi-structured open and closed questions were used in a test format to collect data from the public involved. As a main resource, a gamified environment was created using the Kahoot platform and a web environment using the Google Sites platform. These resources were applied along the investigative path and later, together with the group of students. It was verified that the use of Kahoot and the webquest promoted an improvement in the students' learning, revising and reinforcing the concepts learned in a fun, collaborative, engaging, motivating and interesting way. These learning tools were used as a technological educational product. Thus, the research contributed to the understanding of the potential of gamification and webquest as learning strategies, providing subsidies for future research and improvements in integrated secondary education.
Palavras-chave: Gamificação
Kahoot
Sala de aula invertida
Educação profissional e tecnológica
Ensino médio integrado
Gamification
Flipped classroom
Integrated high school
Professional and technological education
Kahoot
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal do Amapá
Sigla da Instituição: IFAP
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
Citação: MIRANDA, André Luiz Simão de. Webquest e gamificação como estratégia de aprendizagem no ensino médio integrado do Instituto Federal do Amapá – campus Macapá. 2023. 101f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Amapá. Santana, AP, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://repositorio.ifap.edu.br/jspui/handle/prefix/782
Data do documento: 29-Mar-2023
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